Quantcast
Channel: Museu da Meia-Noite
Viewing all articles
Browse latest Browse all 303

VODU no Cinema Fantástico - Parte 3

$
0
0

 

Nas crenças do Vodu, o ser humano teria um alma composta de duas partes- o 'Gros Bon Ange' (grande anjo bom), que seria a energia que mantêm o corpo vivo, e o 'Ti Bon Ange' (pequeno anjo bom), que concederia ao indivíduo sua personalidade e força de vontade, e que viajaria durante o sono, para experimentar os sonhos.

Utilizando sua magia e poções misteriosas, um Bokor poderia aprisionar o Ti Bon Ange (dentro de uma garrafa, por exemplo..), o que transformaria a pessoa em um escravo sem vontade própria...um Morto-Vivo...


🧟💀👀 Em abril de 1962, Clairvius Narcisse entrou no Hospital Albert Schweitzer, no Haiti, reclamando de febre e do que descreveu como 'insetos rastejando na pele'. Ele piorou, foi internado, e dois dias depois foi declarado morto. Sua família enterrou o corpo no cemitério local, selando o caixão com pregos, como de costume. Em fevereiro de 1980, Clairvius reapareceu em seu vilarejo de origem, procurando sua irmã. Testes confirmaram sua identidade, e ele contou  diversas vezes, que ouviu os médicos declararem sua morte, e sentiu quando foi enterrado. À noite, diz Narcisse, ele foi retirado do caixão, reanimado com uma poção e levado à fazenda de um feiticeiro vodu, o mesmo homem que, segundo ele, teria lhe administrado, secretamente, uma droga que o colocara no estado de morte. Ele disse que sob efeito da poção, teve que trabalhar (junto com outros) como escravo em uma plantação, até a morte do Bokor, quando ficou livre e retornou para casa. Seu caso foi divulgado, e amplamente estudado, inclusive por Wade Davis, o antropólogo e etnobotânico de Harvard, autor do livro "The Serpent and the Rainbow".

Clairvius Narcisse, o homem que foi sepultado em 1962, faleceu tranquilamente de causas naturais, em...1994.



"Le Notti Erotiche dei Morti Viventi" ( IT, 1980) de Joe D'Amato


John (Mark Shannon) é um arquiteto  arrogante que acabou de alugar uma ilhota na República Dominicana  para uma empresa construir um centro turístico. Ele freta um barco com Larry (George Estman) para fazer reconhecimento do local, e junto com eles vai a socialite Fiona (Dirce Funari)... apesar dos avisos de que o local seria assombrado.



 Na ilha chamada Isla del Gato, eles encontram um velho xamã, e a bela Luna (Laura Gemser)...

... além de uma população de mortos vivos! Os zumbis são os antigos habitantes da ilha, que depois de um terremoto seguido de uma peste, foram dizimados.


 Luna seria uma sacerdotisa Vodu (e  uma criatura sobrenatural, já que seu sangue é verde e parece se transformar em um gato!) encarregada de acordar os zumbis para expulsar os intrusos de seu lugar sagrado de descanso...


Sexploitation e terror do especialista italiano D'Amato (Aristide Massaccesi) filmado em San Domingo (capital da República Dominicana). Perfeitas locações naturais, com um roteiro confuso, e grande parte de sua longa metragem (110 min.) é dedicada as cenas de sexo (simuladas e explícitas). 



https://www.erogarga.com/le-notti-erotiche-dei-morti-viventi-1980/


"Zombie Island Massacre" (  EUA, 1984) de John N. Carter


         'Is it the voodoo people who took him away?'


Um grupo de turistas americanos em férias num resort caribenho reserva uma excursão à ilha vizinha de St Marie para testemunhar em primeira mão um ritual de vodu. 

Quando  chegam a ilha, são conduzidos de ônibus ao anunciado ritual de vodu, e testemunham um zumbi ser ressuscitado dos mortos com sangue de cabra recém-derramado, para então ser despachado com um facão! 

Eles retornam ao ônibus, para descobrir que o motorista foi morto e o veículo sabotado. Logo, passam a sofrer sustos e ameaças 'primitivas...



 ... além de serem caçados e mortos por um assassino misterioso e 'monstruoso', que parece uma cruza de uma árvore com um pássaro (?!)



