'Forças estranhas e sujas têm dado pesadelos às pessoas muito antes de Jason Voorhees ou Michael Myers atacarem nas sombras. Nos filmes de terror ambientados no período medieval, uma vida difícil, cheia de batalhas e rancor, fornece o pano de fundo adequado para o mal. Pragas bubônicas, bruxas vingativas, vampiros históricos, fanáticos religiosos e outros não têm limites em suas inspirações assustadoras.
Foi uma defasagem de crenças muito forte e uma profunda desconfiança de algo não relacionado à santidade da igreja.
Se os fãs precisam de filmes envolvendo bruxaria e tortura puritana, a Peste Negra devastando regiões inteiras ou simplesmente precisam conhecer as origens do Conde Drácula, há uma coisa assustadora para todos nesses filmes de terror medievais'...
(Kayleena Pierce-Bohen em https://screenrant.com/best-medieval-time-period-horror-movies/)
" Hammer of the Gods" (Thor: O Martelo dos Deuses, 2009) de Todor Chapkanov
O guerreiro viking Ulfrich (Daw Crawford) e seus irmãos Baldur (Mac Brandt) e Thor (Zachery Ty Bryan) lideram um grupo em uma jornada em busca de fama e glória, que os leva às margens de uma misteriosa nova terra.
Enquanto estão lá, o grupo encontra um assentamento cheio de aldeões que vivem com medo mortal de um bando de lobisomens que tomaram conta da floresta ao redor.
O tempo todo, Thor é atormentado por visões de um misterioso guerreiro empunhando um poderoso martelo, e vencendo grandes monstros.
Ele acredita que Baldur está destinado a empunhar tal arma e se tornar um herói lendário até testemunhar a morte de seu irmão nas mãos dos lobisomens que seguem o monstruoso deus-lobo Fenris.
Freyja (Melissa Osborne) companheira de Baldur, tem visões premonitórias e ajuda Thor a entender o seu destino...Thor assume o comando dos nórdicos sobreviventes, e tem que combater Fenris com a única arma que pode matá-lo de uma vez por todas: o martelo Mjölnir!
Aventura de ação e fantasia em produção para a TV filmada na Bulgária. O enredo básico é bem interessante, mostrando um viking que seria uma reencarnação do deus Thor. Mas, a produção de muito baixo orçamento, CGI terrível e péssimo elenco não ajudam o diretor de origem búlgara especialista em tranqueiras...
"How to Train Your Dragon" (Como Treinar o Seu Dragão, 2010) de Dean DeBlois e Chris Sanders
Há muito tempo, no norte da ilha de Berk, o jovem viking, Hiccup (voz de Jay Baruchel), quer ajudar a luta de seu povo contra os dragões que continuamente atacam sua aldeia, com suas Invenções. No entanto, seu pai bruto e líder da tribo, Stoik o Vasto (voz de Gerard Butler), quer que seu filho pequeno, desajeitado, mas inventivo, apreenda a ser um matador.
Independentemente disso, Hiccup se aventura na batalha e derruba um misterioso dragão 'Fúria da Noite' com sua invenção, mas não consegue matá-lo. Em vez disso, Soluço e o dragão, a quem ele chama de Banguela, começam uma amizade...
Ele o alimenta, e faz uma barbatana artificial para substituir a quebrada em sua cauda, e que o impedia de voar.
O menino inteligente apreende que seu povo julgou mal a espécie, e ao voarem juntos descobrem que devem lutar contra a ignorância destrutiva que assola seu mundo...
Aventura de fantasia e comédia em animação da DreamWorks Animation, baseada livremente no best seller infantil homônimo da escritora britânica Cressilda Crowell.
"O século XIV é quando os historiadores estipulam a fronteira final da Idade Média. Trata-se de um século de crise, caracterizado por guerras que causaram destruição e geraram mais fome, e isso resultou na Peste. O século XIV é marcado pela famosa Peste Negra — surto de peste bubônica responsável pela morte de 1/3 da população europeia ao longo desse período."
