O começo dos anos 1970 no mundo, foi marcado pela redução da corrida espacial e armamentista entre EUA e União Soviética; uma grande crise de petróleo, que causou recessão em parte do mundo; a eclosão de movimentos em defesa do meio ambiente; o desenvolvimento das tecnologias dos circuitos integrados (chips) e do laser, e as teorias sobre Buracos Negros de Stephen Hawking...os velhos invasores espaciais ficaram bastante esquecidos em meio a tantas novidades e problemas reais...
"Pánico en el Transiberiano"/"Horror Express" (Expresso do Horror, 1972) de Eugenio Martín
1906- O renomado antropólogo britânico Sir Alexander Saxton (Chistopher Lee) viaja pela ferrovia Transiberiana, carregando no trem, os restos congelados de uma criatura humanoide primitiva que ele descobriu. No mesmo trem viaja seu rival, o igualmente brilhante Dr. Wells (Peter Cushing).
A criatura transportada se descongela e começa a fazer vítimas.
Todas são encontradas sofrendo hemorragias, e com os olhos brancos e opacos. Autópsias feitas pelos cientistas, revelam que seus cérebros foram drenados de suas memórias e conhecimento.
O Inspetor Mirov (Julio Peña) consegue abater a criatura à tiros, mas um líquido retirado dos globos oculares dos cadáveres, revela imagens (!?!) de nosso passado pré-histórico, e visões do espaço sideral. A verdadeira ameaça é um alienígena que habitou o corpo do humanoide primitivo, e agora está sugando conhecimento e se transferindo de corpo para corpo.
As notícias dos assassinatos são transmitidas, e o Capitão Kazan (Telly Savalas), um oficial cossaco louco por poder, embarca no trem com seus homens, procurando rebeldes. O alienígena então possui o demente Padre Pujardov (Alberto de Mendonza) , um monge ortodoxo que acreditava que tudo era obra do demônio...
...que elimina os cossacos e diversos outros passageiros drenando seus cérebros. Saxton descobre que o alíenígena não suporta a luz forte, e o atrai para uma área bem iluminada. O ser então revela que é uma forma coletiva de energia de outra galáxia, que ficou preso na Terra em um passado distante depois de um acidente.
Ele não pode viver fora de um ser vivo por mais do que alguns momentos. O alienígena tenta seduzir os cientistas com promessas de conhecimentos avançados, mas, quando eles se recusam a deixa-lo ir, ele revive todas as suas vítimas como zumbis...
Terror e sci-fi em produção Espanha/Reino Unido. Apesar do baixo orçamento, tem a presença dos dois ícones do terror britânico, e a ponta do ator americano Telly Savalas. O filme teve coprodução do americano Bernard Gordon (roteirista entre outros de "Invasão dos Discos Voadores" de 1956 e "O Terror Veio do Espaço" de 1963), que revelou em uma entrevista nos anos 2000, que o filme foi projetado para aproveitar a maquete e o cenário do trem construído para a aventura/biografia "Pancho Villa" (1972) dirigida pelo espanhol Eugenio Martin, e com Savallas no papel título. Cult!
"Chikyû Kogeki meirei: Gojita tai Gaigan" (Godzilla, O Rei dos Monstros, 1972) de Jun Fukuda
Gengo Kotaka (Hiroshi Ishikawa) é um artista de mangá que é contratado para trabalhar em artes conceituais em um parque temático infantil, cuja torre principal é uma estátua em forma de Godzilla.
Acidentalmente ele descobre que seus patrões são alienígenas da 'Nebulosa M', disfarçados de humanos (em sua verdadeira forma eles parecem baratas gigantes) e que querem (é claro!) dominar a Terra. O plano dos invasores é chamar (novamente) King Ghidora, e um novo e exótico daikaijû chamado Gaigan (ou Gigan na tradução ocidental).
Godzilla e Anguirus (Angilas ou Angurus) também ouvem as instruções enviadas pelos alienígenas, e se preparam para enfrentar os invasores, mas os militares não sabem de suas intenções, e Anguirus é enviado de volta para a Ilha dos Monstros. Godzilla tem que enfrentar os dois inimigos, e ainda uma armadilha preparada pelos aliens, com um canhão laser dentro de sua estátua no parque...
Gengo e amigos conseguem sabotar a torre, e Anguirus chega para ajudar. Segue uma longa batalha, aonde os kaijus da Terra vencem, e despacham seus inimigos de volta para o espaço sideral.
