Quantcast
Channel: Museu da Meia-Noite
Viewing all articles
Browse latest Browse all 303

História das Histórias em Quadrinhos de TERROR no BRASIL- Oitavo

$
0
0






                    

                                    BRASIL- 2016:


13 de março: Manifestações antigovernamentais ocorrem em São Paulo, Rio de Janeiro e outras cidades do país.
11 de abril: Por 38 votos a 27, é criada a comissão do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

19 de junho: Morre aos 84 anos o mestre Rodolfo Zalla.

31 de agosto: Dilma Rousseff é afastada permanentemente da presidência da República, assume Michel Temer.
 Outubro: O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha é preso pela Polícia Federal na Operação Lava Jato.
 Novembro: São presos  ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, e o  ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho.

29 de novembro: Avião que transportava a equipe brasileira de futebol da Chapecoense cai na Colômbia e mata 76 pessoas- atletas do clube e membros da comissão técnica e jornalistas.
                                              (Wikipédia)


Em 2016 a Editora Draco publicou o álbum "O Despertar de Cthulhu em Quadrinhos"...



...uma antologia com oito histórias inéditas inspiradas na obra de H.P. Lovecraft, apresentando o horror inominável através de sonhos, acontecimentos históricos e até a fé. 


Com artes de Lucas Pereira, Elias Aquino, Samuel Bono, Márcio de Castro, Fabricio Bohrer, e outros; e roteiros de Raphael Fernandes, Jun Sugiyama, Dudu Torres, Airton Marinho... 



A SESI-SP Editora e a Quanta Academia de Artes firmaram uma parceria em 2015, para o lançamento de um novo selo para publicar quadrinhos, 'com o objetivo de ampliar a produção de HQs no País- o SESI-Quanta-  um espaço aberto a gêneros e estéticas narrativas diferentes, focando no público infanto-juvenil'. 

A primeira publicação foi "Sobrenatural Social Clube" ...

Álbum solo da série, criada pelo quadrinista Ronaldo Barata, diretor de arte do Quanta Estúdio. Os amigos Rubens, Ivan e Jorge investigam os mais estranhos eventos e enfrentam todo tipo de criatura do sobrenatural que assolam a pacífica cidadezinha ficcional de Vale de São Gervásio.

As divertidas e assustadoras aventuras dos jovens investigadores paranormais continuaram em álbuns em 2016 e 2017...




Outra publicação da Editora SESI relacionada ao gênero foi "Nosferateen" (2016)...


Álbum do desenhista/roteirista Wander Antunes-  um garoto, e seu avô, que gosta de contar muitas histórias. Algumas assustadoras, essas... as melhores!  


O que acontece quando ele descobre que os personagens das histórias arrepiantes são reais, estão por perto e querem algo de volta? Algo muito antigo, a fonte de muito poder... Quando isso acontece a aventura começa!


"Nosferateen" original de Wander Antunes, e com arte-final de José Wilson Magalhães



No final de 2016, a Panini começou a publicar um título regular de "Doutor Estranho", aproveitando a divulgação do filme homônimo da Marvel/Disney...


...com as histórias do 'Mago Supremo' de sua nova revista na Marvel "Doctor Strange" (2015...), e da minissérie "Doctor Strange: Last Days of Magic" (2016), com a participação de outros personagens místicos como a "Feiticeira Escarlate", "Doutor Vudu", "Shaman", etc. 



 

A Panini passou a publicar "The Walking Dead" (2017-2020), recomeçando a série antes lançada pela Hq Maniacs em 2006 como "Os Mortos Vivos"...



... chegando até o final da saga (o # 192 da série original)...



A Panini publicou a minissérie de luxo "Mostro do Pântano: Raízes do Mal" (2017)...


6 edições com mais de 150 páginas cada, cobrindo o arco da história, publicada originalmente na revista da Vertigo "Swamp Thing" do # 140 (1994), até o # 171 (1996).



" A Mula Sem Cabeça" (Marandubas Por Marcatti), 2017...


A lenda de origem ibérica, trazida para o Brasil pelos colonizadores portugueses, fala de uma mulher amaldiçoada por manter relações sexuais com um padre, e que se transforma em uma mula que tem labaredas no lugar da cabeça. 


