Quantcast
Channel: Museu da Meia-Noite
Viewing all articles
Browse latest Browse all 303

Os Gatos & O Terror 2

$
0
0

 



Os Gatos são animais fascinantes, adoráveis, engraçados, dinâmicos, muito espertos, e carinhosos...ou não. Os humanos adoram e respeitam os gatos, assim como também tem quem os temem. O cinema se encarrega de continuar associando os felinos com o terror. Muitas vezes heróis, muitas vezes vilões...


  "Strays" (Instinto Assassino, 1991) de John McPherson



 Uma família se muda de Chicago para uma antiga casa em um lugar tranquilo do interior. Lá encontram e adotam um casal de gatos de rua. Mas logo descobrem que o local é habitado por um bando enorme de gatos , liderados por um sinistro gato macho-dominante que parece não querer os humanos em seu território.


Produção feita para a televisão, que poderia ser um bom filme, mas os gatinhos não são bem 'dirigidos', e quase nunca parecem ameaçadores, e cenas como alguém se defendendo do gato utilizando uma pistola de água de brinquedo, anulam qualquer susto...

         https://www.youtube.com/watch?v=xRpyjnWDLQs



"Sleepwalkers" (Sonâmbulos, 1992) de Mick Garris, roteiro  original de Stephen King


            https://archive.org/details/the-sleepwalkers-1

 

Um estranho casal (Alice Krige e Brian Krause), mãe e filho que pertencem a uma raça de seres monstruosos sobrenaturais parecidos com felinos (em sua forma não humana) e que sobrevivem graças as forças vitais das garotas virgens que devoram (uma alimentação bastante rara nos dias de hoje !).

Praticamente indestrutíveis e imortais, ele só temem os gatos, os únicos que os reconhecem e podem destruí-los, com suas mordidas e arranhões! 


Depois de matar o xerife da cidade, os 'Sonâmbulos' têm um confronto final contra a força policial restante. É quando Clovis, o gato do falecido xerife e seu exército de gatinhos enfurecidos atacam, infligindo ferimentos fatais aos Sonâmbulos e voltando para casa a tempo para uma lata de atum!


Destaque entre os heróis-felinos para o gato policial Clovis!

O veterano do gênero Ron Perlman interpreta um dos policiais, e o filme conta com as participações do escritor Stephen King, do veterano de "Star Wars" Mark Hamill e dos diretores John Landis, Joe Dante, Clive Barker e Tobe Hooper em pequenas pontas. Apesar de todos os nomes envolvidos, o filme é bastante ruim, e os efeitos especiais e maquiagens...piores!



E um novo gato-heroico apareceu na mistura de ficção científica/ação/terror " Wei Si Li Zhi Lao Mao" (The Cat, Hong Kong, 1992) de Ngai Choi Lam.



 Três visitantes de outro sistema solar, chegam na terra com a missão de destruir "o assassino de estrelas", uma criatura amorfa "Lovecraftiana" que absorve e pode voltar a animar as suas vítimas. 

Depois de muitas batalhas, um dos visitantes - um gato preto chamado 'O General' -  é  banhado em um raio amplificado enviado por seu planeta natal, ficando poderoso o suficiente para derrotar o monstro. 


Baseado na novela "Old Cat" de Ni Kuang, essa aventura fantástica chinesa é muito divertida e bizarra, e entre as loucas cenas, temos uma 'batalha aérea' entre General e um grande cão, que é usado para rastreá-lo...


...onde o gato vence a briga, e no final ajuda a derrotar o monstro alienígena!


              https://www.dailymotion.com/video/xs1gwh


"Hocus Pocus" (Abracadabra, 1993) de Kenny Ortega



 Salem, 1639,Thackery Binx (Sean Murray) tenta resgatar sua irmã mais nova das garras de 3 irmãs bruxas covardes : Winifred (Bette Midler), Sarah (Sarah Jessica Parker) e Mary (Kathy Najimy).  Ele é transformado em um gato preto pelas  bruxas e condenado à vida eterna. 



Trezentos anos depois, na noite de Halloween, um garoto  acidentalmente ressuscita as megeras que foram executadas no passado pelos seus crimes.