No final, o 'monstro' assassino (que convenientemente mal aparece) é revelado como uma armação de uma gangue de traficantes colombianos para esconder suas atividades! No final, os nativos liderados pelo sacerdote vodu, despacham os bandidos.

Esquisito e muito barato slasher  filmado sob o título "The Last Picnic", em 1983 – o que não faz sentido (não há piquenique no filme!), e lançado nos cinemas americanos, e depois em vídeo pela TROMA. OK! O zumbi do novo título, também aparece rapidamente no começo, e não ouvimos mais falar dele! ...


            https://www.dailymotion.com/video/x6efcqq


"Witchdoctor of the Living Dead" (NIG, 1985) de Charles Abi Enonchong


Numa aldeia da Nigéria, acontecimentos assustadores aterrorizam camponeses e agricultores. Mortos-vivos espalham pânico em plena luz do dia e cobras atacam as pessoas em suas cabanas (e latrinas!). 

O feiticeiro da aldeia conta aos mais velhos da tribo que os espíritos dos falecidos estão chateados porque seus descendentes não seguem mais a antiga 'religião da selva'.



Por sua vez, um sacerdote cristão evangélico, aparece e afirma que o feiticeiro com seu Vodu está por trás dos infortúnios que assolam o lugar, e o acusa de manipular os aldeões supersticiosos e ignorantes, exigindo carne, e parte de suas plantações. 

O padre busca ajuda trazendo um inspetor de polícia da cidade para a remota vila na selva. Mas, o feiticeiro, além de dominar os zumbis, sopra um pó branco em suas vítimas, fazendo com que elas vomitem cobras, e pode se transformar em um cabra para fugir...


Produção da Nigéria, S.O.V. (VHS). Atuação, câmera e edição totalmente amadoras, e efeitos sonoros e trilha tirados de filmes americanos. E várias cobras de borracha, e esqueletos de plástico.  


Escrito e dirigido por Charles Abi Enonchong, "Witchdoctor of the Living Dead"é um exercício ambicioso, criativo e divertido com orçamento e recursos mínimos. Mínimos mesmo! 

         https://www.youtube.com/watch?v=jJIGz0tVq-U

https://wipfilms.net/zombies-and-undead/witchdoctor-of-the-livingdead/


"Angel Heart" (Coração Satânico, EUA, 1987) de Alan Parker


     'I ain't up on all this voodoo shit: I'm from Brooklyn.'

                 (Harry Angel/Mickey Rourke em "Angel Heart")


Em 1955, o investigador particular de Nova York , Harry Angel (Michael Rourke), é contatado pelo misterioso Louis Cyphre (Robert de Niro) para rastrear um cantor conhecido como Johnny Favorite que sofreu um grave trauma neurológico, antes de saldar uma dívida com ele.




Ao seguir o rastro de Favorite, Angel descobre que todas as testemunhas estão sendo assassinadas depois que ele fala com elas.



Angel encontra a pista de Epiphany Proudfoot (Lisa Bonet),a jovem filha de Favorite, em New Orleans. 


Acontece que Epiphany é uma sacerdotisa Vodu...



...e o detetive descobre que está envolvido em um mistério com magia negra, pactos com o demônio, e transferência de almas...


Suspense, policial ao estilo noir e terror psicológico, baseado no romance "Falling Angel" de William Hjortsberg.  Produção classe 'A', em um dos filmes mais caros sobre o Vodu, e também um dos melhores- atuações inspiradas, ótima fotografia, trilha sonora e  roteiro/ direção de Parker, que realmente se dedicou ao projeto. 
O Vodu é utilizado apenas como pano de fundo de uma trama 'satanista', acrescentando pouco ao cânone do vodu cinematográfico. Mas, trata o tema de forma 'realista', e ao mesmo tempo, artística, como nunca fora feito anteriormente... 






"Scared Stiff" (  EUA, 1987) de Richard Friedman


O psiquiatra David Young (Andrew Stevens) compra uma antiga mansão que pertenceu ao cruel comerciante de escravos do sec. 19, George Masterson (David Ramsey). Ele vai morar com sua namorada, a cantora pop Kate (Mary Page Keller), uma ex-paciente que está se recuperando de um colapso nervoso. Kate logo descobre que a casa está mal-assombrada e experimenta estranhas aparições. 




