Quantcast
Channel: Museu da Meia-Noite
Viewing all articles
Browse latest Browse all 303

Horror Made in Japan- 3

$
0
0


'Histórias trágicas de amor, fantasmas, gatos vingativos, espíritos e samurais assassinos foram a base do famoso teatro Kabuki do Japão. Inevitavelmente estes contos populares também influenciaram muito o cinema. 'Yotsuya kaidan', uma história de vingança fantasmagórica foi filmada dezenas de vezes. 



Outra história favorita de sempre é 'Botan Dôrô' baseada num antigo conto chinês sobre um homem que se apaixona por uma mulher morta. Essa ideia é comum na literatura e no cinema japonês, onde fantasmas são muitas vezes criaturas muito físicas, em vez dos 'lençóis' e ectoplasmas que temos no ocidente.'

(Pete Tombs no livro 'Mondo Macabro', Editora St.Martin's Griffin, 1998)


Nos anos 70 a indústria cinematográfica japonesa parecia à beira do colapso. O grande estúdio Daiei pediu falência em 197, a Nikkatsu, a produtora mais antiga do país, reinventou-se como produtora de filmes pornográficos leves em 1972, e Shochiku, Toho e Toei passaram por crises financeiras à medida que o público de massa optava cada vez mais por ficar em casa com seus aparelhos de TV. 


"Jigokuhen" (Retrato do Inferno, 1969) de Shirô Toyoda



 Um pintor coreano (Tatsuya Nakadai) é contratado para pintar o retrato do paraíso na parede do palácio do Lorde Hosokawa (Kinnosuke Nakamura), um poderoso e cruel aristocrata japonês da época. 



O nobre quer que o mural demonstre a glória de seu poder. O artista, que vê a miséria do mundo fora do palácio, prefere pintar um retrato do inferno. Obcecado por sua arte, o pintor vai a extremos, como torturar seus aprendizes para capturar suas expressões da agonia. 



O conflito entre o senhor e o pintor é amplificado quando Hosokawa leva a filha de Yoshihide, Yoshiko (Yôko Naitô), para ser uma de suas concubinas.  Yoshihide decide que precisa como peça central de sua obra,  que a carruagem banhada a ouro do nobre arrogante seja incendiada para que ele possa ver como é o destino da vaidade no inferno. O senhor concorda, mas coloca Yoshiko acorrentada dentro da carruagem. 


Em seguida, ele entrega uma tocha ao pintor e o desafia a colocar fogo, queimando assim a sua filha viva.  Algum tempo depois, um retrato acabado do inferno é entregue ao palácio. O pintor comete suicídio no mesmo dia e o nobre, assombrado pelo fantasma do pintor, é levado à loucura. Apenas a obra de arte brilhante, uma imagem do inferno, permanece.


Drama histórico violento e sobrenatural da Toho. Baseado na novela 'Hell Screen' de Akutagawa Ryunosuke. 


 " Yûrei Yashiki no Kyôfu: Chi wo sû Ningyô" ( The Vampire Doll/ A Noite do Vampiro, 1970) de Michio Yamamoto



Kazuhiko (Atsuo Nakamura) retorna de uma viagem aos EUA, e viaja para a remota casa de campo da família de sua namorada Yuko Nonomura (Yukiko Kobayachi). A mãe dela (Yoko Minazake) o informa que Yuko morreu em um acidente de carro algumas semanas antes. Ele passa a noite na mansão, e vê Yuko ainda viva, a seguindo até o cemitério.


 

 A irmã de Kazuhiko, Keiko (Kayo Matsuo), está preocupada por não ter ouvido falar dele depois de oito dias e ela e seu namorado Hiroshi (Akira Nakao) partem para a casa dos Nonomura para investigar.


 Lá eles encontram o fantasma vampírico de Yuko e resolvem chegar ao fundo do mistério que a cerca.


