Quantcast
Channel: Museu da Meia-Noite
Viewing all articles
Browse latest Browse all 303

México Fantástico: 23!

$
0
0

 



Começamos este capítulo com um filme considerado "maldito" e "perdido" por muitos anos:

"El Alimento del Miedo" (1994-2006) de Juan López Moctezuma




Juan Lopez Moctezuma foi um dos mais renomados diretores mexicanos, embora tenha realizado apenas 6 filmes. Sempre trabalhou com suspense, terror gótico e o "satânico": "La Mansión de la Locura", "Mary, Mary, Bloody Mary", "Alucarda", "To Kill a Stranger"...Com a exceção do drama sobre imigrantes ilegais "Bienvenido Maria" (1986), que estreou no Festival de Acapulco em 1987, mas, nunca foi distribuído comercialmente..




Em 1994, um novo filme do diretor foi divulgado em diversas revistas e jornais . Foi dito que era uma crítica aos assassinatos de crianças em países distantes, ou mesmo que era uma crítica ao governo mexicano...
Mas, após 4 meses de promoção e produção, ninguém sabia do filme. A partir desse momento, teorias começaram a surgir: que o filme nunca existiu, ou que era apenas uma desculpa para ver uma certa atriz nua, ou até mesmo uma conspiração por parte da Televisa (Moctezuma foi encarregado da divisão europeia da empresa de comunicação mexicana por 8 anos, sendo despedido por seu "comportamento estranho") .
"O quinto filme de terror de Moctezuma" nunca estreou... 

Até 2006, quando o Macabro Film Festival, fez a estreia do filme, deixando de lado todas as lendas. Moctezuma sofria de Alzheimer, e, somado aos seus métodos já bizarros, fizeram com que o filme rodado sofresse com sérios problemas de edição. 


A história do filme se passa em um bairro miserável da Cidade do México, lugar onde uma trupe realiza um ato circense, liderado por Don Ramón (o próprio López Moctezuma). Ele e sua esposa Petra (Isaura Espinosa) têm que cuidar da filha de uma vizinha que foi presa por tráfico de drogas.

A menina, que Petra apelidou de "Pulga" ajuda, fazendo várias tarefas domésticas; e faz amizade com Pepito, um garoto que trabalha como palhaço na rua.

Um dia, Don Ramon recebe a visita de um amigo (Jorge Russek), com tendências satânicas. O visitante se interessa pela bonita Petra, e uma briga violenta entre os três adultos faz com que "pulguinha" sofra um acidente fatal! A solução para se livrar do corpo, é usar sua carne para os tamales vendidos por Petra...

O roteiro foi inspirado no caso real de Maria Trinidad López, uma humilde vendedora de tamales (prato tradicional mexicano feito com uma massa de milho cozido, e com recheio de carne de porco), que cansado dos maus tratos de seu marido, o matou, esquartejou, e supostamente, utilizou sua carne no preparo de seus quitutes...


Juan López Moctezuma faleceu em 2 de Agosto de 1995, deixando um legado de filmes fantásticos muito acima da média, e uma obra final, que parece - apesar da exibição limitada no "Macabro"- inacessível...


"Leyendas de Amor y Muerte" (1995) de Alberto Tejada & Humberto Martínez Mijares, roteiro de Alberto Tejada




Antologia de terror e sobrenatural. Começa com "La Celda de la Muerte", onde 3 detentos (Arturo Ibañez, Juan Luevanos & Víctor Manuel Martínez) em uma prisão, contam suas histórias tristes e macabras.




 Depois vão se desenvolvendo outras pequenas histórias de assombração, romance, traições, com fantasmas, demônios, freiras, etc., baseadas em lendas populares do estado de Durango, no México, é claro. Seu título alternativo (ao ser lançado em VHS) é "Leyendas de Durango". 




