O Western é o gênero de filmes que têm como cenário o oeste americano (também conhecido como o Velho Oeste). Historicamente, isso ocorreu entre 1865-1895, o período em que as cidades estavam se estabelecendo no oeste da América do Norte, onde a população das cidades começou em graus variados, mas a área ainda era uma grande fronteira sem lei.
Uma grande parte da mitologia que se tornou o Western começou durante o período real do Oeste, com muitos dos pistoleiros e bandidos da vida real da época sendo considerados heróis folclóricos.
Começando com "O Grande Roubo do Trem" (1903), o cinema da primeira metade do século 20 transformou os caubóis, os pistoleiros e os caçadores de recompensas (com seus revólveres de seis tiros, e cavalos) em heróis.
Nas décadas de 1920 e 1930, o Western se tornou um gênero importante e continuou assim pelas próximas três décadas, ramificando-se na televisão nas décadas de 1950 e 60. Durante esse tempo, vários atores – Tom Mix, John Wayne, Gene Autry, Roy Rogers, Clint Eastwood, Giuliano Gemma, e outros – construíram sua fama com isso. Também tivemos o importante ciclo do chamado 'Euro Western', principalmente o 'revolucionário' Western Spaghetti.
O Western é essencialmente não fantástico, no entanto, existe um subgênero inteiro de filmes que conduzem cruzamentos de gêneros e misturam o faroeste com elementos fantásticos, como vampiros, zumbis, fantasmas, monstros, demônios, etc. Isso foi apelidado de Weird Western...
O faroeste começou a ser misturado com o terror ainda no cinema mudo. O pioneiro foi o ator/cowboy Ken Maynard, com " The Haunted Range" (1926) de Paul Hust...
...o cowboy Terry Bladwin (Maynard) investiga um rancho assombrado por um fantasma. No final, o elemento sobrenatural é apenas um truque do vilão, mas o filme é um dos primeiros exemplos de uma história de fantasmas no Velho Oeste nas telas.
"The Tombstone Canyon" (O Fantasma do Desfiladeiro, 1932) de Alan James...
Viajando pelo Tombstone Canyon, Ken Mason (Ken Maynard) é atacado por bandidos e auxiliado pela linda Jenny Lee (Cecilia Parker), e pelo misterioso cavaleiro negro mascarado conhecido como 'O Fantasma' (Sheldon Lewis)...
Jenny descobre que Ken está em busca de sua identidade, e seu pai há muito desaparecido. O vilão local Alf Sykes (Frank Brownlee) tem razões para atrapalhar essa busca e quando o Fantasma mata um de seus homens, ele culpa Ken. Planejando enforcar Ken, Sykes o deixa sair de sua cela e depois atira no xerife. Mas Ken escapa e com todos atrás dele segue para Tombstone Canyon, onde sua identidade e a do Fantasma serão reveladas.
Filmada totalmente no México, em uma rara co-produção (dos próprios diretores) com os EUA na época. A versão em espanhol se chama apenas "La Bestia de la Montaña"
"Teenage Monster" (1957) de Jacques R. Marquette
Em 1880, em uma pequena cidade do Oeste americano, a queda de um meteoro contamina o garoto Charles (Stephen Parker), transformando-o em um monstro peludo e assassino (Gil Perkins).
Sua mãe Ruth (Anne Gwynne) o esconde em casa e tenta conter seus instintos primitivos. Sete anos depois, a garçonete mal-intencionada Kathy (Gloria Castillo) descobre a verdade e passa a chantagear Ruth, e manipular o monstro adolescente...
