Nas crenças do Vodu, o ser humano teria um alma composta de duas partes- o 'Gros Bon Ange' (grande anjo bom), que seria a energia que mantêm o corpo vivo, e o 'Ti Bon Ange' (pequeno anjo bom), que concederia ao indivíduo sua personalidade e força de vontade, e que viajaria durante o sono, para experimentar os sonhos.
Utilizando sua magia e poções misteriosas, um Bokor poderia aprisionar o Ti Bon Ange (dentro de uma garrafa, por exemplo..), o que transformaria a pessoa em um escravo sem vontade própria...um Morto-Vivo...
🧟💀👀 Em abril de 1962, Clairvius Narcisse entrou no Hospital Albert Schweitzer, no Haiti, reclamando de febre e do que descreveu como 'insetos rastejando na pele'. Ele piorou, foi internado, e dois dias depois foi declarado morto. Sua família enterrou o corpo no cemitério local, selando o caixão com pregos, como de costume. Em fevereiro de 1980, Clairvius reapareceu em seu vilarejo de origem, procurando sua irmã. Testes confirmaram sua identidade, e ele contou diversas vezes, que ouviu os médicos declararem sua morte, e sentiu quando foi enterrado. À noite, diz Narcisse, ele foi retirado do caixão, reanimado com uma poção e levado à fazenda de um feiticeiro vodu, o mesmo homem que, segundo ele, teria lhe administrado, secretamente, uma droga que o colocara no estado de morte. Ele disse que sob efeito da poção, teve que trabalhar (junto com outros) como escravo em uma plantação, até a morte do Bokor, quando ficou livre e retornou para casa. Seu caso foi divulgado, e amplamente estudado, inclusive por Wade Davis, o antropólogo e etnobotânico de Harvard, autor do livro "The Serpent and the Rainbow".
Clairvius Narcisse, o homem que foi sepultado em 1962, faleceu tranquilamente de causas naturais, em...1994.
"Le Notti Erotiche dei Morti Viventi" ( IT, 1980) de Joe D'Amato
John (Mark Shannon) é um arquiteto arrogante que acabou de alugar uma ilhota na República Dominicana para uma empresa construir um centro turístico. Ele freta um barco com Larry (George Estman) para fazer reconhecimento do local, e junto com eles vai a socialite Fiona (Dirce Funari)... apesar dos avisos de que o local seria assombrado.
Na ilha chamada Isla del Gato, eles encontram um velho xamã, e a bela Luna (Laura Gemser)...
... além de uma população de mortos vivos! Os zumbis são os antigos habitantes da ilha, que depois de um terremoto seguido de uma peste, foram dizimados.
Luna seria uma sacerdotisa Vodu (e uma criatura sobrenatural, já que seu sangue é verde e parece se transformar em um gato!) encarregada de acordar os zumbis para expulsar os intrusos de seu lugar sagrado de descanso...
Sexploitation e terror do especialista italiano D'Amato (Aristide Massaccesi) filmado em San Domingo (capital da República Dominicana). Perfeitas locações naturais, com um roteiro confuso, e grande parte de sua longa metragem (110 min.) é dedicada as cenas de sexo (simuladas e explícitas).
https://www.erogarga.com/le-notti-erotiche-dei-morti-viventi-1980/
"Zombie Island Massacre" ( EUA, 1984) de John N. Carter
'Is it the voodoo people who took him away?'
Um grupo de turistas americanos em férias num resort caribenho reserva uma excursão à ilha vizinha de St Marie para testemunhar em primeira mão um ritual de vodu.
Quando chegam a ilha, são conduzidos de ônibus ao anunciado ritual de vodu, e testemunham um zumbi ser ressuscitado dos mortos com sangue de cabra recém-derramado, para então ser despachado com um facão!
Eles retornam ao ônibus, para descobrir que o motorista foi morto e o veículo sabotado. Logo, passam a sofrer sustos e ameaças 'primitivas...
... além de serem caçados e mortos por um assassino misterioso e 'monstruoso', que parece uma cruza de uma árvore com um pássaro (?!)
No final, o 'monstro' assassino (que convenientemente mal aparece) é revelado como uma armação de uma gangue de traficantes colombianos para esconder suas atividades! No final, os nativos liderados pelo sacerdote vodu, despacham os bandidos.
Esquisito e muito barato slasher filmado sob o título "The Last Picnic", em 1983 – o que não faz sentido (não há piquenique no filme!), e lançado nos cinemas americanos, e depois em vídeo pela TROMA. OK! O zumbi do novo título, também aparece rapidamente no começo, e não ouvimos mais falar dele! ...
https://www.dailymotion.com/video/x6efcqq
"Witchdoctor of the Living Dead" (NIG, 1985) de Charles Abi Enonchong
Numa aldeia da Nigéria, acontecimentos assustadores aterrorizam camponeses e agricultores. Mortos-vivos espalham pânico em plena luz do dia e cobras atacam as pessoas em suas cabanas (e latrinas!).
O feiticeiro da aldeia conta aos mais velhos da tribo que os espíritos dos falecidos estão chateados porque seus descendentes não seguem mais a antiga 'religião da selva'.
Por sua vez, um sacerdote cristão evangélico, aparece e afirma que o feiticeiro com seu Vodu está por trás dos infortúnios que assolam o lugar, e o acusa de manipular os aldeões supersticiosos e ignorantes, exigindo carne, e parte de suas plantações.
O padre busca ajuda trazendo um inspetor de polícia da cidade para a remota vila na selva. Mas, o feiticeiro, além de dominar os zumbis, sopra um pó branco em suas vítimas, fazendo com que elas vomitem cobras, e pode se transformar em um cabra para fugir...