Tokusatsu Kaiju Eiga da Toho, voltado nitidamente para o público infantil - apesar da versão japonesa conter cenas sangrentas no combate dos monstros. Godzilla e Anguirus (que foi o primeiro inimigo de Godzilla em seu segundo filme, e depois apareceu tanto como inimigo, quanto aliado do rei dos Monstros) conversam divertidamente entre eles. Na versão original, são utilizados balões de fala, como nos quadrinhos. Na versão ocidental (chamada "Godzilla on Monster Island") os balões foram removidos e substituídos por dublagem em inglês. Foi o filme de despedida de Naruo Nakajima dentro da fantasia de Godzilla, performance que ele fazia desde o filme original de 1954.
O entomologista Dr. Thorne (Marvin Howard) examina uma das pequenas rochas, enquanto outras pessoas vão sendo atacadas e cremadas...
A grande bola brilhante é uma criatura extraterrestre feita de luz e matéria, e as pequenas bolas são 'crianças alienígenas', que foram separadas, e agora estão sendo recuperadas por sua 'mãe' !
...criado e controlado por uma raça de alienígenas invasores, que em sua forma original possuem a aparência de gorilas com a pele esverdeada (influência nítida do sucesso da série de filmes "O Planeta dos Macacos"), e seriam do 'Terceiro Planeta do Buraco Negro' !
O monstro foi descoberto pelo cientista louco Dr. Mafune (Akihiko Hirata) que quer destruir a humanidade. O cientista é visitado por Mugal (Gorô Mutsumi), líder dos macacos alienígenas que construíram Mecha, e que agora são identificados como 'Simeons'. Eles estão reconstruindo o robô, e querem a ajuda do Titanossauro para vencer os humanos. Um impaciente Dr. Mafune libera seu monstro em uma cidade japonesa, e Godzilla aparece e vence facilmente o novo kaiju, forçando-o a voltar para o mar.
... mas, agentes da Interpol invadem o esconderijo dos alienígenas, matando vários e destruindo os comandos de Mecha 2. Os Simeons restantes tentam escapar, mas Godzilla arrasa com suas naves; arranca a cabeça mecânica do robô, e depois derrota novamente o Titanossaurus, que volta para o mar...
Dois Tokusatsu Kaiju Eiga da Toho, introduzindo um novo e perigoso inimigo de Godzilla, sua cópia cibernética e alienígena.
Dentro da nave acontecem grandes orgias sexuais, e aparentemente depois do orgasmo, as pessoas se transformam em robôs (os 'Love Drones'). George faz sexo com duas alienígenas e depois é enviado de volta para a Terra.
Drama policial/sci-fi-terror escrito/produzido e dirigido pelo sempre provocativo Larry Cohen. Inspirado pelo livro 'Carruagens de Fogo' do alemão Erich Von Daniken ( que teorizava sobre a religião e o desenvolvimento de civilizações antigas terem sido influenciadas por alienígenas considerados como deuses) e por sua visão própria de um deus cruel da bíblia. Cohen mistura invasão alienígena com religião - Phillips, um hermafrodita com longos cabelos brancos, e poderes especiais... seria um 'anjo' ?
Sci-fi com grande produção, efeitos, trilha sonora e elenco. Não é um filme sobre invasão alienígena, apesar das primeiras aparições dos OVNIS, e a abdução do menino (que é devolvido são e salvo no final) parecerem. Spielberg escreveu e dirigiu um filme notável sobre o primeiro grande contato amigável com extraterrestres. A ideia da comunicação através de notas musicais já havia sido utilizada no modesto "The Man From Planet X" de 1951, mas Spielberg faz tudo de forma mais grandiosa e poética...
O grande sucesso de bilheteria reacendeu o interesse sobre o tema, e os alienígenas voltaram animados...mas, pouco pacíficos...
O casal acaba concordando com os aliens, e ajudando. Eles parte com seus novos amigos para o Planeta Utopia, enquanto a Terra explode!
Sci-fi em produção independente de baixo orçamento, e um dos primeiros filmes produzidos pelo prolífico Charles Band, junto com seu pai, Albert Band. O final é bem interessante, mas o filme mesmo, é muito, muito chato. O astro Christopher Lee disse em várias entrevistas, que foi enganado com promessas de um bom orçamento para um grande filme de ficção e desastre. Desastre sim!
...com a intenção (é claro!) de conquistar nosso planeta. Eles possuem um dispositivo que induz os humanos ao suicídio, o que é algo bem mais econômico do que grandes ataques e destruições. Mas, na Terra já está a Liga Intergaláctica das Raças, do sistema Zeta Reticuli (carecas e de roupas brancas), que são contrários as invasões de qualquer mundo.
Um disco voador da Liga, danificado em combate, é concertada pelo especialista em computação Malcolm (Henry Ramer), amigo de Duncan. Eles partem juntos para o espaço em busca de ajuda, enquanto um grande surto de suicídios acontece em todo o planeta.