 Durante uma visita ao médico da cidade (Jun Usami), eles descobrem que vinte anos antes um assassino invadiu a casa e assassinou quase todos lá, exceto a Sra. Nonomura, que foi estuprada e acabou concebendo uma filha. Essa criança era Yuko. Elas foram então evitadas pelos moradores e se tornaram reclusas. Após o acidente de carro, a mãe aflita não pôde se separar de sua filha e, por outros meios, encontrou uma maneira de garantir que ela pudesse manter Yuko por perto...


Terror da Toho misturando Kwaidan com o terror gótico ao estilo Hammer Films. A natureza sobrenatural da morta-viva Yoko nunca é definida...ela parece uma vampira, mas tem olhos de 'gato'...



...e usa uma faca como arma. O título original significa literalmente 'Horror da Boneca Vampira da Casa Assombrada'.

*Michio Yamamoto (1903-2004) começou como assistente de Akira Kurosawa e de Kihachi Okamoto, e dirigiu filmes policiais ao estilo 'Giallo italiano'. Com "Vampire Doll" iniciou uma trilogia que ficaria conhecida como 'The Bloodthirsty Trilogy'...


 (Em DVD no box 'Trilogia dos Vampiros' da Darflix/One Movies)



"Kaidan Nobori Ryû" (A Maldição da Mulher Cega,1970 ) de Teruo Ishii



Akemi Tachibana (Meiko Kaji) e o homens de seu clã Yakuza enfrentam seus oponentes; Akemi desfere um golpe de espada para matar o líder dos oponentes, e Aiko (Hoki Tokuda), sua filha, tenta se interpor, sofrendo um golpe de relance em seus olhos, cortando-a gravemente e cegando-a.



 Em meio à briga que se segue, ninguém percebe que um gato preto lambe o ferimento da jovem. Anos depois, a vingança entre os dois clãs continua, além de mais dissensões entre os membros do clã Tachibana, levando a mais mortes. O sádico líder rival Dobashi (Tôru Abe) conta com um novo e mortal espadachim para ajudá-los, mas ela é uma mulher estranha - e cega. 



A maldição da mulher cega está prestes a cair sobre a Dama-Dragão, que acredita estar amaldiçoada por um gato preto que parece estar em toda parte lambendo sangue.



 E, finalmente, alguém está correndo decapitando e esfolando as tatuagens de dragão nas costas de seus familiares... 


Ação, policial e terror em produção Nikkatsu/ Dainichi-Eihai. Ichii mistura um roteiro típico de um 'Yakuza Eiga' com Bekeneko Eiga, e outros elementos de terror, como o assistente corcunda-dançarino (Tatsumi Hijikata) e as mortes ultra-violentas...


Em DVD no box 'Cinema Exploitation 2' da Versátil Home Vídeo.


"Kaidan Kasane-ga-fuchi" (The Masseur's Curse,1970) de Kimiyoshi Yasuda 


A trama  segue o assassinato de um massagista que empresta dinheiro a um samurai empobrecido. A filha do massagista morto também será vítima de sua maldição, para que ela possa se tornar uma agente da vingança de seu pai.



Como o assassino comete suicídio cedo demais por culpa, a maldição recai principalmente sobre o filho do assassino, que não teve nada a ver com o assassinato da massagista, mas é um homem perverso. Ele acaba casando com a filha do massagista, que sofre uma desfiguração horrível...



O samurai fica horrorizado com a aparência de sua esposa, então ele a deixa, com a intenção de fugir com sua amante. Seu caminho os leva pelo pântano de Kasane, onde o cadáver do massagista cego foi descartado, e volta para se vingar...



 Terror kaidan da Daiei, baseado na novela 'Shinkei Kasane-ga-fuchi' de Enchô San'yûtei. Remake colorido de "Depth of Kasana" do mesmo diretor, também conhecido como "Ghost Story of Kasane" ( Kaidan kasane-ga-fuchi,1960).  A versão mais conceituada da história é a de 1957 de Nobuo Nakagawa "The Ghosts of Kasane Swamp".