Produção da Nigéria, S.O.V. (VHS). Atuação, câmera e edição totalmente amadoras, e efeitos sonoros e trilha tirados de filmes americanos. E várias cobras de borracha, e esqueletos de plástico.
Escrito e dirigido por Charles Abi Enonchong, "Witchdoctor of the Living Dead"é um exercício ambicioso, criativo e divertido com orçamento e recursos mínimos. Mínimos mesmo!
https://www.youtube.com/watch?v=jJIGz0tVq-U
https://wipfilms.net/zombies-and-undead/witchdoctor-of-the-livingdead/
"Angel Heart" (Coração Satânico, EUA, 1987) de Alan Parker
'I ain't up on all this voodoo shit: I'm from Brooklyn.'
Ao seguir o rastro de Favorite, Angel descobre que todas as testemunhas estão sendo assassinadas depois que ele fala com elas.
Angel encontra a pista de Epiphany Proudfoot (Lisa Bonet),a jovem filha de Favorite, em New Orleans.
Acontece que Epiphany é uma sacerdotisa Vodu...
...e o detetive descobre que está envolvido em um mistério com magia negra, pactos com o demônio, e transferência de almas...
Suspense, policial ao estilo noir e terror psicológico, baseado no romance "Falling Angel" de William Hjortsberg. Produção classe 'A', em um dos filmes mais caros sobre o Vodu, e também um dos melhores- atuações inspiradas, ótima fotografia, trilha sonora e roteiro/ direção de Parker, que realmente se dedicou ao projeto.
O psiquiatra David Young (Andrew Stevens) compra uma antiga mansão que pertenceu ao cruel comerciante de escravos do sec. 19, George Masterson (David Ramsey). Ele vai morar com sua namorada, a cantora pop Kate (Mary Page Keller), uma ex-paciente que está se recuperando de um colapso nervoso. Kate logo descobre que a casa está mal-assombrada e experimenta estranhas aparições.
No final (totalmente surreal) Kate volta ao século 19, onde o traficante de escravos tenta estuprá-la antes que ela use um amuleto, fazendo com que ele se transforme em um monstro com uma máscara tribal africana no rosto..
"The Kiss" (Beijo Mortal, EUA/CAN 1988) de Pen Densham
Em 1963, no Congo Belga , as irmãs Hilary e Felice Dunbar são separadas na infância. Felice é mandada embora de trem com sua tia, que possui um ídolo/amuleto vodu semelhante a uma serpente monstruosa. A caminho da Europa, sua tia, compelida pelo objeto, ataca Felice, beijando-a violentamente enquanto o sangue escorre de sua boca. O maquinista do trem encontra o cadáver deformado de sua tia e Felice sai do trem com o ídolo.
25 anos depois em Albany, NY, Hilary (Pamela Collyer) morre em um terrível acidente de carro enquanto ia se reencontrar com Felice (Joanna Pacula), agora uma famosa top model. Não muito depois, Jack Halloran (Nicholas Kilbertus) o viúvo de Hillay encontra Felice ao lado do túmulo e a convida para se mudar. Amy Halloran (Meredith Salenger) passa a não gostar de Felice, principalmente depois que ela seduziu seu pai.
Depois que vários acidentes fatais e fatos estranhos acontecem ao redor, ela passa a acreditar que Felice está usando magia africana para matar seus amigos...
... e tentando possuí-la, para passar a sua maldição/legado.
Terror sobrenatural filmado em Quebéc, Montreal, com boa produção, mas com um acúmulo de clichês do gênero dos anos 80. Temos uma maldição Vodu, que é um parasita transmitido pelo beijo; possessão, rituais, acidentes bizarros, mortos revividos, e um (ridículo) gato possuído.
Algum erotismo, boas atuações e a beleza de Joanna Pacula, salvam o espetáculo...
https://archive.org/details/the-kiss-el-beso-1988/The+Kiss+(El+Beso)+(1988)+Mastered+1080p.mkvComédia policial de humor negro. Elliot Gould se esforça para tornar seu zumbi atrapalhado uma piada, mas o filme só é realmente muito bobo...
Policial e terror em produção independente S.O.V. , do especialista Bookwalter ("The Dead Next Door", 1989). É barato e amador, mas é divertido.
LIVROS:
- "Drums of Terror: Voodoo in the Cinema" Bryan Senn
(Midnight Marquee Press, 1998)
- "Poverty Horrors!" , Tom Weaver
(McFarland & Company, Inc. 1993 )
- "Mondo Macabro" , Pete Tombs
(St. Martin's Griffin, 1998)
- "The Overlook HORROR Film Encyclopedia- Phil Hardy
(Overlook Press, 1994)
- "Zumbis- O Livro dos Mortos" - Jamie Russell
(Editora Barba Negra, 2010)
🕸 WEB:
- IMDB
-Wikipédia
-Black Horror Movies - https://www.blackhorrormovies.com/
- MORIA Reviews-
https://www.moriareviews.com/theme/zombies
- Daily Mail UK - https://www.dailymail.co.uk/news/article-3900526/Day-Dead-Voodoo-practitioners-perform-rituals-appease-spirits-annual-ritual.html
- Department of Afro American Research Arts & Culture-
https://www.daaracarchive.org/
- The Columbus Movie Picture Show-
-MDPI- Humanities-
https://www.mdpi.com/2076-0787/10/2/62
- Jamaican News Online- https://www.jamaicaobserver.com/