Ela pensa que pode estar enlouquecendo, mas também acredita que Masterson, que foi morto por uma maldição Vodu colocada sobre ele por seus escravos, está começando a possuir David.


No final (totalmente surreal) Kate volta ao século 19, onde o traficante de escravos tenta estuprá-la antes que ela use um amuleto, fazendo com que ele se transforme em um monstro com uma máscara tribal africana no rosto..



... e então ele é depois perfurado com uma lança – atirada desde uma cerimônia de vodu na Costa do Marfim!!! – e derrete em uma pilha de gosma...




Produção de baixo orçamento também conhecida como "The Masterson Curse".





"The Believers" (Adoradores do Diabo, EUA 1987) de John Schlesinger



O psicólogo da polícia de Nova York, Cal Jamison (Martin Sheen), é chamado para examinar um policial latino que está em estado de histeria, acreditando ser o destinatário de uma maldição da Santeria. Posteriormente, Cal fica fascinado pela Santeria – a religião latino-americana que  mistura vodu e catolicismo. 



Pesquisando sobre a religião, Cal se envolve em um caso de serial killer infantil e descobre um culto controlado pelo feiticeiro sudanês Palo (Malick Bowens), e com o envolvimento de pessoas da alta sociedade. 



No entanto, a curiosidade de Cal faz dele um alvo dos cultistas e sua namorada é infectada com uma ferida que ocupa todo um lado do rosto, enquanto seu filho pequeno é destinado a um sacrifício humano...


Livremente baseado na novela "The Religion" (1981) de Nicholas Conde, "The Believers" fez parte de um mini-ciclo de filmes que foram lançados no espaço de um ano tratando do vodu. Os outros foram "Angel Heart" (1987) e "The Serpent and the Rainbow" (1988). Todos  lidam com o vodu e abordam o assunto com seriedade, em vez da visão trash que os filmes de orçamento B geralmente faziam/fazem.



 Diferente de "Angel Heart", lançado no mesmo ano, e que misturava Vodu e satanismo como pano de fundo para uma trama 'noir', "The Believers" explora a Santeria, com suas raízes africanas, mas ativa em meio a sociedade branca-rica norte americana.



O maior problema do filme está em ser tão sério que não dá espaço para as sutilezas de um final que se baseia no drama de terror clássico- opção do conceituado diretor Schlesinger, que tenta fugir do gênero.  Além disso, ao transformar (mais uma vez) uma religião da vida real em material para um filme  (que sim, é) de terror, "The Believers" foi muito criticado entre os verdadeiros praticantes da Santeria que, claro, não gostaram de serem retratados como cultistas sinistros...





"Zombie Nightmare" (CAN, 1987) de Jack Bravman & John Fasano



Tony Washington (Jon Mikl Thor), um “adolescente” musculoso de 33 anos , testemunhou quando criança, seu pai (o co-diretor e roteirista Fasano) ser assassinado após impedir um estupro. Apesar desse revés, Tony cresceu e se tornou um rapaz honesto que adora malhar, jogar beisebol, ajudar a cuidar de sua mãe viúva (Francesca Bonacorsa ) e fazer coisas boas pela cidade. Infelizmente ele é morto por cinco adolescentes 'rebeldes' e acéfalos, em um atropelamento proposital.
Sua mãe sabe quem pode ajudar- a sacerdotisa vodu "louca haitiana" da vizinhança, Molly Mokembe ( Manuska Riguad ),  que também é a jovem que seu marido salvou de ser violada  anos antes. Afinal, ela ainda deve um favor à família.



Tony é revivido como zumbi pelo Vodu, e passa a caçar e matar seus assassinos, usando inclusive seu taco de beisebol...



As mortes que ele provoca são investigadas por um jovem policial (Frank Dietz), e pelo veterano capitão Tom Churchman (Adam "Batman" West), que tem uma ligação com a morte do pai de Tony... 


O zumbi volta às suas origens nessa produção canadense de muito baixo orçamento e lançada diretamente em vídeo. Pode ser o 'fundo do poço' do gênero...ou uma boa diversão Trash!