 "Noroi no Yakata: Chi o Suu me" (O Lago de Drácula, 1971) de Michio Yamamoto


A professora Akiko Kasinwagi (Midori Fujita) está morando nas margens do Lago Fujimi. Um misterioso caixão chega até a  casa vizinha, se abre e um estranho de rosto pálido surge, atacando o jardineiro Kyûsaku (Kaku Takashina). 


Kyûsaku então tenta atacar Akiko, enquanto a irmã de Akiko, Natsuko (Sanae Emi), começa a agir de forma estranha. Depois de ser perseguida pelo homem de rosto branco e olhos brilhantes, Akiko pede ajuda ao namorado Dr. Saeki (Chôei Takahashi), um médico da cidade, mas Natsuko insiste que Akiko está imaginando tudo. 



Com ninguém acreditando nela e todos ao seu redor sendo infectados pela mordida do vampiro (Shin Kishida), Akiko deve lutar por sua vida enquanto o estranho continua a persegui-la. As pistas para lidar com a ameaça estão em um pesadelo estranho que traumatizou sua infância...


 Com a Shintoho falindo no início dos anos 60 e a Daiei falindo em 1971, a Toho entrou na arena do terror para conquistar seu lugar no gênero. "The Vampire Doll" da empresa do ano anterior foi bem sucedida e levou a esta primeira de duas sequências não relacionadas. Michio Yamamoto trabalha o mito do vampiro ao estilo clássico ocidental, mas dentro do ritmo e estrutura japonesa. O vampiro de Shin Kishida não é Drácula, mas tem a aura feroz e demoníaca do personagem vivido por Christopher Lee nos filmes da Hammer, cuja influência aqui é nítida.


 Em DVD no box 'Trilogia dos Vampiros' da Darflix/One Movies



"Seidan Botan-dôrô" (Hellish Love, 1972) de Chûsei Sone


Shinzaburo (Hajime Tanimoto), um jovem samurai pobre, trabalhando como fabricante de guarda-chuvas, conhece a bela Otsuyu (Setsuko Ogawa) filha de um rico e poderoso samurai e  eles se apaixonam perdidamente.

Ele é desprezado pelo pai da garota, e descobre que ela é doente. O casal fica perturbado e ela acaba morrendo. Ela o visita algumas noites depois, durante o festival o-bon (o festival dos mortos), eles consumam seu amor e ela sai, desaparecendo na neblina.



O vizinho do samurai avisa que a garota é um fantasma, após o que ele toma medidas para proteger sua casa com encantos. Uma empregada suborna os vizinhos e eles removem a proteção.



O fantasma volta outra noite e entra na casa com facilidade, o vizinho intrometido fica apavorado ao ver os dois fazendo amor, desta vez pela última vez enquanto o casal se afasta para desaparecer junto na neblina...



'Roman poruno' (romance erótico) e terror, baseado na antiga história de fantasmas das 'lanternas de peônia' (história de origem chinesa, mas muito popular no Japão). Produção da Nikkatsu, o mais antigo estúdio de cinema do Japão (fundado em 1912), e que nos anos 1960/1970 se especializou em filmes eróticos 'Pinku eiga'...


"Ôkami no Monshô" (Horror of the Wolf, 1973) de Masashi Matsumoto




Akira Inugami (Taro Shigaki) passou os primeiros anos de sua vida no Alasca brincando com os lobos até que seus pais antropólogos foram assassinados "por suspeita de atividade de espionagem". 



Depois de passar algum tempo criado pelos lobos, Akira foi então acolhido por sua tia rica, e ao voltar para o Japão vai estudar em uma prestigiada escola de elite. Ele é atacado por um bando de marginais e ferido gravemente com uma faca, mas seu ferimento se cura rápida e automaticamente. 



A bela professora da escola Miss Aoshika (Yoko Ichiji), é testemunha do estranho evento, e Akira acaba se apaixonando por ela, escondendo o seu  segredo assustador: ele é um lobisomem adolescente. Seu sobrenome 'Inugami' significa 'deus cão' em japonês.