O origem do longa é o curta "Leyendas Durangueñas" (1991) da mesma dupla de diretores (e que é o primeiro segmento). O longa foi produzido em 1993, teve sua primeira e limitada exibição em 1995, sendo depois distribuído em vídeo. Uma produção independente e barata, mas muito interessante e com boas atuações ( também no elenco: Hugo Stiglitz, Fernando Sáez & Thea Ricordi ) . Resolvi não descrever as muitas pequenas histórias, pois, recomendo assistir no youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=xG_k9DcJhYU


"El Depredador Voraz" (1995) de Christian González, roteiro de Homero Guadarrama



 No fictício país chamado Valverde, um grupo terrorista ameaça o governo com atentados, mortes e sequestros. Uma das filhas de um influente ( e claro, corrupto) senador (Mario Almada) é sequestrada pela guerrilha. 



Seu agente de segurança (Roberto Ballesteros) envia um grupo de mercenários para resgata-la, apesar dos avisos de que um meteorito está para cair nesta área (!?). 



Terroristas, mercenários e a vítima precisam enfrentar uma ameaça vinda do espaço, e com sede de "sangre"!



Pastiche chicano de "O Predador" (1987 ). No elenco também: Guillermo Quintanilla & Luis Reynoso. Lançado em vídeo como "La Bestia", e depois como "Fuerza Maldita"; provavelmente para fugir de alguma ação de direitos autorais, já que é uma imitação descarada.



 Gerou uma sequência chamada "El Regresso de La Bestia" (1997) de Homero Guadarrama (o roteirista "original") com Mario Almada, Roberto Ballesteros e cia... 




E falando em Almada, Ballesteros & Aliens...


"El Estraño Visitante" (1997) de Christian González





Uma nave alienígena cai em um lugar remoto do México. O velho ermitão Raul Peña (Mario Almada) descobre em seu interior uma menina chamada Zel (Karla Nayeli)...



...Ele agora vai ter que proteger a pequena e estranha visitante, e ajudá-la a voltar para seu mundo...


Drama de sci-fi...Na verdade muito drama e sci-fi econômica, com Mario Almada em um papel um pouco diferente dos habituais. Baixei alguns anos atrás (espero que o link abaixo ainda funcione), e as informações na web são muito esparsas e diferentes. Consta no IMDB e outros como uma produção de 1997. Mas, também aparece como 1995 (provavelmente produzida nesse ano e distribuída em VHS em 1997), e em um site da TV mexicana aparece como sendo de 1989...

http://cinemejicano.blogspot.com/2013/02/el-extrano-visitante-dvdrip-1997.html 


"La Suburban del Diablo" (1997) de Juan Carlos Martín



Depois de ser baleado, e gravemente ferido pela polícia, o traficante de drogas Avelino Valencia (John A. Webber/Juan Manuel Azcona) dirige até um mosteiro abandonado onde faz um pacto diabólico em busca de ajuda.



 O Diabo (Jose Luis Moreno) concorda em poupá-lo da morte em troca de cumprir todas as suas ordens! Também concede a ele poderes sobrenaturais! 



O demoníaco traficante de drogas agora espalha o caos por toda a cidade, livrando-se daqueles que o traíram! Os policiais que atiraram em Avelino acreditam agora que seu traficante ainda não morreu, então vão atrás dele...



...Principalmente o Agente Melendrez, conhecido como "El Gatillero" (Bernabé Melendrez), contando com uma ajudinha da igreja para acabar com o traficante maldito e à prova de balas!

Uma "narco película", ou "narco filme", um sub-gênero dos filmes policiais e de ação do México, envolvendo é claro, traficantes, policiais e a guerra entre os cartéis. "La Suburban del Diablo" foi o primeiro filme/vídeo a incorporar elementos sobrenaturais na trama, gerando um possível sub-sub-gênero de "Narco-Terror"! 

Destaque também no elenco da sexy Eva Garbo, como Brenda, a amante de Avelino...



"La Suburban Diabólica" (1998) de Enrico Murillo



Avelino (Juan Manuel Azcona), o traficante do diabo volta (agora sempre armado com uma foice!), e tem que provar ao demônio sua lealdade. 