"From a Whisper to a Scream" / "The Offspring" (Do Sussurro ao Grito, 1987) de Jeff Burr




Episódio- "On the Run":

Anos 1950, Jesse Hardwick (Terri Kiser), é baleado e ferido por gangsters  por causa de uma dívida de jogo. Ele foge para o pântano (onde tem pesadelos com zumbis aquáticos), e é salvo por Felder Evans (Harry Cesar), um velho praticante de vodu que cuida de seus ferimentos.
 



Na cabana, Jesse encontra recortes de jornais que sugerem que Felder era um escravo fugitivo no final do século XIX. Acreditando que Felder tem o segredo da imortalidade, Jesse implora que o velho o torne imortal também. 



Quando o ritual falha, os homens entram em uma briga violenta. Felder revela que  já havia dado a Jesse o elixir mágico quando o salvou pela primeira vez, o que lhe deu  mais 70 anos de vida. Irritado com a traição de Jesse, Felder o desmembra e queima, condenando-o a viver sempre assim... 




Antologia de terror, também lançado como "The Offspring", que tem como 'host' ,o grande Vincent Price.
O terceiro segmento ("Lovecraft's Traveling Amusements")  também apresenta uma mística Vodu ( Rosalind Cash) , conhecida como 'a Mulher Cobra'...



...a dona de um espetáculo itinerante de 'aberrações', que ela governa com mão de ferro. Ela acolhe fugitivos da lei por um preço: eles recebem via magia, um poder/habilidade especial, e são forçados a atuar em seu show. Se alguém tentar ir embora, o Vodu é usado para punir...




"The Serpent and the Rainbow" (A Maldição dos Mortos-Vivos, EUA, 1988) de Wes Craven


O antropologista Dr. Dennis Alan (Bill Pullman) é contratado para investigar uma possível droga zumbificante no Haiti, e  recebe a ajuda da psiquiatra e praticante de Vodu Dra. Marielle (Cathy Tyson). 


Mas, ao se envolver com os rituais secretos, desperta a fúria do  Cap. Petraud (Zakes Mokae), o chefe da Tonton Macoute (a cruel polícia secreta do Haiti, e aparentemente praticantes do Vodu), e também um poderoso Bukor!



Alan passa a ser atormentado por pesadelos e alucinações que envolvem mortos vivos, mãos mumificadas e serpentes...



Ele acaba conseguindo o 'pó mágico', mas, Petraud mata Marielle e outros aliados do doutor, e o prende, tortura brutalmente, para depois enterrá-lo vivo... 


 Produção classe 'A', baseada no livro de 'não ficção' do cientista Wade Davis, filmada no Haiti e na República Dominicana. Claro, a versão cinematográfica muda consideravelmente do que aconteceu com o autor na vida real. O filme trabalha livremente o livro com forte ênfase no terror – Davis, por exemplo, não foi preso pela polícia secreta nem enterrado vivo. Na verdade, Wade Davis não gostou da versão cinematográfica e acusou-a de disseminar os mitos ocidentais sobre o vodu que ele procurava esclarecer no livro.



 O filme pretende ser uma visão realista do 'fenômeno' zumbi,  mas, sofre com a tradicional visão Hollywoodiana do '3° Mundo', e das tentativas de Craven de criar cenas e sustos que remetem ao seu grande sucesso "Nightmare on Elm Street", de 1984. Mesmo assim, um grande filme do gênero!


    https://portaldoterrorclassico.blogspot.com/2012/11/a-      maldicao-dos-mortos-vivos-1988-dublado.html



" Oltre le Morte" (After Death/ Zombie 4/ A Terceira Porta do Inferno,  IT/FIL. 1988) de Claudio Fragasso


Médicos missionários em uma pequena ilha do Caribe, falham em salvar a vida do filho pequeno de um sacerdote Vodu (James E. Sampson). Em retaliação, ele usa seus poderes e abre as portas do mundo dos mortos, trazendo uma horda de zumbis canibais apodrecidos. 



A única sobrevivente é a garotinha Jenny, protegida por um amuleto vodu. Anos mais tarde, Jenny (Candice Daly), agora adulta, volta à ilha junto com um grupo de mercenários (!?!). 


Ao mesmo tempo, uma expedição científica está explorando cavernas na ilha, e mexendo com um livro sagrado. Os mortos vivos decidem voltar para se livrar de tantos intrusos...