 Elas planejam roubar a força vital das crianças de Salem, mas  Binx, que ainda tem sua alma imortal presa dentro do corpo de um gato (falante), ajuda os jovens a lutarem contra as práticas malignas das bruxas.



Comédia sobrenatural familiar da Disney, que fez grande sucesso de público (os críticos odiaram), e se tornou uma tradição de Halloween.  


 "The Corpse Grinders 2" (2000) de Ted V. Mikels 



 https://wipfilms.net/uncategorized/the-corpse-grinders-2/


Os sobrinhos dos proprietários originais da 'Lotus Cat Food' ("Para Gatos que Gostam de Pessoas") reiniciam o negócio da família e passam a ter os mesmos problemas. 

Tudo se complica mais com a chegada na terra de uma raça de Homens-Gatos alienígenas! Cansados das batalhas e derrotados por seus inimigos ( Cães-alienígenas do mal ), o povo gato pede a ajuda da Terra na aquisição de alimentos. 


Qual a comida que os alienígenas-gatos acabam gostando mais?... Participações especiais do próprio Mikels ( como o Dr. Mikoff) e de Dolores Fuller!

O veterano Ted V. Mikels aderiu as produções diretas para o vídeo e passou a realizar refilmagens/continuações de seus clássicos-trash. "The Corpe Grinders 2" tem metade da história quase idêntica à do original (ver parte 2), sendo tanto uma refilmagem como um reboot...de qualquer forma é muito ruim...

Mar (マー, Mā) em "Ju-On" (O Grito, 2002) de Takashi Shimizu



Takeo Saeki assassina sua esposa Kayako após descobrir que ela está apaixonada por outro homem, matando também seu filho, Toshio, e o gato da família, chamado Mar. Os assassinatos criam uma maldição que revive a família como fantasmas vingativos, e quem entra na casa Saeki em Nerima , Tóquio, acaba sendo consumido pela maldição. Como tal o espírito de Mar também assombra a casa, como companhia do menino Toshio, às vezes assustando solitariamente...



...e às vezes...acompanhado!



Mar, o gatinho fantasma continuaria aparecendo (e assustando) na famosa  franquia japonesa de terror, assim como na refilmagem americana "The Grudge" (O Grito, 2004), e sequências...



                                       🐈🐈🐈


Mr. Kittles em "Scary Movies 2" (Todo Mundo em Pânico 2, 2003) dos Irmãos Wayans...



Na comédia satírica , Ana Faris enfrenta Mr. Kittles, um gato preto demoníaco de uma casa mal-assombrada. Uma entre as centenas de piadas (nada sutis e inteligentes!), a cena satiriza o ataque do gato a Florence (Pamela Franklin) em "A Casa da Noite Eterna" (1973).



 "Black Cat" (2004) de Serge Rodnunsky 


A detetive Eleanor (Shawna Erickson) investiga o caso de um homem atormentado cuja mulher e o filho adolescente, ele afirma, haviam desaparecido. Tudo leva, é claro ao gato de estimação e as obsessões do homem. 


Produção realizada diretamente para o vídeo ( pelo bailarino e coreógrafo Rodnunsky) tentando atualizar a história de Edgar Allan Poe. Pretensioso e enfadonho...




"The Black Cat" (2007) de Stuart Gordon


       https://www.youtube.com/watch?v=iwv4fBGNdWI

 

Edgar Allan Poe (Jeffrey Combs), está lutando para escrever uma nova história que não seja rejeitada por seus editores. Ele entra no limite da insanidade (e se afunda na bebida) com a saúde precária de sua amada esposa Virginia (Elyse Levesque), que está morrendo com tuberculose.



 Poe começa a ficar obcecado com Plutão, o gato preto de sua esposa...




“Tudo o que vemos ou parecemos/é apenas um sonho dentro de um sonho?”




Episódio da série de TV antológica "Masters of Horror" (TV-MA). O roteiro de Gordon e Dennis Paoli, junta fatos reais da vida do escritor com o seu conto mais famoso, com ótimo resultado. Jeffrey Combs (ator fetiche do diretor desde "Re-Animator" de 1985) está perfeito como um Allan Poe progressivamente alucinado e sádico.