Essa versão em HQ de Marcatti, conta uma origem para a lenda que mistura terror, folclore, sexo, estupro, pedofilia, feminicídio, intolerância, fanatismo religioso...portanto, pura crítica social.


Francisco A. Marcatti (São Paulo, 1962) é uma lenda nas HQs independentes brasileiras. Quadrinista e cartunista ligado a cena underground, e pleno de humor negro escatológico.


  

A Cultura & Quadrinhos (Ink & Blood) publicou em 2017 a revista especial "Coletânea O Lobisomem"...


...com as HQs de *Toninho Lima, publicadas originalmente no título "Histórias Reais de Lobisomem", da Editora Bloch, entre 1986 e 1988. Essa criação de Toninho, era um licantropo chamado Julio Garcia Jr., filho de um delegado de policia do interior de São Paulo, que foi amaldiçoado... 


⭐ TONINHO LIMA- O paranaense Antonio Lima começou trabalhando com desenhos e histórias em quadrinhos na editora Grafipar, principalmente nos títulos eróticos. Depois desenhou quadrinhos de terror para as editoras D-Arte ("Calafrio" e "Mestres do Terror"), Bloch (onde também criou e desenhou o herói de artes marciais "Último Ninja"), Press, e Escala. Foi então contratado pela Abril, onde durante mais de vinte anos, fez  a arte-final dos quadrinhos Disney, e desenhou na revista "Os Trapalhões". Voltou ao terror na nova fase da D-Arte pelo selo Ink&Blood ...



"Os Demônios da Goetia em Quadrinhos" (2017, Editora Draco)...


A 'Goetia' (Ars Goetia) é um perigoso sistema mágico (feitiçaria) para conhecer e convocar 72 demônios diferentes, e que foi popularizado por MacGregor Mathers e Aleister Crowley, em 1904. No álbum, os demônios são mostrados em oito HQs nas quais a ilimitada corrupção humana provoca a outra face do horror cósmico, quando se tenta barganhar com os seres infernais...


                                                 Arte de Daniel Canedo

A antologia foi organizada por Raphael Fernandes, e conta com a arte (com predominância das cores vermelho e preto) dos quadrinistas Daniel Canedo, Caio H. Amaro, Flávia Lima, Juscelino Neco, Erick Santos Cardoso, Kaji Pato, Tiago P. Zanetic, MJ Macedo, Alexey Dodsworth, Lucas Chewie, Airton Marinho, Victor Freundt, Antonio Tadeu e Ioannis Fiore; com capa 'diabólica' de João Pirolla. Ultima parte da trilogia de horror cósmico da Draco, iniciada em "O Rei Amarelo em Quadrinhos" e "O Despertar de Cthulhu em Quadrinhos".


                                     HQ de Airton Marinho & Victor Freundt


A Editora paulistana Mino surgiu no espaço editorial brasileiro em 2015, com a proposta de publicar quadrinhos autorais que possuam em comum uma personalidade marcante tanto de traço quanto de narrativa.


"Espíritos dos Mortos" foi publicado no Brasil pela Mino em 2017. 



Edição dedicada ao icônico Richard Corben que adaptou clássicos de Edgar Allan Poe para os quadrinhos em diversas épocas. 216 páginas com contos como "O Verme Vencedor", "O Corvo", "Rua Morgue", "A Queda da Casa de Usher", "A Morte Rubra", entre outros clássicos de Poe...




  A coletânea foi lançada originalmente nos Estados Unidos em 2014 pela Dark Horse Comics.


 A Mino também publicou "Gideon Falls" (2018)...


...a história acompanha Norton, um rapaz que passa seus dias mexendo em lixo em busca de fragmentos de um lugar amaldiçoado chamado 'Celeiro Negro'. Enquanto Norton empreende sua busca, o padre Wilfred chega a uma pequena cidade para substituir  seu antecessor, que sumiu de forma misteriosa. Os dois protagonistas são ligados por forças sobrenaturais, e a trama aproveita as possibilidades das formas de se contar uma história e experimenta através de uma narrativa enervante de terror e mistério...