Aoshika é  violentamente estuprada mais de uma vez, uma delas por Haguro (Yasaku Matsuda), colega rival de Akira, líder de um bando/culto de delinquentes, e filho de um chefe louco da Yakuza. O garoto-lobo evita a violência, mas precisa enfrentar  os vilões, quando então se transforma em lobo por completo, e rasga algumas gargantas...



Drama de ação, fantasia e terror da Toho, baseado em um mangá de Kazumasa Hirai ( criador do personagem Eito Man/8man/Oitavo Homem) e com roteiro do cineasta Jun Fukuda. 




"Chi o Suu Bara" (Evil of Dracula/A Maldição de Drácula,1974) de Michio Yamamoto



O professor de psicologia Shiraki (Toshio Kurosawa) viaja de Tokyo para uma região remota do Japão para assumir um cargo no internato feminino de Seimi. 



Acontecimentos misteriosos aconteceram lá, incluindo uma garota Keiko (Tomoe Mari) que desapareceu. Shiraki tem um sonho no qual Keiko e a falecida esposa do diretor (Mika Katsuragi) aparecem e o atacam.




 O médico da escola  Dr. Shimomura (Kunie Tanaka) lhe conta sobre a lenda de um vampiro na região, um estrangeiro cristão que, centenas de anos atrás, foi forçado a abandonar sua religião e beber sangue. Enquanto isso, a garota Kiôko (Keiko Aramaki) também é mordida, e depois de ser descoberta em um teste, se joga escada abaixo para morrer. 




 Shiraki e Shimomura começam uma investigação e descobrem que o vampiro de 200 anos é o misterioso diretor da escola (Shin Kishida)...




O último da trilogia da Toho, 'Bloodthirsty', e mais uma vez uma história de vampiro contemporânea, com influências da Hammer, mais notadamente com "Lust For a Vampire" (Luxúria de Vampiros, 1971). Apesar de serem o tipo de vampiros ocidentais, a cultura japonesa está presente na origem do personagem (um viajante estrangeiro cristão, abandonado no deserto, que precisa beber seu próprio sangue e depois o de uma garota ) e no toque poético de uma rosa branca ser colocada ao lado do leito de cada uma das garotas que foram mordidas. Uma vez que eles bebem sangue, a rosa fica vermelha...o título original significa 'rosa sugadora de sangue'.


(Em DVD no box 'Trilogia dos Vampiros' da Darflix/One Movies)


"Seijû Gakuen" (School of the Holy Best/Escola da Besta Sagrada, 1974) de Norifumi Suzuki



A jovem Maya (Yumi Takigawa) decide se tornar freira católica em um dos conventos mais rígidos do Japão. Ela nunca conheceu seus pais, mas descobriu que sua mãe foi uma freira que morreu em circunstâncias misteriosas no local. Ela começa a investigar, enquanto também passa a questionar e enfrentar a rede hipócrita de torturas, assassinatos e perversões em nome do catolicismo.



As jovens noviças são punidas por seus 'pecados' com torturas, chicotadas, amarradas com caules espinhosos e espancadas com espinhos de rosas...



...além de serem estupradas por um padre, e passarem por terríveis/humilhantes testes/rituais de inquisição...


Depois de ser torturada e de tentativas de assassinato, Maya descobre que sua mãe foi estuprada, engravidou, deu à luz, e então foi enforcada. Ela finalmente confronta o sacerdote estuprador/assassino, e o fantasma de sua mãe aparece para se vingar...




Pinky/nunsploitation/vingança/mistério/erotismo/drama, e terror em produção da Toei. 


*Nunsploitation é um subgênero do cinema exploitation que teve seu auge na Europa na década de 1970. Esses filmes envolvem freiras cristãs em conventos, e que vivem conflitos como a opressão religiosa ou a repressão sexual por viver no celibato. 
Embora o cristianismo nunca tenha sido uma religião dominante no Japão, o nunsploitation foi popular nas produções do país, desde o início dos anos 70. 
Ao tomar uma religião minoritária como tema, foi sugerido que esses filmes orientais perversos com freiras católicas seriam uma maneira de blasfemar e desprezar a religião organizada, mas, normalmente eles são tão descontroladamente exagerados e absurdos, que se tornam obras divertidas do mais puro exploitation...