Com a ajuda de um chefão do tráfico que ele matou e trouxe de volta a vida, ele espalha o terror e a morte, e atormenta um padre (Donato Castañeda)...






Sequencia direta do filme/vídeo anterior, com mesmo elenco, e um nível muito maior de diversão/demência, já que o roteiro não faz o menor sentido... Mas, tem mais mortes e elementos de terror...Melhor assim, Carajo!!!



P.S. "La Suburban" dos títulos se refere a caminhonete Chevrolet Suburban, muito utilizada pelos traficantes mexicanos, mas não existe nenhum carro "diabólico" nos filmes. 


"Angeluz" (1998) de Leopoldo Laborde (direção & roteiro)




Vivendo no México moderno reencarnado como o jovem Miguel (Roberto Trujillo), sem levantar suspeitas, um anjo caído vingativo acidentalmente permite que seus poderes sejam conhecidos quando salva seus amigos de um ataque de uma gangue.  




 Dr. Vera (Hugo Stiglitz), um funcionário de uma agência governamental secreta, suspeita de sua identidade ( por conta de sua história familiar de inquisidores) e lidera uma expedição para capturá-lo.

 Depois de ser capturado e aprisionado, o Dr. Vera passa a acreditar que Angeluz  é uma mistura de anjo & demônio, e está tentando ser uma boa alma e não quer que seu rancor contra a humanidade o oprima...



 Apesar de suas melhores tentativas, a raiva de Angeluz o  leva a se libertar e depredar as instalações do governo, forçando-os a se unirem para lembrá-lo de sua necessidade de ser uma "boa alma" para que ele possa retornar ao céu novamente...



Terror sobrenatural, fantasia e ação, que estreou no Festival de Guadalajara no mesmo ano. O filme foi reeditado por um dos produtores (José Carrera González) em 2001, para um relançamento, sem permissão do diretor/roteirista. A versão original foi novamente exibida no Macabro Film Festival na cidade do México em 2020... 

O diretor Laborde começou de forma independente e autodidata, rodando em vídeo caseiro "El Gato" ( 1988-1992), uma história de terror em uma mansão assombrada. Em 1995 realizou (também em vídeo) a sci-fi "Utopía 7", com o ator Roberto Trujillo.



"Chamán, Viento de Muerte" (1999) de José Medina






Na pequena comunidade mineira de Zacatecas, chega um misterioso xamã (Manuel Ojeda). 





Sua presença desperta os medos e superstições dos moradores, que passam a culpar o feiticeiro de toda e qualquer desgraça que acontece. 
Dois irmãos ambiciosos ( Ernesto Gómez Cruz & Gerardo Albarrán) aproveitam para estabelecer suas "autoridades"...Mas, as coisas podem ficar realmente ruins, ao se defrontarem com poderes ocultos!!!



"La Texana Maldita" (1999) de José Luis Vera, roteiro de Ignacio Riza



Um padre (Luis Gatica, ator de telenovelas mexicanas, filho do cantor chileno Lucho Gatica) está a caminho de uma pequena cidade onde seu carro quebra, mas felizmente ele é ajudado por um cara grandalhão (Eleazar García Jr.) vestindo um chapéu "country" preto com uma caveira prateada ( a/o "Texana" do título, nome popular do tipo de chapéu estilo americano, muito utilizado no México) que acaba dando ao padre como um "presente". 




Em seguida, eles se envolvem em um acidente, o grandalhão está morto e o padre está se recuperando em uma pequena casa na cidade onde um velho misterioso (Alfredo "El Turco" Gutiérrez ) lhe conta histórias sobre o Texana e seus antigos donos...





 Parece que todos eles eram criminosos e embora o chapéu amaldiçoado tivessem dado a eles poder para alcançar poder e dinheiro, também trouxe o verdadeiro terror para suas vidas!






Produção S.O.V., divertida, do sub-sub-gênero Narco Terror! 

https://www.youtube.com/watch?v=-n9vIbOQNzg





Viewing all articles
Browse latest Browse all 303