 Primeira HQ de terror do quadrinista canadense Jeff Lemire, conhecido por seus trabalhos autorais na Marvel e DC. Em 2018, Lemire se reuniu ao artista Andrea Sorrentino - com quem colaborou nas HQs do "Arqueiro Verde" e do "Velho Logan" - para criar a elogiada e inovadora "Gideon Falls",  para a Image Comics. A série foi publicada pela Mino, em 6 álbuns, entre 2018 e 2021 .


 
"Drácula" (2018, Editora Mino)...



Em 1992, a Topp Comics publicou uma minissérie em 4 partes, com a adaptação em quadrinhos da aclamada releitura cinematográfica de Francis Ford Coppola para o clássico "Drácula, de Bram Stoker".  Adaptado pelo roteirista veterano Roy Thomas e pela então, estrela em ascensão Mike Mignola, "Drácula" foi recebido com entusiasmo pelos fãs em seu lançamento. 



Agora, a edição de luxo com 136 páginas, apresenta a versão original em preto e branco, oferecendo uma visão única da arte de Mignola com seus característicos jogos de luz e sombra marcantes...




A Panini começou a publicar a série "I Am A Hero" (2018), em seu selo Planet Manga...


Aos 35 anos, Hideo Suzuki é um assistente de mangaká cuja vida parece estar estagnada em um trabalho sem perspectiva de crescimento profissional, além de sua imensa dificuldade em manter relacionamentos. Ele se considera um verdadeiro fracassado.



 Mas... um dia, a rotina de Hideo muda drasticamente, quando ele precisa lutar para sobreviver em um mundo dominado por mortos-vivos.



Publicada pela primeira vez em 2009 pela editora Shogakukan, apresentando a detalhada arte de Kengo Hanazawa, que experimenta perspectivas incomuns e retrata os zumbis com uma podridão assustadora...



 ...somada aos dramas pessoais de Hideo, e a excentricidade de outros personagens. O mangá se tornou um sucesso no Japão, e  serviu de inspiração para um ótimo filme live-action de mesmo nome lançado em 2016. A Panini publicou a série completa em 22 volumes com mais de 250 páginas cada.




O mestre Julio Shimamoto sempre muito ativo, com seus quase 80 anos, firma parceria com o goiano multimídia Márcio Paixão Jr. ,e usa sua arte experimental para ilustrar "Cidade de Sangue" (2018, MMArte Editora)...


..uma história policial  ( roteiro de Márcio Paixão) que acontece em Goiânia, e é recheada de  violência, sangue, sexo...


...e volta a trabalhar com Gonçalo Junior (depois de "Claustrofobia" em 2004) no álbum "Até que a Morte nos Separe" (2018, Editora Noir)...


...com 3 HQs com o tema 'amor & morte'...


Shima também teve seis histórias clássicas de terror restauradas e reunidas em "Contos de Horror- Shimamoto" (2018, Atomic Books/Quadrante Sul)...


... álbum com seis histórias publicadas anteriormente na Vecchi ("Spektro"), Press ("Medo"), e D-Arte ("Calafrio" e "Mestres do Terror").



A  parceria Opera Graphica/GRRR!  publicou o livro "Gedeone, O Guerreiro dos Quadrinhos" (2018) de Roberto Guedes (jornalista, fanzineiro e pesquisador)...


Biografia autorizada e bastante ilustrada sobre a vida e a fértil carreira de *Gedeone Malagola. 
 Para completar, o cartunista Marcio Baraldi e o editor Franco de Rosa assinam o posfácio, e como bônus, o livro ainda reproduz uma preciosa adaptação que Gedeone fez do conto " Barril de Amontillado", de E. A. Poe, publicada a primeira vez em "Clássicos de Terror" # 1 (Editora Continental, 1960).

Como curiosidade, essa é uma versão do "Barril de Amotillado" de Gedeone, adaptada para o inglês e colorida!