Em DVD no box 'Cinema Exploitation- Vol.2' (Versátil)

                          https://rarelust.com/209/


"Urufu gai: Moero Ôkami-otoko" (Wolf Guy/Lobisomem Enfurecido, 1975) de Kazuhiko Yamaguchi



Akira Inugami (Sonny Chiba) é o último sobrevivente de um clã de lobisomens. Quando criança, ele viu sua aldeia e seu povo serem destruídos. Hoje, ele é um repórter, e usa suas habilidades de lobisomem para ajudá-lo a resolver crimes misteriosos .



Seu novo caso começa quando um homem está grita no meio da rua sobre ser atacado por um tigre invisível, e  logo é despedaçado. 



No centro de sua investigação está Miki (Etsuko Nami) , uma cantora de boate da classe trabalhadora apaixonada pelo filho de um político, torna-se o problema para seu sogro em potencial, o que ele resolve com um estupro coletivo. Agora, despejada, sozinha, humilhada e viciada em drogas, Miki parece capaz de criar/conjurar o tigre fantasma para matar... 
Ao longo do caminho para resolver este mistério, Inugami lutará contra ninjas, a Yakuza, a CIA japonesa (que quer usar o poder de Miki como arma), assassinos e muito mais. 


Aventura de ação com fantasia e terror da Toei. Segunda adaptação da popular série de mangás "Urufu Gai".  O astro Shinichi 'Sonny' Chiba vive o herói Inugami (o poster original promete algo ao estilo 'James Bond'/EuroSpy) que utiliza seus poderes sobrenaturais para fazer justiça...


...o que também lembra muito os super-heróis das HQs...


Em DVD no box 'Lobisomens no Cinema-Volume 2' (Versátil)


"Edogawa Rampo Ryōkikan: Yaneura no Sanposha" ( The Watcher in the Attic, 1976) de Noboru Tanaka



Tokyo, 1923. Lady Minako (Junko Miyashita) é a dona de uma pensão pobre com uma coleção de personagens bizarros como inquilinos. Um deles, Gōda Saburô (Renji Ishibashi), passa a maior parte do tempo no sótão espionando os outros inquilinos através de buracos que ele fez no teto. 



Durante uma de suas sessões de voyeurismo, Gōda testemunha o assassinato de um dos inquilinos pelas mãos de Lady Minako.



 Gōda fica obcecado por Lady Minako e decide cometer um assassinato grotesco para provar a ela que ele é sua alma gêmea. Ele mata outro inquilino - um padre - pingando veneno em sua boca através do teto. 



Segue-se uma série de assassinatos grotescos. A relação dos dois assassinos termina de forma apocalíptica com o grande terremoto de Kantō, que os mata durante uma relação sexual. 


Thriller de mistério, sexo e terror da Nikkatsu, baseado em um conto de Edogawa Ranpo. Um pinku eiga que enfatiza a mistura do erótico com o grotesco (eroguro) da obra de Ranpo, e é muito mais do que apenas um filme sobre psicopatas e sexo...



"Tokugawa onna Keibatsu-emaki : Ushi-zaki no Kei" (O Sadismo de Shogun: A Tortura Infernal, 1976) de Yûji Makiguchi




Dois contos ambientados em Edo durante a era do Shogunato Tokugawa.  1:Numa época em que os cristãos são perseguidos com violência, o samurai Iori (Yûsuke Kazato) apaixona-se pela jovem cristã Toyo (Rena Uchimura). Quando ela e sua família são capturados (e torturados) durante um ataque, seu mestre sádico e corrupto a leva como sua escrava pessoal para atormentar Iori e tenta quebrar sua fé através de estupro, tortura e puro sadismo.