Veja mais em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/idade-media.htm
"Season of the Witch" (Caça às Bruxas, 2011) de Dominic Sena
No século 14, os cavaleiros teutônicos Sir Behmen (Nicolas Cage) e Sir Felson (Ron Perlman) se juntam a cruzadas ao longo da década de 1330 . Depois de testemunhar um massacre de civis durante a captura de Esmirna em 1344, os dois abandonam sua ordem de cavaleiros e voltam para a Áustria.
Viajando pela Estíria na Áustria, eles encontram sua terra varrida pela Peste Negra. Tentando esconder suas identidades como desertores, a familiar espada de Behmen revela que eles são cavaleiros cruzados. Presos, são levados ao Cardeal D'Ambroise (Christopher Lee), que está à beira da morte pela peste.
O cardeal pede aos cavaleiros que escoltem uma suposta bruxa, suspeita de causar a praga, ao mosteiro de Severac, onde um grupo de monges pode determinar se ela é realmente uma feiticeira, e possuem um antigo livro de rituais capaz de anular os poderes maléficos.
Um padre, um cavaleiro de luto, um vigarista itinerante e um jovem coroinha que sonha em se tornar um cavaleiro se juntam a uma missão perturbada por um deserto miticamente hostil (lobos ferozes, acidentes fatais estranhos) e uma disputa feroz sobre o destino da garota. Quando o grupo em apuros chega à abadia, uma descoberta horrível coloca em risco a promessa do cavaleiro de garantir um tratamento justo à garota...
... a jovem Anna (Claire Fox) não é uma bruxa, mas está possuída por um demônio poderoso...
Drama de ação, fantasia e terror filmado na Croácia com ótima produção e elenco.
"Brave" (Valente, 2012) de Mark Andrews e Brenda Chapman
Escócia medieval. A princesa Merida (dublada por Kelly McDonald), que acabou de atingir a maioridade. Sua mãe dominadora, a rainha Elinor (voz de Emma Thompson) é tão determinada a manter seu povo vivo, que ela está disposta a casar sua filha com um dos filhos primogênitos dos líderes do clã, na esperança de paz.
Merida não quer nada disso, pois prefere cavalgar sozinha e aperfeiçoar suas habilidades de arco e flecha do que ficar em casa e ser uma princesa comportada.
Ela vence os competidores de um torneio realizado para ganhar a sua mão, burlando as regras e envergonhando os outros clãs. Depois de uma discussão com Elinor, ela se refugia na floresta, aonde encontra uma velha bruxa (voz de Julie Walters).
Ela pechincha por um feitiço para mudar o seu destino, e a bruxa lhe dá um bolo encantado para ser servido à sua mãe. Quando a rainha come o bolo, ela se transforma em um urso...
Merida procura a bruxa e descobre que depende dela 'concertar o vínculo rasgado pelo orgulho' para reverter o feitiço antes que os efeitos sejam permanentes...
Aventura de ação, fantasia e comédia, em animação 3D da Pixar Animation. Oscar de Melhor Animação Longa Metragem (entre outros prêmios), e um sucesso de bilheteria.
"Dracula Untold" ( Drácula: A História Nunca Contada, 2014) de Gary Shore
No século 15, o príncipe Vlad Tepes (Luke Evans) é o governante da Transilvânia que tem a reputação de grande crueldade, mas é amado por seu povo.
Vlad e seus soldados exploram uma caverna nas montanhas, encontrando os ossos esmagados de soldados turcos, mas fogem com o ataque mortal de um vampiro centenário . De volta para casa, Vlad recebe um emissário de Mehmed II, o sultão turco, que exige que mil meninos sejam oferecidos para serem treinados para seu exército de janízaros. Vlad implora a Mehmed (Dominic Cooper), apenas para que seu próprio filho Îngeras também seja convocado.
Vlad se recusa, sabendo que isso significará guerra. Com pouco exército para protegê-lo, ele retorna à caverna e busca um acordo com o Mestre Vampiro.
A criatura dá a Vlad um pouco de seu sangue para beber, e assim os seus poderes sobrenaturais, mas ele deve resistir à vontade de beber sangue por três dias, caso contrário se tornará um vampiro completo. Com uma força incrível e a capacidade de se transformar em uma colônia de morcegos, Vlad derrota prontamente os soldados turcos sozinho.
No entanto, isso serve para deixar seu próprio povo com medo de seu poder sombrio e trazer Mehmed de volta com um exército ainda maior.