 ⭐ 'Nascido em São Paulo em, Gedeone Malagola (1924-2008) foi um dos mais importantes e produtivos roteiristas de HQs brasileiros, ao lado de Rubens Francisco Lucchetti. Pioneiro do gênero terror como roteirista e desenhista – fez a primeira história de assombração, em 1953 –, em meio século de carreira, escreveu mais de 1,5 mil histórias em quadrinhos (em algumas raras ocasiões utilizou o pseudônimo 'Rick Starkey'), inclusive de personagens como o super-herói da TV “He-Man”. O curioso é que Gedeone era delegado de polícia (nos anos 60 fazia HQ como renda complementar e por que gostava de desenhar). Mesmo assim, adaptou-se rapidamente aos diversos gêneros de quadrinhos – infantil, aventura, humor, guerra e, principalmente, terror! '

                                              (Guia dos Quadrinhos)


"A Vida e os Amores de Edgar Allan Poe" (2018, Editora Sebo Clepsidra)


Biografia em quadrinhos do célebre autor de terror. Roteiro de R. F. Lucchetti, e  quadrinização a cargo de Eduardo Schloesser, que dedicou seis anos na produção. A narrativa cobre do nascimento à morte do autor, dando especial destaque às complicadas relações amorosas de sua vida.


 Edição de luxo, capa dura, e 180 páginas, sendo 160 de quadrinhos e 20 de textos, que incluem um prefácio por Edson Negromonte, biografias dos autores por Matheus Garcia e um posfácio de Schloesser.




Dylan Dog continuou fazendo a 'dança das editoras': depois do título cancelado pela Mythos em 2006 (antes havia saído pela Record, Globo e Conrad), ele fez uma  passagem relâmpago pela Editora Lorentz (apenas 3 edições trimestrais) em 2017, retornando então para a Mythos, em uma nova série em março de 2018...


Além do título mensal, a Mythos também publicou uma série de graphic novels, começando com "Mater Dolorosa" ( selo Prime Edition, 2018).


Alguns anos depois de conhecer Mater Morbi- a Mãe de Todas as Doenças- Dylan Dog sente novamente os sintomas do mal que quase o matou.
O retorno da Mater Morbi o obrigará a mergulhar num mar de dor, enfrentando uma jornada em seu passado, na busca das causas de seu sofrimento e uma explicação do interesse amoroso que a entidade manifesta pelo Detetive do Pesadelo.


Edição de luxo, colorida/capa dura, com roteiro de Roberto Recchioni  e arte de Gigi Cavenago, originalmente publicado na Itália em "Dylan Dog"  # 361, em comemoração da Sergio Bonelli Editore aos 30 anos do personagem.




Em outubro de 2018, a Ink & Blood lançou uma edição de "Calafrio Especial- Mangue Negro"...



 Uma edição temática com a coletânea de HQs desenhadas por Rodolfo Zalla ( roteiros de Zalla e de Sidemar de Castro) dentro do universo dos filmes de terror do diretor capixaba Rodrigo Aragão. 



Além das histórias, uma matéria de Sidemar sobre os filmes de Rodrigo Aragão na seção 'Cinecalafrio', uma breve biografia de Rodrigo Aragão em 'Quem é Quem nos Quadrinhos', e as capas das edições onde essas HQs foram originalmente publicadas na seção 'Capas Clássicas'.
 


Em outubro de 2019, a Editora Criativo lançou uma série de quatro álbuns (dentro do selo Graphic Books) com consagrados quadrinistas 'nikkeis' (descendentes de japoneses nascidos fora do Japão) brasileiros...


 "O Ciclo dos Primatas", de Paulo Fukue,  reúne clássicas aventuras desenhadas nas décadas de 1960/ 1970, envolvendo aventuras de homens pré-históricos, suas tribos e as bestas 'jurássicas'.

  "Tarun" herói de uma região pré-histórica da Amazônia, criado por Paulo Fukue em 1968.


"Tenébris", de Júlio Shimamoto reúne obras desenhadas pelo autor e escritas por vários roteiristas no início dos anos 1980, quando ele retornou aos quadrinhos depois de mais de década atuando na área de publicidade. Histórias como "A Estrada", escrita por Nelson Padrella, "Eleição Macabra", com roteiro de Ota (publicada na "Calafrio" # 12, 1982), "Ceia Fúnebre" de Maria Aparecida Godoy, "Flor Prometida" de Basílio de Almeida, e outras...