 Depois que Iori se recusa a participar por mais tempo, ele é exilado, mas promete salvá-la a todo custo. Mas eles são capturados novamente, e ele é perfurado por flechas e lanças, e ela é dilacerada por touros.


2. Quando o malandro e mentiroso Sutezo (Takuzô Kawatani) é forçado a servir o mestre bárbaro de um bordel para pagar suas dívidas, ele faz amizade com a jovem prostituta chamada Sato (Maki Tachibana) . Juntos, escapam e tentam sobreviver com golpes e pequenos furtos. Depois de uma briga, Sato sai sozinha e é estuprada por um bando de mendigos. Sutezo os mata e então os dois precisam fugir da lei. Eles são capturados pelas autoridades, amarrados, espancados com varas de bambu e submetidos a várias outras torturas, incluindo cortar os dedos dos pés, arrancar os mamilos e serem amarrados a uma roda d'água. Eventualmente, eles são colocados em um rack na praça pública com uma serra colocada perto de suas cabeças. Qualquer um na aldeia pode decapitá-los, se desejar...


 Drama de tortura, sexo, estupros, nudez e violência gore, da Toei. Sequência do filme de Teruo Ishii de 1968, com bom orçamento, mas assumidamente exploitation. Lançado em vídeo VHS no Brasil pela Top Tape, com informações totalmente erradas em sua ficha técnica.
 


                                  ハウス

"Hausu" (House, 1977) de Nobuhiko Ôbayashi




Oshare (Kimiko Ikegami) está animada em passar as férias de verão com seu pai, até que descobre que ele vai levar sua nova e linda namorada junto. Oshare (que significa 'bonita', 'elegante') decide ir para a casa de sua tia no campo. Ela traz com ela suas amigas da escola - Fantasy (Kumiko Obâ) que gosta de tirar fotos e sonha muito acordada), KunFuu (Miki Jinbo) que tem reflexos muito bons, Gari/Prof. (Ai Matsubara) que é uma grande nerd, Sweet (Masayo Miyako) que tem mania de limpeza , Mac (Mieko Satô) que come muito, e Melody (Eriko Tanaka) viciada em música.



 No entanto, as meninas não sabem que a casa é realmente assombrada. Quando eles chegam no local, eventos malucos acontecem e as meninas desaparecem uma a uma...



... enquanto a casa vai se enchendo de sangue, que é vomitado por uma pintura de um kaibyô branco, onipresente durante todos os eventos...



  Elas descobrem lentamente o segredo por trás de toda a loucura, que está ligado com a dor de sua velha tia, que perdeu seu noivo durante a Segunda Guerra ...


Terror, comédia, fantasia, surrealismo e muito mais, em produção da Toho/PSC. O diretor Ôbayashi  (que antes havia feito filmes experimentais e comerciais de TV) utilizou as ideias originais de sua filha Chigumi (creditada como argumentista) e trabalhando com o roteirista Chiho Katsura e foi dando forma a louca história, que tem dezenas de situações absurdamente fantásticas. 



Os executivos da Toho ficaram impressionados com o projeto, e liberaram verba e recursos para que o cineasta experimentasse com estilos/gêneros misturados e muitos efeitos especiais...


...assim, "Hausu" parece uma paródia aos filmes de casa assombrada, com exploitation, kung fu, gore, psicodelia, drama, comédia, tudo em ritmo (e visual) que lembra desenhos animados. Um clássico cult que foi duramente criticado na época, mas fez sucesso nos cinemas e é inovador e divertido até hoje... 

Em DVD no box 'Obras Primas do Terror' Vol. 5'




"Yatsuhaka-mura" (Village of the Eight Gravestones, 1977) de




Tatsuya Terada (Kenichi Hagiwara), funcionário de uma companhia aérea é chamado por parentes seus até a vila de Yatsuhaka, onde descobre que é o legítimo herdeiro da riqueza da família Tajimi.