Os turcos conseguem se infiltrar, e raptam Îngeras. Mirena (Sarah Gadon) sua mãe, tenta salvá-lo e acaba caindo de um alto muro. Vlad bebe seu sangue, se transforma por completo, e assim libera o velho vampiro de seu cativeiro na caverna.
Mehmed prepara uma grande invasão, mas Vlad convoca nuvens negras de tempestade para bloquear o sol e massacra os soldados otomanos. Ele liberta seu filho e seu povo, mas fica com a maldição...
Drama de ação, fantasia e terror da Legendary Pictures com ótimo orçamento. A Universal Pictures procurou remodelar os seus monstros clássicos na tentativa de criar o chamado ( e malfadado) 'Dark Universe'. A ideia da conexão entre Vlad Tepes e o Drácula de Bram Stoker é antiga, mas nunca havia sido plenamente explorada. Pena que o filme opte por transformar o personagem em uma espécie de 'super herói das trevas', e fracasse tanto como filme de terror, quanto como um épico revisionista...
"How to Train Your Dragon 2" ( Como Treinar o Seu Dragão 2, 2014) de Dean DeBlois
O povo de Berk apreendeu a treinar os dragões e viver em harmonia com eles.
Hiccup (voz de Jay Baruchel) procura evitar as tentativas de seu pai de torná-lo o chefe herdeiro e, em vez disso, quer explorar mais o mundo e mapear novas espécies de dragões.
Ao fazê-lo, ele se depara com Gobber (voz de Craig Ferguson), que está capturando dragões para o temível exército de dragões de Drago Bludvist (voz de Djimon Houson).
No meio disso, Hiccup conhece sua própria mãe Valka (Kate Blanchett), que deixou a vila há muito tempo.
No entanto, o exército de Drago vem, determinado a capturar o dragão Alpha que faz todos os outros dragões, incluindo Banguela, sujeitos ao seu controle.
Aventura de ação, fantasia e humor em animação da Dream Works Animation. Sequência do grande sucesso de 2010, e que teria outra continuação de qualidade com "How to Trail Your Dragon" (Como Treinar o Seu Dragão 3, 2019) também de Dean DeBlois.
"Seventh Son" (O Sétimo Filho, 2014) de Sergei Bodrov
Em uma Inglaterra medieval alternativa, a poderosa bruxa Mother Malkin (Julianne Moore) que fora aprisionada pelo cavaleiro Mestre Gregory (Jeff Bridges), escapa e se prepara para se tornar invencível.
Gregory procura Tom Ward - o sétimo filho de um sétimo filho - como seu novo aprendiz, e passa a treiná-lo para a vindoura noite de Lua de Sangue.
Em uma cidade, Tom vê uma garota, Alice (Alicia Vikander), prestes a ser queimada como bruxa. Reconhecendo-a de suas visões clarividentes, Tom a liberta. Alice é na verdade sobrinha de Malkin, e foi enviada para espioná-los. Malkin começa a montar um exército de lacaios monstruosos que envia para deter os caçadores de bruxas...
Alice acaba se envolvendo com Tom, e Gregory confessa que já amou Malkin, e esse foi o motivo para aprisioná-la ao invés de matá-la. Tom descobre que sua mãe também foi uma bruxa, e que o amuleto que ela lhe deu antes de sair é uma pedra com grandes poderes...
Aventura de fantasia épica em produção EUA/China, levemente baseada no romance britânico "The Spook's Apprentice" de Joseph Delaney. O diretor russo Sergei Bodrov é um especialista em aventuras/dramas históricos elogiados como "Nomad" (2005) e "Mongol" (O Guerreiro Genghis Khan, 2007), mas não conseguiu salvar o roteiro burocrático/clichê, e o filme foi um fracasso.
"Hagazussa" (A Maldição da Bruxa, 2017) de Lukas Feigelfeld
Uma vila remota nos Alpes do séc. XV. A jovem Albrun (Celina Peter) vive com sua mãe (Claudia Martini) uma pastora de cabras.