 "Drácula no Ragtime" do casal Neide Harue (arte) e Ataíde Braz (roteiro), é uma das mais consagradas obras criadas no país com o famoso vampiro. Destinado ao mercado europeu, publicado na Bélgica, França e Holanda, o álbum ainda era inédito por aqui.


                                     Capa da versão belga da HQ de Harue & Braz

 A trama sensual, romântica e sanguinária ocorre na década de 1920, e foi publicada originalmente pela Nova Sampa em 1985...  



O GraphicBook "O Samurai" de Claudio Seto é um volume do gênero 'gekiga', o mangá dirigido a adultos, e abordando as histórias dos guerreiros do Japão medieval.

A Panini publicou no mesmo ano, "O Imortal Hulk"...


'O Hulk é um dos heróis mais famosos do Universo Marvel, mas sua premissa de monstro que nasce da raiva o torna difícil de escrever, visto que seus enredos podem se tornar repetitivos. Evitando cair no senso comum da dinâmica “homem versus monstro”, o roteirista Al Ewing e o artista brasileiro Joe Bennett (Bené Nascimento) investiram na atmosfera do terror para voltar às raízes do personagem como um homem em constante conflito consigo mesmo.' 



'Indicada ao prêmio Eisner, o Oscar das HQs, a fase equilibrou discussões filosóficas e sociais, como abuso e fé, com um suspense que bebe de fontes óbvias como body horror, mas também ousa ao mirar no horror cósmico, difundido pela obra de H.P. Lovecraft'.
 
                                                                      (Gabriel Avila, site Omelete/HQ/Livros)

 Série em 11 partes, onde a Panini reúne "The Immortal Hulk" (2018), e histórias de outros títulos do monstruoso 'Gigante Esmeralda'.




A Editora de Cultura publicou o álbum " Lovecraft- Além do Desconhecido" (2019)...


Três contos de H.P. Lovecraft adaptados (roteiro e ate) para os quadrinhos pelo artista cearense Cayman Moreira. 

"A Gravura na Casa Maldita"  mostra um homem que procura abrigo em um casa aparentemente abandonada no vale do rio Miskatonic na Nova Inglaterra. "O Horror no Museu", tem um estranho museu em Londres, que abriga muito mais do que suas figuras sinistras em cera. "Encerrado com os Faraós" traz o famoso ilusionista Harry Houdini explorando uma catacumba no Egito, e encontrando um terror ancestral...


A mesma editora também publicou "O Horror de Dunwich" (2019) 


Adaptação da novela homônima de Lovecraft, com roteiro de Felipe Castilho e desenhos do gaúcho Fred Rubim...




"Frankenstein 200" (2019, Editora Sebo Clepsidra)


Álbum de luxo com seis HQs de novos quadrinistas explorando o universo da criação de Mary Shelley, em versões livres do tema.



 Ana Fiori, Hector Lima, Jorge de Barros, Alex Mir, Lexy Soares, e Lillo Parra escrevem, e Alex Genaro, 'Psikotikka', Décio Ramirez, Ton Albuquerque, Priscila de Paula e Giovanna Guimarães ilustram, com editoria de Cid Vale Ferreira. 



A Mythos publicou a ótima graphic novel "Prelúdio Para Morrer" ( selo Prime Edition, 2019)...


Dylan Dog conhece e se apaixona por Laís, uma bela e misteriosa modelo, durante a inauguração de uma mostra fotográfica. A garota some de forma repentina, e ao seguir sua pista, o Detetive do Pesadelo entra no mundo da cultura sadomasoquista, e descobre uma verdade horrenda e imprevisível.



Em seus mais de 30 anos, Dylan Dog passou pelas mãos de vários roteiristas, com destaque para Dario Argento, o cineasta cult conhecido como um dos maiores nomes do  horror italiano. O diretor de "Suspiria" escreveu "Prelúdio para Morrer", um suspense que brinca com a sanidade do herói, enquanto constrói uma trama 'adulta' que aproveita sua estrutura de investigação para fazer críticas sutis a padrões sociais e tabus.  Argento também é lembrado pelo filme "Prelúdio para Matar" (Profondo Rosso, 1975), cujo título é referenciado na HQ, publicada no Brasil com o título de Prelúdio para Morrer - originalmente "Profondo Nero".