Jenny parece ser a chave para fechar as portas do além, e encerrar a maldição vodu, mas além dos zumbis, também temos garotas demônios...


Terror e ação filmado nas Filipinas. O herói do filme é o ator pornô gay Jeff Stryker! Uma grande bobagem do começo ao fim, portanto...divertidamente trash!!





"The Kiss" (Beijo Mortal, EUA/CAN 1988) de Pen Densham


Em 1963, no Congo Belga , as irmãs Hilary e Felice Dunbar são separadas na infância. Felice é mandada embora de trem com sua tia, que possui um ídolo/amuleto vodu semelhante a uma serpente monstruosa. A caminho da Europa, sua tia, compelida pelo objeto, ataca Felice, beijando-a violentamente enquanto o sangue escorre de sua boca. O maquinista do trem encontra o cadáver deformado de sua tia e Felice sai do trem com o ídolo.



25 anos depois em Albany, NY, Hilary (Pamela Collyer) morre em um terrível acidente de carro enquanto ia se reencontrar com Felice (Joanna Pacula), agora uma famosa top model. Não muito depois, Jack Halloran (Nicholas Kilbertus) o viúvo de Hillay encontra Felice ao lado do túmulo e a convida para se mudar. Amy Halloran (Meredith Salenger) passa a não gostar de Felice, principalmente depois que ela seduziu seu pai. 



Depois que vários acidentes fatais e fatos estranhos acontecem ao redor, ela passa a acreditar que Felice está usando magia africana para matar seus amigos...

... e tentando possuí-la, para passar a sua maldição/legado.


Terror sobrenatural filmado em Quebéc, Montreal, com boa produção, mas com um acúmulo de clichês do gênero dos anos 80. Temos uma maldição Vodu, que é um parasita transmitido pelo beijo; possessão, rituais, acidentes bizarros, mortos revividos, e um (ridículo) gato possuído. 

Algum erotismo, boas atuações e a beleza de Joanna Pacula, salvam o espetáculo...

https://archive.org/details/the-kiss-el-beso-1988/The+Kiss+(El+Beso)+(1988)+Mastered+1080p.mkv


"Child's Play" (Brinquedo Assassino, EUA 1988) de Tom Holland


Perseguido pela polícia, o serial killer Charles Lee Ray (Brad Dourif) foge para uma loja de brinquedos. Morrendo devido a um ferimento de bala, ele realiza uma cerimônia vodu que transfere sua alma para um dos bonecos falantes da linha 'Good Guy'. 



O menino Andy Barclay (Alex Vincet), fica desapontado quando não ganha um boneco Good Guy de aniversário. Sua mãe, Karen Barclay (Catherine Hicks) então encontra aquele da loja de brinquedos, sendo vendido barato como mercadoria danificada e o compra para Andy, que fica exultante e o chama de Chucky. Uma misteriosa série de mortes começa a ocorrer e Andy insiste que o seu brinquedo é o responsável.



Karen finalmente percebe que Chucky está cometendo os assassinatos e, que Charles Lee Ray está tentando possuir Andy com o Vodu, para recuperar a forma humana, presa no boneco...

0
Slasher sobrenatural de grande sucesso, e que gerou uma franquia de filmes, série de TV, quadrinhos e muitos artigos colecionáveis. Assim o boneco possuído continuaria matando e tentando trocar de corpo, mas sua origem no vodu não é muito mais explorada...




"Shake, Rattle & Roll 2" (FIL, 1990) de Peque Gallága e Lore Reyes

Episódio "Kulam":

Bogart (Joey Márquez) é um jovem com várias fraturas, internado em um hospital de Manila. 


Ele está sob os cuidados da Dra. Kalivaryo (Daisy Romualdez), uma médica de meia-idade que se interessou por ele. Na verdade, Kalivaryo é uma praticante de Vodu e lançou um feitiço em Bogart para fazê-lo se apaixonar por ela. Mas, o feitiço do amor acaba afetando a sexy enfermeira Melanie (Sylvia Sanchez). 


Quando Kalivaryo descobre Melanie na cama com Bogart,  ela joga a enfermeira quase nua no corredor lotado. Então ela ataca Bogart, e usando uma mecha de cabelo dele, ela cria um boneco vodu e começa a torturar suas partes íntimas!