O cinema fantástico mexicano foi pródigo em weird westerns, misturados ainda com seu folclore, músicas e humor popular. Fizemos uma longa série aqui no Museu sobre o México fantástico, portanto só vou citar os exemplares 'chicanos'...
https://museudameianoite.blogspot.com/2020/12/mexico-fantastico.html
"El Jinete sin Cabeza" (1956) de Chano Urueta
" La Marca de Satanas" (1956) de Chano Urueta
"La Cabeza de Pancho Villa" (1957) de Chano Urueta
"El Pantano de las Ánimas" (O Pântano das Almas Perdidas, 1957) de Rafael Baledón
"El Zorro Escarlata en la Venganza del Ahorcado" (1958) de Rafael Baledón
"El Regreso del Monstruo" (1959) de Joselito Rodríguez
"Curse o the Undead" (Sanha Diabólica, 1959) de Edward Dein
O conflito de terras entre a família Carter e o implacável Buffer (Bruce Gordon) resulta em morte e ferimentos. Dolores Carter (Kathleen Crowley) publica uma recompensa de 1.000 dólares para matar Buffer, apesar dos protestos de seu namorado, o pregador Dan Young (Eric Fleming). O anúncio é respondido pelo pistoleiro Drake Robey (Michael Pate)...
A cidade é atormentada por mortes misteriosas de mulheres, que aparecem com marcas de perfurações em seus pescoços. Dan descobre que o nome verdadeiro de Drake é Drago Robles, filho do dono original das terras, e que foi amaldiçoado com o vampirismo depois de assassinar seu irmão...
O primeiro vampiro no western, em um filme classe 'B' bastante atmosférico. Drake/Drago não é um vampiro 'comum', apesar de dormir em um caixão, e beber sangue ele pode andar à luz do dia, e parece não ter outros poderes sobrenaturais, fora ser imune a balas normais...
"Los Diabos del Terror"& "El Grito de la Muerte" (1959) de Fernando Méndez
"Billy the Kid Versus Dracula" (1966) de William Beaudine
Enquanto viaja pelo oeste americano de diligência, o Conde Drácula (John Carradine) conhece o proprietário de terras James Underhill e fica cativado por uma foto da sobrinha de Underhill, Betty Bentley (Melinda Plowman).
Depois que Drácula bebe o sangue de uma índia, índios atacam a carruagem, matando todos. Drácula então assume a identidade de Underhill e seu rancho Double Bar B. Enquanto Drácula se aproxima de Betty para beber seu sangue, um casal de imigrantes europeus percebe que Drácula é um vampiro. Cabe ao reformado Billy the Kid (Chuck Courtney), que está trabalhando como capataz do rancho e é apaixonado por Betty, parar Drácula...
Produção classe 'C', filmada em 8 dias e lançada em programa duplo com...
Em 1882, Maria Frankenstein (Narda Onyx) e seu irmão Rudolph (Steven Geray) mudam-se para o oeste americano para seguir com as experiências de seu avô, usando filhos de imigrantes como cobaias.
Eles procuram ajuda na casa dos Frankenstein, e a Dra. Maria aproveita para transplantar um cérebro artificial em Hank, transformando-o em seu escravo agora chamado Igor.
Foram os dois últimos trabalhos dirigidos pelo muito prolífico Beaudine, que iniciou em 1913, e fez mais de 350 filmes em todos os gêneros e sub-gêneros. Trash!
Sam leva a mulher e o menino para o rancho que havia comprado, e são seguidos por Salvaje, que deixa um rastro de vítimas pelo caminho, e depois em volta do rancho, até o confronto final com Sam...
Western de suspense e violência. A fúria de Salvaje é quase psicopata, e sua figura (e ações invisíveis) o aproximam do sobrenatural. Baseado no livro homônimo de Theodore V. Olsen, o filme foi um fracasso na época, mas foi redescoberto nos anos 1990, e hoje é considerado um clássico...
"The Valley of Gwangi" (O Vale do Gwangi, 1969) de James O'Connolly
Em uma pequena cidade mexicana na virada do século, o comerciante de cavalos Tuck Kirby (James Franciscus) procura ajudar sua antiga paixão, T.J. Breckinridge (Gila Golan), dona de um circo de rodeios com problemas financeiros. Quando conhece o paleontólogo Professor Horace Bromley (Lawrence Naismith), ele concebe um plano para capturar um Eohippus de Bromley, um ancestral pré-histórico em miniatura do cavalo, que ainda existiria em um local secreto do Vale Proibido. Lá, Tuck e seu grupo descobre que o vale está repleto de vida pré-histórica.