Wyborne em "Coraline" (Coraline e o Mundo Secreto, 2009) de Henry Sellick

A garota Caroline descobre um universo alternativo colorido e divertido atrás de uma porta secreta em sua nova casa, sem saber que ela contém algo sombrio e sinistro. Seus amigos, um menino chamado Wybie e um esperto gato preto de rua, a ajudam a consertar as coisas e resgatar seus pais, e as almas das crianças capturadas por uma entidade maligna...


Animação em stop motion baseada no livro homônimo de Neil Gaiman. 





"Gato" (2009) de Joel Caetano



Um homem solitário e perturbado (o próprio diretor/roteirista)  vive uma estranha relação com seu bichano. 


Ele sempre conversa com o animal, até o dia em que esse responde, e assume a forma de um homem-gato. O 'pet-humano' passa a interferir na sua vida, e sua mente vai piorando. Com o aparecimento de uma garota (Mariana Zani), a loucura chega ao extremo... 



 Curta metragem nacional (23 min.) de fantasia e terror psicológico, com inspiração no conto de Allan Poe. Exibido e premiado em diversos festivais mundo afora, tem como destaque as atuações de Joel Caetano e 'Cindy Maria', sua gatinha e verdadeira estrela do curta!




"Go-hyang-i: Jook-eum-eul Bo-neun Doo Gae-eui Noon" (The Cat, Coréia do Sul, 2011) de Seung-wook Byeon




 A jovem So-Yeon (Dong-wook Kim) sofre de claustrofobia, devido a um incidente traumático quando criança e trabalha em uma pet shop. Um dia, um gato chamado Bidanyi entra na loja. No dia seguinte, a proprietária de Bidanyi é encontrada morta em um elevador. So-Yeon, por solicitação de um policial, leva o gato para casa. 



Pouco depois, ela começa a ver uma menina misteriosa com olhos de gato, e outras mortes envolvendo donos de bichanos adotados passam a ocorrer por perto. 

Investigando os casos misteriosos ela descobre uma história oculta relacionada com os gatos.

Uma nova versão das antigas histórias orientais com gatos demoníacos.


 Mr. Whiskers em "Frankenweenie" (2012) de Tim Burton




  O garoto Victor trás de volta a vida seu adorado cãozinho Sparky. Entre as confusões que sua descoberta científica trazem, está o aparecimento de um gato-vampiro, versão perversa do gatinho apavorado Mr. Whiskers depois de revivido por um raio enquanto segurava um morcego morto.




Animação stop motion infantil que homenageia os filmes de terror da Universal dos anos 30 e os filmes de ficção cientifica anos 50. Uma refilmagem estendida do curta de mesmo nome e do mesmo diretor de 1984, ambos versões cômicas da história de Frankenstein.


"The Corpse Grinders 3" (Espanha/USA, 2012) de 'Manolito Motosierra'. 



O dono de uma fábrica de comida para gatos de uma cidadezinha da Espanha se associa a um investidor americano e a fórmula da revolucionária Lotus Food é retomada. 



Enquanto os gatinhos sob o efeito da comida atacam os humanos, um nerd investiga o caso. O problema maior é a chegada da data da Convenção Internacional de Gatos que se realiza na cidade! 




Ted V. Mikels serviu apenas como produtor executivo desta nova parte, que assume um tom de deboche e comédia ao estilo Troma!



Senhor Whiskers em "The Voices" ( As Vozes, 2014) de Marjane Satrapi


Jerry (Ryan Reynolds) é um cara otimista com alguns problemas- vozes na sua cabeça, e algumas cabeças decepadas na geladeira! 

O pobre Jerry ouve vozes que lhe dizem para fazer coisas obscuras. Ele projeta essas vozes em seu cachorro Bosco e no gato Mr Whiskers. Embora Bosco seja a voz da razão, o Sr. Whiskers é o seu lado mais sombrio, incitando-o a matar. Esta comédia de humor negro é sangrenta e divertida.



"Lost in the Pacific" (Perdidos no Pacífico, 2016) de Vincent Zhou



Futuro próximo. O novo e muito moderno airbus de luxo da Ocean Airlines decola em seu voo inaugural do Brasil para Hong Kong. 



O avião é pego por uma tempestade. O executivo da empresa à bordo insiste que eles continuem em vez de desviar e perder o pouso de gala em Hong Kong. O motor é então danificado e eles são forçados a pousar na pequena Ilha Fortune no meio do Pacífico. No chão, eles são atacados abruptamente por gatos mutantes assassinos... 