A jovem amiga de Bogart, Tiffany (Carmina Villaroel), vai visitá-lo, e descobre por acaso a sala da Dra. repleta de plantas da selva e instrumentos de vodu. Tiffany ajuda Bogart, quase imóvel, a escapar jogando-o em seu skate e empurrando-o pelo corredor!
Eles se escondem no berçário do hospital, mas a médica vodu transforma os bebês em Tiyanaks (criaturas vampiras do folclore filipino)...


Novo esconderijo, infelizmente no necrotério, onde os poderes de Kalivaryo acorda os mortos como zumbis! No final, Tiffany consegue substituir o cabelo de Bogart no boneco vodu pelo de Kalbaryo. Quando a feiticeira tenta outro truque, acaba se transformando em um sapo, que a vingativa enfermeira Melaine, prende no laboratório de zoologia onde será usada para dissecação...



Antologia de terror filipina, segunda parte de uma longa e popular série de filmes. O divertido episódio "Kulam" (que quer dizer 'feitiço' em filipino) é totalmente cômico e exagerado.




"Dead Man Don't Die" (Ghost- Homens Mortos Não Morrem, EUA, 1990) de Malcolm Marmorstein



O conhecido âncora de TV Barry Baron (Elliot Gould) é assassinado por uma gangue de traficantes de drogas. Sua dedicada e matriarcal faxineira Chafuka (Mabel King), é uma sacerdotisa Vodu, e o revive em um ritual como um zumbi.


Chafuka faz com que Barry,  continue realizando seus noticiários, controlando-o com um boneco de vodu...



O chefe da quadrilha vê um dos noticiários e presume que seus capangas falharam, e os envia para terminar o trabalho. Porém, quando chegam à estação, acabam sendo mortos em uma série de acidentes, e Chafuka os transforma em mais zumbis...


Comédia policial de humor negro. Elliot Gould se esforça para tornar seu zumbi atrapalhado uma piada, mas o filme só é realmente muito bobo...



"Voodoo Dolls" (CAN 1990) de Andrée Pelletier


Em 1951em uma escola só para garotas, na Louisiana, a jovem estudante problemática Lisa King ( Flavia Carrozzi ) encontra seu amante (e fundador da escola)  na cama com duas outras alunas. Enfurecida, ela pega uma faca e mata a todos, e depois comete suicídio.  



Nos dias atuais a bonita e tímida estudante transferida Vanessa Forbes ( Grace Phillips ), chega e se matricula no programa de teatro da mesma escola- que tem fama de amaldiçoada por conta dos assassinatos do passado. 



A nova professora de teatro, Miss Sayers (Nicole Jaqueline), descobre uma peça escrita pela estudante assassina,  sobre rituais de vodu ( com uma grande carga sexual ) em uma ilha do Caribe, e decide ensaiar o texto com seus alunos.  Enquanto Desmond (Graham Chambers), o zelador negro da escola (que tem uma tarântula de estimação) toca tambor e dança em transe...


...espelhos quebram sozinhos, objetos flutuam no ar, um chuveiro espirra sangue, aparece o fantasma da estudante assassina, e zumbis na piscina da escola...


...e um bando de pequenos bonecos de vodu reanimados, e canibais!


...toda a bagunça vai até um ritual de vodu final, onde um coração é removido...


Produção canadense de muito baixo orçamento, filmada em Quebec, entre 1984 e 1989, e lançada somente em VHS em 1990.  Baseado no livro "The School", de Harriette Vidal.  A diretora Pelletier é atriz canadense de TV, e na produção e roteiro, alguns nomes 'conhecidos' de filmes trash/independentes americanos ...





"Voodoo Dawn" (Voodoo Blood, EUA, 1990) de Steven Fierberg


Estudantes de New York viajam para a Louisiana, onde encontram diversos sinais do culto Vodu. Um deles é atacado e mordido por um homem aparentemente furioso. Tratado pela mamaloi Madame Daslay (Theresa Merrit), eles ficam sabendo que o maligno bokor chamado Makoute (Tony Todd)...


... está matando imigrantes haitianos ( e intrusos) e utilizando partes de seus corpos para construir seus escravos zumbis...



...que por conta disso, adquirem fome por carne humana! 


Um boneco-vodu de Madame Daslay é utilizado para atingir o feiticeiro, e os zumbis, e salvar os jovens; e um deles, já contaminado pela maldição, explode e libera um monstro...