Sci-fi e aventura em produção canadense. Também conhecido como "Alien Encouter", para lembrar o blockbuster "Close Encounters...". O pequeno, mas divertido filme lembra muito os seriados da Republic dos anos 1940 (o visual dos alienígenas do mal, e dos robôs), mas agrega também elementos mais 'modernos' da Ufologia; assim como cenas 'exploitation', com diversas personagens femininas com roupas sensuais. O jovem diretor (americano) começou sua carreira com filmes eróticos soft-core, e depois se dedicou a produções de terror/sci-fi de baixo orçamento.
Sci-fi e terror independente de muito baixo orçamento e rodado em 16 mm. Apesar disso, o filme conta com ótimos efeitos especiais visuais e o uso de miniaturas. Único filme dirigido/escrito por John Coats, que estava começando a se dedicar aos efeitos especiais, e mais tarde faria carreira na profissão com trabalhos em "Rambo III", "O Novo Pesadelo: O Retorno de Freddy Krueger", "Austin Powers", "Do Fundo do Mar", "Planeta Vermelho", e muitos outros. Com exibições limitadas em sua época e depois na TV, o pequeno-grande filme ficou na obscuridade até 2019, quando foi relançado em Blu-ray e depois em plataformas on demand.
Terror e sci-fi independente britânico de muito baixo orçamento. O diretor Norman J. Warren (1942-2021) é uma lenda do cinema de terror/trash/gore/exploitation da Inglaterra. Sempre trabalhando com orçamentos mínimos, compensava a falta de dinheiro com projetos ousados que acabaram se transformando em cult movies. "Prey"é um de seus melhores filmes, com um ótimo trio de atores principais, e misturando sci-fi e terror com 'questões de gênero' e sexualidade; como na sequência em que as garotas lésbicas vestem e maquiam o confuso alienígena como uma 'drag', e o embriagam com champanhe...
"The Day It Came to Earth" (1977) de Harry Thomason
Um meteorito radioativo cai em um lago aonde assassinos da máfia 'desovaram' o corpo de uma de suas vítimas. O local é frequentado por jovens estudantes que costumam nadar e fazer suas festas ali. Uma força alienígena se apossa e revive o cadáver decomposto no fundo do lago...
A criatura morta viva (Ed Love) começa a se vingar de seus inimigos e apavorar as redondezas...
O alien/zumbi também passa a recolher fragmentos do meteorito que se espalharam na queda. Dois estudantes patetas acabam levando pedaços da rocha para a escola, o que atrai o monstro, que os policiais apelidaram de GeGaGoo - abreviação 'de Geophysical Gaseous Goon' !
Cercada pela polícia e atingida por uma explosão de gás acidental, a criatura, que havia conseguido reunir os fragmentos, é aparentemente resgatada por outro meteorito/OVNI que passa pela Terra.
Terror e sci-fi com um pouco de humor. Produção independente barata e quase amadora, que foi lançada com relativo sucesso no mercado de drive-ins, e mais tarde em VHS.
https://www.youtube.com/watch?v=GLbSg7b2sB0
"Wakusei Daisensô" (The War in Space, 1977) de Jun Fukuda
A história do filme começa no ano futurista de 1988, com o planeta sofrendo interferência elétrica de Vênus. Alguns avistamentos de OVNIs ao redor do mundo preocupam as autoridades, mas as coisas ficam sérias quando a Estação Espacial Terra sucumbe ao ataque perpetrado pelas forças do Comandante Hell (Goro Mutsumi), autodenominado Imperador da Galáxia.
Movido pelo início dos ataques, o Professor Takigawa (Ryo Ikebe) e sua equipe retoma a construção da espaçonave UNSF Gohten. Enquanto a nave não está terminada, as cidades são destruídas e o terror se espalha pela humanidade, com os alienígenas finalmente descobrindo a localização da base secreta onde os engenheiros e cientistas japoneses da ONU estão trabalhando.
A invasão da instalação secreta acelera ainda mais a construção do Gohten, e os heróis correm para atacar, culminando com a ida da tripulação para Vênus, onde os alienígenas (que seriam de um planeta moribundo da Nebulosa M13) estabeleceram uma base de operações.
Aventura de sci-fi que estreou sete meses depois de "Star Wars" (Guerra nas Estrelas, 1977) de George Lucas, ter sido a maior bilheteria de todos os tempos na época. Reza a lenda que o produtor Tomoyuki Tanaka saiu da sessão de estreia de "Star Wars" no Japão, ligou para o escritório da Toho, e horas depois a produção desse Tokusatsu estava em marcha. Apesar de ser considerado o primeiro 'clone' (dos muitos que apareceriam) do blockbuster de George Lucas, "The War in Space"é um típico filme de invasão de discos voadores, e que em sua última parte se transforma em uma 'Space Opera'. Para forçar um pouquinho a comparação com o original, o vilão tem um guardião monstro, que é um 'primo pobre' e com chifres do personagem 'Chewbacca'...