Filme-catástrofe, sci-fi, ação e terror animal em produção chinesa, com o americano Brandon Routh como o herói. O filme é uma bagunça/bagaça 'B', ao estilo canal SyFy, incluindo os gatos mutantes feitos em CGI sofrível- assim como o próprio avião. Talvez reconhecendo o absurdo da ideia, o filme mantém os gatos mutantes fora do caminho durante a maior parte do tempo. Mesmo assim, o filme chega a um final bizarro (mas, bem ao estilo oriental) em que os sobreviventes tentam escapar enquanto um violoncelista cego e um cantor pop mantém os gatos fascinados com uma serenata...

...diverte...como filme trash! 





         https://www.youtube.com/watch?v=BsH0Bh80Yjg


"Yao Mao Zhuan" ( Kû-kai/ Legend of the Demon Cat/ O Mistério do Gato Chinês, 2017) de Kaige Chen


Durante a Dinastia Tang, na cidade de Chang'an, o Imperador Dezong depois de passar uma semana inteira sem dormir, falece - alguns acreditam que ele foi possuído. O poeta e escritor Bai Letian (Huang Xuan) Bai é encarregado de liderar a investigação sobre a morte e, aparentemente por acaso, acaba se unindo a um monge japonês chamado Kukai (Shota Sometani) para resolver o mistério.


Bai e Kukai eventualmente descobrem uma ligação com eventos de 30 anos antes, quando a muito amada concubina Yang Gufei (Sandrine Pinna) do Imperador Li (Edward Zhang Lu-Yi)  foi enterrada com seu querido gato preto...



...e agora, um gato demoníaco que entrou no palácio está causando eventos perturbadores, tanto para o bem, quanto para o mal. Seguindo a trilha do gato, eles descobrem muito mais...

Filme de aventura, romance, fantasia e terror, em luxuosa coprodução Hong Kong/Japão. Baseado em um romance do japonês Baku Yumemakura, foi exibido no Brasil no XV Festival Fantaspoa de 2019.

   https://www.youtube.com/watch?v=qv7Yoj7X0kg


"Para Minha Gata Mieze" (2018) de Wesley Gondim



O veterinário Francisco (João Campos) é alvo de violentos ataques homofóbicos, e se refugia em seu amor pelos animais, e no cuidado de gatos de rua.

Na clínica de animais de estimação de Francisco, ele tem uma adorável gata siamesa chamada Mieze, que é mantida em uma gaiola durante o horário de expediente. A loja é alvo de vândalos odiosos que destroem o lugar, e levam a gaiola que contém Mieze quando vão embora.

 Fazendo-se passar por amigo e possível amante, um dos homens é convidado para ir ao apartamento de Francisco, mas traz consigo o outro. Rapidamente fica claro que esses homens são os vândalos e pretendem fazer mal a Francisco. Mas, o veterinário encontra uma maneira de se vingar de seus algozes, e ainda alimentar os gatinhos de rua...


Premiado curta metragem (25 min.) nacional (de Brasília) de terror, tratando do tema da sexualidade e da homofobia. 



"Hell's Kitty" (2018) de Nicholas Tana


                                  https://hellskitty.com/


Nick (Nicholas Tana, também diretor e roteirista) é um aspirante a roteirista que vive em Hollywood com sua gata branca e cinza Angel. 

Ele é solteiro e Angel quer que ele continue assim, atacando qualquer namorada ou outra pessoa que ele trouxer para casa. Mais recentemente, Lisa (Lisa Younger ), que agora está ameaçando processá-lo. À medida que a carnificina piora, ele e seu melhor amigo Adam (Adam Rucho) iniciam uma busca cada vez mais desesperada por uma solução.



 De terapeuta de animais de estimação eles recorrem até a padres, médiuns e ciganos, tentando tirar o aparente espírito maligno do bichano!  

"Hell's Kitty" foi uma websérie e uma webcomic, e depois foi editado como um filme.O resultado é que parece episódico, com muitas referências a filmes de terror clássicos, e participações especiais de algumas estrelas, como Michael Berryman, Lee Meriwether, Doug Jones, Adrianne Barbeau, Dale Midkiff, e até um dos palhaços assassinos do cult "Killer Klows from Outer Space" !