Então o plano torna-se mais ambicioso, quando resolvem laçar um Alossauro e colocá-lo para exibição. Chamado de Gwangi, o dinossauro carnívoro escapa e causa destruição e mortes.
Cowboys vs. Dinossauros, baseado na ideia de Willis O'Brien, agora com os excelentes efeitos de stop motion de seu discípulo Ray Harryhausen. Basicamente é o enredo de "King Kong" transposto para o cenário de faroeste.
Um pistoleiro vestido de negro (o próprio diretor/roteirista Jodorowsky) cavalga pelo deserto com seu filho de 7 anos, nu na garupa.
Faroeste fantástico mexicano (com inspiração nos Spaghetti Western) que balança entre a ação e a filosofia. Repleto de referências místicas, psicodélicas e religiosas, é um quebra-cabeças violento e metafórico. Cult absoluto!
"Black Noon" (Meio-Dia Negro, 1971) de Bernard L. Kowalski
O reverendo John Keyes (Roy Thinnes) e sua esposa Lorna (Lyn Loring) estão viajando para assumir uma nova paróquia, quando sua carroça quebra no meio do deserto. Eles são salvos por moradores da pequena cidade próxima, San Melas. Eles são acolhidos até que Lorna possa se recuperar. O sinistro pistoleiro Moon (Henry Silva) aterroriza os habitantes da cidade e exige que eles paguem uma porcentagem do ouro da mina local, mesmo que o veio tenha secado. John enfrenta Moon, e as pessoas da cidade passam a insistir que eles fiquem e oferecem uma casa e a construção de uma igreja.
John e Lorna começam a ter pesadelos macabros, enquanto Deliverance (Yvette Mimieux), esposa de Caleb Hoobs (Ray Milland) pratica rituais de Vodu, e pessoas usam roupas estranhas e máscaras durante a noite. O casal de religiosos descobre que não consegue sair da cidade, e que os habitantes são bruxos descendentes de Salem, que precisam de um pregador...ou um sacrifício humano.
Telefilme de suspense, mistério e bruxaria no Velho Oeste. Ótimo elenco e um diretor com experiência em séries de faroeste, e em filmes de terror baratos.
Um homem e seus dois filhos roubam uma mina de ouro, matando várias pessoas durante a fuga. Eles cavalgam até a até a fronteira canadense, onde encontram uma cabana isolada onde vive uma jovem (Anne Stuart) e sua madrasta desprezível e sexy (Elsa Raven). A jovem se apaixona por um dos ladrões, e várias situações muito estranhas acontecem.
Western sobrenatural feito para a TV. Lento, mas atmosférico e com suspense. Se Rankin é o demônio, ou um hipnotizador que consegue controlar a mente de Sarah, é uma ambiguidade com a qual o filme brinca até o final. Ótimo elenco, com destaque para Gene Barry, sedutor e sinistro, brincando com sua própria persona heroica em diversos filmes e na série clássica de western "Bat Masterson" (1958-1961). Filmado em cenários naturais de Utah.
Em uma cidade de Nevada, que se dedica ao turismo do "Velho Oeste", um fazendeiro descobre um embrião de uma ovelha mutante. Um antropólogo leva o embrião para seu laboratório, e em uma câmara de incubação o animal cresce até dois metros e meio de altura. A ovelha mutante escapa do laboratório e causa terror, sendo caçada por cowboys...
Os androides dos Mundos Romano e Medieval começam a apresentar falhas, e o problema se alastra para o Mundo do Oeste. O Pistoleiro começa a atirar de verdade nos convidados, e persegue implacavelmente Peter, que o havia vencido repetidas vezes...
Sci-fi de ação e terror e humor negro do escritor Michael Crichton, em seu primeiro filme como diretor de cinema . O astro Yul Brynner vestido como o personagem que interpretou no western clássico "Sete Homens e Um Destino" (The Magnificent Seven, 1960), é uma grande ideia, e deixa bem claro que estamos vendo uma versão de Hollywood do Velho Oeste, não a histórica.