O roteirista, fanzineiro e editor André Carim de Oliveira, através de sua editora independente Múltiplo, lançou "Vampiras: A Maldição da Lua de Sangue" (2019)...



...com roteiro de henry Garrit e arte de May Santos, conta uma saga de terror em Belo Horizonte, Minas Gerais. As vampiras Isabela, Valquíria, Lara e Marceline; a super heroína Cataclisma, e a Bruxa Alice, precisam se unir para tentar deter o 'Ser de Fogo', uma entidade lendária (a união de Lilith com Nosferatu), que quer dominar toda a existência!




Também pela Múltiplo, saíram dois números da revista "Trem do Terror" (2019)...


O # 1 tem HQs de Julio Shimamoto, Luiz Iorio, Antonieto Pereira, Gabriel Fernandes, e Oscar Suyama Jr.

A segunda edição contou com trabalhos de Bira Dantas, Leonardo Rocha, Luiz Iorio, Gabriel Fernandes, Mauricio Lima & Lancelott Martins, e Salathiel Anacleto; com capa de Julio Shimamoto.



Um terceiro número sairia somente em setembro de 2022, depois da pior fase da *pandemia, fase em que em uma bela iniciativa, o editor colocou muitos exemplares de suas publicações para serem baixadas gratuitamente em PDF, na página oficial do facebook :

 https://www.facebook.com/groups/410201319362851/files/


Em 31 de dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi alertada sobre vários casos de pneumonia na cidade de Wuhan, província de Hubei, na República Popular da China. Tratava-se de uma nova cepa de coronavírus (COVID - 19) que não havia sido identificada antes em seres humanos. Em 11 de março de 2020 foi decretado o estado de pandemia, em poucos meses, o novo coronavírus tomou conta do planeta, infectou mais de 75 milhões e causou impactos em todos os setores,  literalmente parando o mundo.


Para completar a 'desgraça', em janeiro de 2019 assumiu a presidência do Brasil...Jair Messias Bolsonaro...

🕇 Em junho de 2016 faleceu Rodolfo Zalla.
  Em Agosto de 2017 partiu aos 87 anos, Álvaro de Moya.

                          CONTINUA...

                                

Fontes:


                    WEB

-Papel Digital-

 http://aquitemscan.blogspot.com/search/label/terror

-Ultimato do Bacon- https://ultimatodobacon.com/

-Guia dos Quadrinhos- http://www.guiadosquadrinhos.com/

KOMIKERBR- https://komikerbr.blogspot.com/search/label/terror?max-results=15


 Bigorna- https://www.bigorna.net/index.php?secao=artigos

- Central dos Sonhos: http://filfelix.com.br/

-Tiras Memory- http://tvmemory.blogspot.com/

-Torre de Vigilância- https://www.torredevigilancia.com/

-Quadrikomics- https://quadrikomics.blogspot.com/



- HQ Memória- http://hqmemoria.com/


-Um Sítio no Planeta Mongo :

-Vampiro/Museu Gótico Blog :


    -WIKIPÉDIA      

                  

                                  GALERIA



                                                  O Lobisomem de Toninho Lima



                                     Lovecraft por Cayman Moreira

 O cearense Cayman Moreira (1961-) atua como professor de artes e ofícios, e é um multi-artista  de música, artes plásticas e literatura. É cantor, instrumentista e compositor, com mais de 100 peças autorais criadas e, artista de HQs, produzindo roteiros, argumentos, ilustrações e adaptações de obras literárias, entre as quais, os contos de Lovecraft...




 

                                Arte de Flávia Lima em "Os Demônios da Goetia"


                         Arte de Jucelino Neco em "Os Demônios da Goetia em Quadrinhos"






                       Continua....continua....continua...continua...continua....continua...


Viewing all articles
Browse latest Browse all 303