Como explica o site oficial do projeto: “A verdadeira estrela é  , Angel, que trabalhou com mais ícones do terror do que qualquer gato na história; e é provavelmente o único felino na história que já arranhou Lee Meriwether (a Mulher Gato da série "Batman" anos 1960). 

Atriz metódica, ela faz todas as suas próprias cenas de ação e insiste em ser paga em atum e guloseimas. Ela inspirou a franquia "Hell's Kitty", servindo como musa de Tana; sentado em seu colo enquanto escrevia os roteiros.”


Church em "Pet Semetary" ( Cemitério Maldito, 2019) de  Kevin Kölsch e Dennis Widmyer



Essa segunda adaptação do livro de Stephen King é mais fiel a história original, do que o de 1989, mas com uma grande mudança-  em vez do menininho Gage, é sua irmã de 8 anos, Ellie, que é a vítima do atropelamento...



... voltando como zumbi, depois e ser enterrada no cemitério indígena...





Nessa versão, o gatinho Winston Churchill (chamado de Church) tem uma presença maior, e também sobrevive no final (chocante) em sua forma zumbi.



Assim, em matéria de 'terror felino', o filme é mais efetivo, mas no todo, é bastante fraco...ou não, já que é amado e odiado na mesma medida por fãs de King, e do filme original...



"Pet Graveyard" (2019) de Rebecca Matthews...


...produção britânica de baixo orçamento (e criatividade) que foi vendida como um 'blockbuster' imitando "Pet Sematary"... e não é. Tem um assassino mascarado sobrenatural , e a presença constante de um gatinho Sphynx diabólico (em CGI sofrível), que aparece sem explicação e motivo, e só...



Em sua estreia na direção (e roteiro, câmera e montagem), a crítica de cinema Beatriz Saldanha escalou seu gato Jérôme em seu divertido curta "Jérôme: Um Conto de Natal" (2020). 



Gravado com a câmera do celular, a produção aborda o esperto bichano que  precisa enveredar para o satanismo para sobreviver na pandemia após a morte de seu dono (Carlos Primati). 



 Episódio do longa "Antologia da Pandemia" (2020) da Fantaspoa Produções, que reuniu 13 curtas internacionais de terror realizados em meio ao confinamento ocasionado pelo Covid-19. 

Falando em curtas metragens, temos a deliciosa e multi premiada animação "My Cat Lucy" (2022) de Kate Vaillant...


...com apenas 2:15 min., com uma divertida e assustadora história de um garoto que acredita que sua travessa gatinha Lucy, está possuída pelo demônio!


        https://www.youtube.com/watch?v=H8wt59nnmaE


Cobweb em "Hocus Pocus 2" (2022) de Anne Fletcher

As irmãs Sanderson, Winifred (Bette Midler), Mary (Kathy Najimy) e Sarah (Sarah Jessica Parker) são acidentalmente convocadas por duas adolescentes, que devem achar uma maneira para parar as bruxas . Um homem chamado Gilbert (Sam Richardson) abriu uma loja de magia e novidades na antiga casa da irmã Sanderson e é dono de um gato preto chamado Cobweb.



Quando as Irmãs Sanderson chegam em sua antiga casa e confrontam Gilbert, ficam chocadas ao ver o gato preto.



Elas presumem que o gato é Thackary Binx ( o menino que elas transformaram em  gato preto, no primeiro filme) que voltou à vida, e se preparam para matar o pobre animal. Seu tutor o salva, e Cobweb reaparece para ajudar as meninas, e aparece no final (após os créditos), com uma provocação para outra sequência...




                       😼🙀😾💀🐈🐈🐈🐈












                                       😼 FONTES:


Wikipedia

IMDB


                           https://cinemacats.com/




https://www.denofgeek.com/movies/the-importance-of-cats-in-horror-cinema/


https://www.horror.land/paws-for-thought/


https://www.moriareviews.com/animals-attack-films


https://www.cheshireandwain.com/blogs/journal/best-horror-films-to-get-you-and-your-cat-in-the-halloween-mood








Viewing all articles
Browse latest Browse all 303