A mãe fica muito doente e Albrun faz o que pode para salvá-la. Um padre vem e vê grandes vergões e nódulos em seu corpo. A mulher piora física e mentalmente e morre na floresta, com seu corpo coberto de cobras. Albrun tem sua primeira menstruação e tem vergonha, mas não entende o que está acontecendo.
Anos depois, Albrun (Aleksandra Cwen) agora adulta tem seu próprio bebê, e assim como sua mãe, ela é considerada uma bruxa e as pessoas são más com ela. Outra mulher, Swinda (Tanja Petrovsky) faz amizade com ela, e a leva até o novo padre da aldeia. O pároco lhe dá o crânio de sua mãe, com o qual ela faz uma espécie de altar.
Albrun ouve sons estranhos e vozes na floresta, incluindo a de sua mãe, e Swinda a atrai para uma cilada, onde ela é humilhada, estuprada e ainda sofre outros maus-tratos. Albrun se vinga contaminando a fonte de água da vila, causando uma peste. Na floresta ela come um cogumelo que lhe causa psicose e alucinações, e acaba deixando sua filha morrer afogada em um lago.
Em sua cabana ela sofre mais visões/alucinações e...
Com uma sinopse que diz apenas 'paranoia e superstição na Europa do século XV', "Hagazussa"é um drama de terror em produção Áustria/Alemanha. Primeiro e premiado longa do diretor/roteirista austríaco, que foi desenvolvido como um projeto de graduação na escola de cinema.
Com ritmo lento, quase poético, mas com cenas impactantes, retrabalha o folclore medieval sobre as bruxas de forma fascinante. 'Hagazussa'é um termo em alemão antigo pra 'Bruxa'.
"The Head Hunter" (2018) de Jordan Downey
Ele acumula uma coleção de cabeças de monstros em sua cabana, usando seus órgãos e sangue para criar uma poção que cura feridas instantaneamente.
Apenas em companhia de seu cavalo, o cavaleiro persegue obsessivamente a criatura que assassinou a sua filha
Drama de fantasia e terror em produção americana filmada em Bragança, Portugal. Filme independente de baixo orçamento, mas, muito bem aproveitado. Com um roteiro minimalista, apenas um ator em cena e efeitos práticos econômicos, o diretor/roteirista/produtor Jordan Downey (conhecido anteriormente por sua comédia de terror-trash "ThanksKilling" de 2009, e sua continuação "ThanksKilling 3", 2012) realiza uma obra instigante e atmosférica. O filme estreou (com o título de "The Head") no Festival de Sitges, e depois foi premiado em diversos festivais de gênero pelo mundo, inclusive no brasileiro Fantaspoa em 2019.
"Draug" (2018) de Karin Engman e Klas Persson (também roteirista)
Séc.11 um missionário desaparece em algum lugar nas imensa floresta de Ödmårdern, que faz fronteira com o norte da Suécia. Entre o grupo de resgate está Nanna (Elna Karlsson), uma jovem que está retornando à parte do país onde nasceu, e começa a ter visões estranhas e perturbadoras.
Ao longo do caminho, eles convencem um velho amigo chamado Kettil (Thomas Hedengran ) a se juntar a eles em sua busca. Eles então param em uma casa próxima para questionar um homem chamado Are (Ola Ljung), cujo filho é conhecido por vagar pela floresta e ser desfavorável aos suecos. Enquanto estão lá, eles também decidem procurar o conselho da sogra de Are, uma velha louca conhecida como 'Wormcunt'.
A partir de então, o grupo se dirige para a floresta para continuar sua busca, mas algo maligno e mortal se esconde nas profundezas escuras...
'Draug', ou 'Draugr', são criaturas mortas-vivas da mitologia nórdica que são conhecidas por habitar seus cemitérios, mais precisamente as tumbas dos guerreiros vikings. Os Draugar vivem presos nos seus antigos corpos (são os mortos-vivos/vampiros do folclore nórdico) carregam consigo um fedor de corrupção e decadência e têm a capacidade de entrar nas mentes de animais e homens para deixá-los loucos para se banquetear com seu sangue...
Então tivemos também...