Produção realizada diretamente para o mercado de vídeo, baseada em livro homônimo de John A. Russo (co-autor de "Night of the Living Dead", de 1968), e com a presença (desperdiçada) de Tony Todd (de 'NOTLD' remake e 1990 , e antes da fama de "Candyman" de 1992), e da bela Gina Gershon, antes do sucesso "Shawgirls" (1995). A história original já faz a bagunça ao misturar vodu, feiticeiro à lá Frankenstein, e zumbis canibais...




Em "Predator 2" (Predador 2- A Caçada Continua, EUA, 1990) de Stephen Hopkins...



...o  perigoso caçador alienígena chega para seu safári, na Los Angeles de 1997. A cidade está em meio a uma grande guerra de gangues. As duas principais facções em conflito são os colombianos drogados e os jamaicanos praticantes de vodu.



King Willie (Calvin Lockhart) é o psicótico chefão do Jamaican Voodoo Posse, e também um feiticeiro Vodu, que pratica rituais removendo o coração de traficantes rivais. 



 Quando se encontra com o Predador, ele diz: 'Seu alicerce está na Montanha Sagrada. Selah', e desembainha sua espada/bengala contra o alienígena antes que sua cabeça seja cortada e sua espinha seja arrancada de seu corpo como um troféu.



p.s. No mesmo ano, o astro de artes marciais e ação, Steven Seagal, em "Marked For Death" (Marcado Para a Morte), dizimou uma gangue de traficantes jamaicanos liderados pelo  louco feiticeiro vodu 'Screwface' (Basil Wallace)...



  Alguém poderia informar a Hollywood que o vodu jamaicano é o Obeah? E que os jamaicanos que praticam vodu, provavelmente também não são Rastafari?


"Zombie Cop" (EUA, 1991) de J.R. Bookwalter


'Eu matei você! Eu amaldiçoo você! Seus ossos irão vagar pela terra por toda a eternidade!'
                                 (Dr. Death em "Zombie Cop")

Durante uma operação antidrogas, os detetives da polícia Gill (Michael Kemper) e Stevens (Ken Jarosz) descobrem que enfrentam um feiticeiro vodu e chefão do crime conhecido como Doutor Morte (James R. Black Jr.).



 Durante o confronto, o Doutor Morte joga uma poção ritual no rosto de Gill antes que ambos acabem atirando um no outro e morrendo. 


Após o funeral, Gill sai do túmulo, agora como um zumbi apodrecido. 



Ele conserva sua personalidade, e com a ajuda de seu parceiro vivo, tem que enfrentar o criminoso vodu, que também voltou dos mortos e tem planos de vingança e dominação... 


Policial e terror em produção independente S.O.V. , do especialista Bookwalter ("The Dead Next Door", 1989). É barato e amador, mas é divertido. 


                    https://flixhouse.com/video/1947


"Panga" / "Curse III: Blood Sacrifice" ( Panga: Lâmina Mortal,   UK/AF.Sul, 1991) de Sean Barton



África Oriental, anos 1950. Elizabeth (Jenilee Harrison) casou-se recentemente com o fazendeiro de cana-de-açúcar Geoff (Andre Jacobs) e está esperando seu filho. Um dia, o capataz negro de Geoff, Mletch (Henry Cele), está levando Elizabeth e seus amigos brancos Cindy e Robert por uma vila quando eles se deparam com um ritual Vodu de sacrifício com uma cabra. 


Cindy corre para salvar o animal, apesar dos avisos de  Mletch para não interromper a cerimónia sagrada. O feiticeiro (Dumi Shongwe) responde jogando um artefato vodu emplumado aos pés de Elizabeth e gritando uma maldição.



Não por coincidência, Elizabeth começa a ter dores no ventre, então eles chamam o Dr. Pearson (Christopher Lee), que é o médico local, e também estudioso de ocultismo.



Ele explica que ela foi amaldiçoada por um espírito vingativo, um antigo demônio que vive no mar.



À medida que membros de sua família (incluindo, também, o pobre Mletch) começam a desaparecer, aparentemente vítimas da antiga criatura trazida pelo vodu,  Elizabeth luta para encontrar uma forma de quebrar a maldição...