"High Plains Drifter" (O Estranho sem Nome, 1973) de Clint Eastwood é notável por aproveitar sua persona como cowboy soturno e calado, para revelar que seu personagem 'O Estranho'é uma figura sobrenatural vingativa que vem punir uma cidade por seus crimes...
"A Knife for the Ladies" (1974) de Larry G. Spangler
A pequena e pacata cidade do Oeste chamada Mescal, é abalada pelo assassinato à facadas de prostitutas locais. É contratado o detetive Burns (Jeff Cooper) para investigar, o que o velho e alcoólatra xerife Jarrod (Jack Elam) desaprova...
...mas acaba apoiando, porque os crimes continuam, e um grupo de linchadores que enforca um homem injustamente acusado de ser o assassino de luvas pretas...
Um 'Jack, o Estripador' no Velho Oeste, com fortes influências do 'Giallo' . Um Slasher Western...
"Inn of the Damned" (1975) de Terry Bourke
1896 : Caroline Straulle (Judith Anderson) e seu marido Lazar (Joseph Fürst) - são num casal austríaco que administra uma estalagem localizada no interior da Austrália. Alguns anos atrás, eles perderam seus filhos nas mãos de um louco e, desde então, assassinam qualquer hóspede que visite sua pousada.
Suspense, ação, exploitation no primeiro Horror Western da Austrália. Um pouco de nudez e sexo, e influências do Spaghetti Western.
"The Shadow of Chikara" (A Sombra de Chikara, 1977) de Earl E. Smith
No final da Guerra Civil Americana, o Capitão do Sul Wishbone Cutter (Joe Don Baker) fica sabendo sobre um tesouro de diamantes escondido em uma caverna ao longo do rio Buffalo e a rota para chegar lá.
Voltando para casa, Cutter descobre que sua esposa o deixou por outro homem. Ele sai com seu companheiro irlandês-cherokee Half-Moon O'Brian (Joy Houck Jr.) e o geólogo Amos Richmond (Ted Neeley) para encontrar os diamantes. Ao longo da jornada, eles encontram uma jovem Drusilla Wilcox (Sondra Locke), a única sobrevivente de um massacre de índios, e a levam com eles. Enquanto eles se dirigem para a montanha, Half-Moon percebe que é a Montanha dos Demônios, amaldiçoada pelo espírito mítico da águia Chikara que prometeu matar todos os que se aventurassem em seu domínio.
Western com mistério, suspense, e sobrenatural baseado na mitologia dos nativos norte-americanos. Conhecido por sete títulos diferentes, incluindo "The Curse of the Demon Mountain" e "Wishbone Cutter: A Witchcraft Western"...
"The White Buffalo" ( O Grande Búfalo Branco, 1977) de J. Lee Thompson
Setembro de 1874. O notório pistoleiro Wild Bill Hickok (Charles Bronson) viaja pelo Wyoming até Dakota do Sul, assombrado por sonhos com um búfalo branco gigante.
Enquanto isso, Crazy Horse (Will Sampson), chefe dos Oglala Sioux, testemunha enquanto o búfalo branco mata uma jovem da tribo. Os anciões da tribo rebaixam Cavalo Doido ao nome de 'Verme' e o mandam matar o búfalo branco para que o espírito da garota possa descansar. Wild Bill e Crazy Horse se encontram nas geladas montanhas de Black Hills. Embora Wild Bill tenha ódio dos índios, ele começa a respeitar Crazy Horse e os dois desenvolvem uma amizade cautelosa em sua caça ao lendário búfalo gigante.
Este sim, um western bem estranho, misturando figuras históricas na caça de um animal assassino, influenciado pelo sucesso de "Jaws" (1975) de Spielberg. Produzido por Dino de Laurentiis, é na verdade uma reformulação de "Moby Dick", tocando a baleia por um búfalo branco, e o mar pelas montanhas do oeste americano. Existem cenas de ação e tensão, e também o tema do racismo. Já o búfalo-monstro criado por Carlo Rambaldi...é um boneco mecânico ridículo!