" The Huntress- Rune of the Dead" (A Caçadora- Ruína dos Mortos, 2019) de Rasmus Tirzitis
Escandinavia, séc.IX. 811 DC, uma família, isolada em sua casa, no meio da floresta. Eles são pobres, a caça e a pesca estão ruins há algum tempo, e o pai, Joar, toma a medida desesperada de fazer um ataque viking. Joar não volta por muito tempo, e a família começa a temer que ele nunca volte. Runa (Moa Stefansdotter) foi treinada por seu pai como um arqueira, e protege sua mãe Magnhild ( Yohanna Idah), o avô cego Ragnvald ( Ralf Beck) e irmã mais nova Bothild (Viva Lyngbrant).
O problema começa quando ela encontra um guerreiro ferido, Torulf (Andreas Rylander), deitado na floresta, e o traz de volta para sua cabana, cuidando de suas feridas.
Enquanto ele se cura, ela percebe que ele foi enviado para proteger a família de um mal que se aproxima. Há algo no ar, algo na água, no vento e no solo. Runa está percebendo algo vil, algo perigoso na floresta.
Torulf acaba por ser um colega de Joar, que conta a história dos invasores saqueando um cemitério - apenas para encontrar vingança saindo da tumba atrás deles...
"The Green Knight" (2021) de David Lowery
Sir Gawain (Dev Patel) vai ao banquete de Natal em Camelot, com o Rei (Sean Harris). Eles são interrompidos pela chegada de uma criatura que se chama 'The Green Knight' (Ralph Ineson) que afirma que qualquer cavaleiro que desferir um golpe nele ganhará seu poderoso machado verde, mas deve viajar para a Capela Verde e receber um golpe igual em troca no Natal seguinte.
Gawain aceita o desafio. O Cavaleiro cede e Gawain, empunhando Excalibur, o decapita. O Cavaleiro se levanta e recupera sua cabeça decepada, dizendo a Gawain que o verá em um ano.
À medida que o próximo Natal se aproxima, Gawain parte em uma busca para encontrar a 'Capela Verde', encontrando aventuras estranhas ao longo do caminho...
Drama de aventura e fantasia em produção EUA/ Irlanda/Canadá. Uma versão revisionista do poema do séc. XVI 'Sir Gawain and the Green Knight'. Lento e com pouca ação, o filme no entanto é enigmático, e ousado em sua concepção.
Uma versão das lendas arturianas, onde o rei nunca é chamado de Arthur, assim como a mãe de Gawain (Sarita Choundhury) que deveria ser Morgan-le-Fay ( e que conjurou o Cavaleiro Verde) é chamada apenas de 'Mãe'.
"Werewolf Castle" (2021) de Charlie Steeds
Eles são: Thomas (Greg Draven), Osmond (Derek Nelson), Hamelin (Tim Cartwright) e o desonesto Hal Skullsplitter (Jay O'Connell) Mas eles, e Thorfinn, que está desesperado para expiar sua covardia, podem encontrar uma maneira de parar essas criaturas?
Aventura de ação, fantasia e terror britânica de baixo orçamento. O diretor Charlie Steeds volta aos licantropos depois do seu aclamado "A Werewolf in England" (2020), com uma divertida e movimentada aventura medieval, com a premissa básica 'cavaleiros vs. lobisomens'.
O castelo foi filmado em locações reais de ruínas medievais conservadas, e os lobisomens são feitos com efeitos práticos de maquiagem/fantasias, nada de CGI.
"The Northman" ( O Homem do Norte, 2022) de Robert Eggers
Anos depois, Amleth (Alexander Skarsgård) vive como um guerreiro 'berserker' com um bando de vikings, e encontra uma vidente (a cantora Björk), que prevê o seu futuro.
Ele descobre que Fjölnir foi derrubado por Harald da Noruega e vive exilado na Islândia.
Disfarçado, Amleth parte, e no caminho encontra e salva em uma tempestade oceânica, uma linda feiticeira eslava chamada Olga (Anya Taylor-Joy).
Uma vez lá, Fjölnir não reconhece Amleth e o leva como escravo.
Sob um nome falso, ele assume seus deveres na fazenda de ovelhas de Fjölnir, onde descobre que ele se casou com sua mãe e lhe deu um filho chamado Gunnar. Ajudado por Olga, Amleth começa a tramar e preparar sua vingança...
ATÉ UMA PRÓXIMA CRUZADA...