"The Alien Factor" (O Fator Alienígena, 1977) de Dan Dohler
Uma nave espacial alienígena cai na floresta perto da pacata cidade de Perry Hill.
Um trio de feras extraterrestres escapa da nave que parece ser um zoológico espacial- o Leemoid, um dinossauro/ lagarto feito de energia (uma animação em stop-motion desajeitada) que suga a força vital das pessoas e deixa apenas seus corpos ressequidos...
o Interbyce, um humanoide pegajoso de cara preta dura, escamoso e vestindo... jeans azul (!)....
.... e o Zagatile, um gigante peludo, alto e de pernas muito longas com garras afiadas e letais...
As criaturas alienígenas começam uma matança, e os caipiras precisam se proteger. Os heróis são o astrônomo local, Ben Zachary (Don Leifert- professor, historiador de cinema e ator ), e o xerife Cinder (Tom Griffith, artista gráfico e músico, amigo do diretor). Os problemas são causados pelo ganancioso prefeito Wicker (Richard Dyszel- que foi o Palhaço Bozo americano entre 1972-1977, e o 'Conde Gore de Val' , apresentador do programa de filmes de terror-trash da TV, 'Creature Feature')...
Sci fi e terror independente de muito baixo orçamento, filmado em 16mm, em 1972, e só lançado no final de 1977! A história lembra o clássico trash mexicano "La Nave de los Monstruos" (de 1959), mas sem as alienígenas 'gostosas'. As maquiagens e os efeitos especiais econômicos foram feitos por Ernest Farino, e Bill e John Consetino. O diretor Dohler foi editor de comics e criador da famosa revista sobre efeitos especiais 'Cinemagic'; além de escrever dois livros sobre o mesmo assunto. Sua carreira como cineasta foi sempre com filmes independentes de sci-fi e terror trash.
https://www.dailymotion.com/video/x225jjv
Para encerrar esse capítulo falaremos da 'OPERAÇÃO PRATO' . Uma operação militar da Força Aérea Brasileira (FAB) para investigar o suposto aparecimento de OVNIS no município de Colares, no Pará, realizada em duas fases entre outubro e dezembro de 1977. A Operação Prato surgiu dentro de um contexto mais amplo, onde uma grande onda de avistamentos de discos-voadores estava sendo relatada desde a Baixada Maranhense, até chegar a capital do Pará, Belém. Ouve grande cobertura da imprensa, jornais, rádio e TV divulgaram histórias dramáticas de habitantes de vilas e lugarejos que teriam sido aterrorizados pelo aparecimento dos OVNIS.
Tudo havia começado com um estranho incidente com pescadores em fins de abril de 1977, na Ilha dos Caranguejos, no Maranhão. Quatro homens se dirigiram de barco para a ilha desabitada para coletar madeira. Por conta das marés, eles precisavam ficar até a meia noite para voltarem. Depois do trabalho árduo foram descansar um pouco. Só foram acordados as 5 horas da manhã, quando dois deles passaram a reclamar de dores, e apresentavam queimaduras de segundo grau, e outro que estava deitado em uma rede, estava morto. O quarto homem, Apolinário nada sofreu, e levou-os para o continente. Um dos sobreviventes relatou no hospital aonde foram atendidos, que viu 'um brilho de fogo' e depois desmaiou.
(uma das vítimas internadas com queimaduras)
A polícia maranhense investigou o caso e nunca chegou a uma conclusão. O fato foi muito explorado pela imprensa, e logo associado as estranhas luzes voadoras não identificadas sobre os municípios do Maranhão.
No município de Pinheiros, uma viatura da polícia foi perseguida por um OVNI, que emitia sinais luminosos. Em um município vizinho, um delegado teria sacado seu revólver para atirar em um OVNI que estava sobre a sua casa, mas uma forte luz o impediu.
(fotos de supostos OVNIS investigados pela Operação Prato)
Diversos relatos de lavradores e pescadores começaram a aparecer nos dois estados, sempre envolvendo estranhas luzes, queimaduras, e até a presença de uma entidade que sugaria o sangue de suas vítimas!
As investigações envolveram o SNI (Serviço Nacional de Informações) e o CISA (Centro de Informações de Segurança da Aeronáutica), e as conclusões oficiais sobre o fenômeno estaria ligado a comportamentos sociais e histeria; e os fenômenos nos céus teriam origem em fenômenos climáticos não conhecidos, ou...operações aéreas estrangeiras!
(Wikipédia, adaptação)
'Eles' voltarão...