 A mãe de Tatsuya, Tsuruko, deixou a vila quando Tatsuya ainda era criança. Ela se casou novamente, mas morreu quando ele era jovem, então ele nunca soube sobre seu local de nascimento. A vila de Yatsuhaka tem a história sombria do assassinato de oito samurais no século 16. Mas devido a este assassinato, Shozaemon Tajimi recebeu grande recompensa do senhor Mouri e tornou-se um rico senhor de terras. Poucos anos depois, Shozaemon enlouqueceu, assassinou sete homens e se matou . As pessoas passaram a acreditar que era a maldição dos oito samurais. 



O pai de Tatsuya também matou 32 de seus colegas aldeões e fugiu da terra. Agora há uma nova matança na aldeia, e os aldeões culpam Tatsuya pelas mortes.



 O detetive particular Kosuke Kindaichi (Kiyoshi Atsumi) aparece na vila e começa a desvendar o mistério por trás do assassinato, com a ajuda de  Tatsuya, e da atraente viúva Miyako (Mayumi Ogawa). 


O mistério tem uma explicação mundana e tradicional (envolvendo a herança milionária) mas, com o sobrenatural e o terror muito presente: temos duas tias solteironas sinistras , uma misteriosa passagem escondida na montanha, um samurai mumificado e uma mulher que se transforma em demônio, e até um gato preto vagando, mas sem nenhuma conexão óbvia com a história. Quando a casa da família mais rica pega fogo, vemos os fantasmas do samurais originais sorrindo enquanto observam da encosta da montanha os últimos descendentes dos homens que os traíram serem destruídos.


Thriller de mistério, suspense e terror sobrenatural, da Shochiku, baseado em um romance de Seishi Yokomizo (1902-1981). Parte da série popular de mistério com o  investigador particular Kosuke Kindaichi, que é um pouco como o Sherlock Holmes do Japão. 

"Ai no Bôrei" ( O Império da Paixão, 1978) de Nagisa Oshima





Em 1895, o soldado Toyoji (Tatsuya Fuji) volta para sua vila, e se apaixona por Seki (Kazuko Yoshiyuki), uma mulher casada com Gizaburo (Takahiro Tamura) um condutor de riquixá. Eles se envolvem e decidem matar o marido de Seki. Uma noite, depois que o marido bebeu bastante licor shōchū  aquecido e está na cama, eles o estrangulam e jogam seu corpo em um poço. 



Para evitar suspeitas, Seki finge que seu marido foi trabalhar em Tóquio, e os amantes se encontram secretamente.



 O relacionamento deles tem momentos de intensa paixão, mas o jovem começa a se distanciar de Seki, e o fantasma de Gizaburo passa a assombrar Seki, e a aparecer para pessoas da aldeia.



 Finalmente, as suspeitas se tornam muito fortes e as pessoas começam a fofocar, e a lei chega para investigar o desaparecimento do homem.


O casal de amantes é preso e torturado para confessar seu crime... 



Produção franco-japonesa baseada em romance de Itoko Nakamura. Nagisa Oshima ganhou o prêmio de Melhor Diretor no Festival Internacional de Cannes de 1978. Depois da polêmica (e do sucesso) de seu "Ai no Korîda" (O Império dos Sentidos, 1976),  Nagisa Oshima (1932-2013) adotou uma abordagem mais contida para retratar a paixão sexual que leva um casal de amantes ao assassinato.



O título japonês do filme "Ai no Borei", que se traduz como "Fantasma do Amor", e assim destaca o papel que o sobrenatural desempenha na história, como nos filmes Kaidan tradicionais. Mas, o fantasma de Gizaburo é diferente. Oshima falou: 'O fantasma em Empire of Passion é a ideia de um fantasma de um fazendeiro, não um samurai.' Assim, ele não volta para a aldeia como um fantasma que quer vingança, mas porque é um espírito inquieto. 

Em DVD pela Continental/Silver Screen



                                  CONTINUA...






Viewing all articles
Browse latest Browse all 303