Terror em produção britânica rodada na África do Sul. Originalmente lançado como um filme independente chamado "Panga" ( nome do tradicional facão africano utilizado originalmente para cortar vegetação densa, e depois como arma) , foi comprado pela americana RCA/Columbia, e distribuído em vídeo como sendo continuação de "The Curse" (A Maldição-Raízes do Terror), de 1987. Participação do astro Christopher Lee, e criatura desenhada pelo maquiador americano Chris ("Gremlins") Walas. De resto, um roteiro ao estilo anos 1950, com o Vodu acordando um monstro aquático (?), que anda pelo canavial (?!); e a tradicional dose de preconceito e racismo. 





"Dèmoni 3"/ "Black Demons" (Noite Maldita, IT 1991) de Umberto Lenzi



Três jovens estudantes americanos de férias no Rio de janeiro, pesquisam a música dos rituais do Vodu brasileiro.



 Depois de gravaram a música de uma cerimônia secreta, um dele recebe um patuá, e é possuído pela entidade 'Osclan' (!?).



Viajando pelo interior em direção a Belo Horizonte, a música gravada por eles acaba acordando um grupo de escravos negros mortos à mais de 100 anos...



...e que agora querem vingança contra os homens brancos...


Produção italiana filmada no Brasil, com a participação de diversos atores secundários nacionais. Trazer os zumbis de volta as suas origens no Vodu, e ainda ligá-los aos escravos brasileiros é uma ótima ideia. Mas, a falta de orçamento, um trio de 'atores' péssimos, e um roteiro recheado de desinformações, e da habitual dose de racismo, estragam a diversão. Restam os zumbis 'realistas', as paisagens brasileiras, e as cenas gore...






'Embora o termo 'Vodu' não seja de uso comum até o século XX , sua representação em narrativas gráficas se origina com representações dos negros como habitantes de uma geografia imaginária, conforme retratado em jornais e revistas em quadrinhos do final do século XIX -  imagens que refratavam “África” através de um prisma de visões grotescas e depreciativas de seu povo.'  



'As HQs e os desenhos animados estereotipavam as autoridades religiosas africanas de acordo com uma retórica visual que classificava as religiões indígenas como estranhas e incivilizadas, personificadas por bárbaros sacerdotes-fetichistas, reis canibais e feiticeiros. Essas visões inventadas das religiões africanas formaram a base de representações posteriores da espiritualidade negra como o vodu.



'Nas primeiras quatro décadas do século XX , os temas africanos assumiram papéis estereotipados, claramente notados nas piadas dos jornais e nos desenhos animados- estereótipos que eliminaram distinções entre culturas religiosas africanas e de base africana, como aconteceu com a animação de Walter Lantz de 1938, " Voodoo in Harlem" .






💀💭🐍 VOODOO COMICS...
















CONTINUA...



FONTES:

                        LIVROS: 


- "Drums of Terror: Voodoo in the Cinema" Bryan Senn

                   (Midnight Marquee Press, 1998)



- "Poverty Horrors!" , Tom Weaver

        (McFarland & Company, Inc. 1993 )

- "Mondo Macabro" , Pete Tombs

         (St. Martin's Griffin, 1998)

- "The Overlook HORROR Film Encyclopedia- Phil Hardy

               (Overlook Press, 1994)

- "Zumbis- O Livro dos Mortos" - Jamie Russell

     (Editora Barba Negra, 2010)


       

                              🕸  WEB:

- IMDB

-Wikipédia

-Black Horror Movies - https://www.blackhorrormovies.com/

- MORIA Reviews- 

https://www.moriareviews.com/theme/zombies


- Daily Mail UK - https://www.dailymail.co.uk/news/article-3900526/Day-Dead-Voodoo-practitioners-perform-rituals-appease-spirits-annual-ritual.html


- Department of Afro American Research Arts & Culture-

             https://www.daaracarchive.org/


- The Columbus Movie Picture Show-

https://www.columbusmovingpictureshow.com/post/vagabond-director-f-herrick-herrick-and-obeah-the-lost-horror-film-of-1935-part-1


-MDPI- Humanities-

https://www.mdpi.com/2076-0787/10/2/62


- Jamaican News Online- https://www.jamaicaobserver.com/


- Black Perpectives- 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 303