![]()
Nascida em 1794, Marie era filha bastarda de uma escrava liberta chamada Marguerite com o quinto prefeito de New Orleans, Charles Laveau. Ela vivia em uma fazenda com sua mãe e a avó, que eram sacerdotisas Vodu, ofício que ela aprendeu na adolescência
Marie trabalhou com contrabando de bebidas, e existem boatos de que também foi dona de bordel. Em 1819, casou-se com o imigrante haitiano Jacques Paris. Após um ano, Paris desapareceu em circunstâncias misteriosas. Marie então abriu um salão de cabeleireiro, frequentado pelas mulheres mais poderosas da cidade, onde ela também lia o futuro nas cartas, e fazia feitiços sob encomenda. Foi o primeiro passo para sua importante carreira como a maior 'feiticeira' da cidade.
Marie era muito requisitada por famílias de condenados à morte. Dizia-se que, quando ela colocava três pimentas na boca por alguns segundos e depois as depositava debaixo da cadeira do juiz, o réu ganhava a liberdade. O preço era alto: a casa de Marie teria sido o pagamento para salvar o filho de um rico fazendeiro.
A Rainha do Vodu era descrita como alta e bonita, sempre usando lenços coloridos e brincos brilhantes, e teria uma cobra de estimação chamada 'Zombi'.
Após 1860, Laveau parou de realizar seus rituais públicos e levou uma vida mais tranquila, porém ainda era vista andando pela cidade, onde exercia um papel fundamental em movimentos sociais. Morreu pacificamente em sua casa, durante o sono em 15 de junho de 1881. Foi realizado um grande funeral em sua homenagem, e membros da elite branca de Louisiana também compareceram.
Porém, o túmulo seria falso. Na época, diziam que ela abandonou o corpo e se transformou em um corvo que continua sobrevoando a cidade .O local da sua sepultura é impreciso, a localização mais aceita é no cemitério St. Louis 1, onde as pessoas costumam (até hoje) visitar e marcar um X sobre sua lápide na esperança que seu espírito lhes conceda três desejos.
💀🐍🔥👀💀
"Voodoo Academy" ( EUA, 2000) de David DeCoteau
Christopher (Riley Smith) torna-se aluno do exclusivo Carmichael Bible College, cujo fundador, o reverendo Hollis Carmichael (Chad Burris), oferece um tipo 'revolucionário' de educação baseada no cristianismo.
No entanto, Christopher logo descobre que ele e outros cinco colegas foram levados para lá com um propósito sinistro – Carmichael e a sedutora Sra. Bouvie (Debra Mayer) escolheram cada um deles por sua inocência virginal e abstinência e....
... pretendem realizar uma cerimônia Vodu, que os transformará em bonecos de vodu vivos (?!?!), para servirem de instrumento para a vinda de um demônio, e a criação de um exército das trevas!!
Terror/fantasia independente, produzido diretamente para o vídeo, com distribuição da Full Moon Entertainment. Um filme no mínimo, bizarro, que dá a impressão de ser financiado por algum grupo da igreja batista. É ambientado em uma faculdade bíblica, e existem muitos debates 'sérios' sobre a teologia cristã – por exemplo, se é apropriado usar a palavra 'bullshit', e se é permitido beber vinho ao jantar ou não. Em contraste com os elementos cristãos está o forte tom homoerótico do filme (especialidade do diretor)- os alunos são todos bonitos e sarados, mostrados em cenas lânguidas deitados na cama em transes sonhadores, acariciando o peito nu. Bastante simbólico também, é o fato de que a única mulher do filme, revela ser um demônio! Puro Trash, e...bullshit!
"Ritual" (EUA, 2001) de Avi Nesher
Alice Dodgson (Jennifer Gary), uma médica júnior na cidade de Nova Iorque, teve a sua licença temporariamente suspensa depois de dar medicamentos não testados a uma criança doente sem autorização. Ela aceita um emprego na Jamaica onde o dono de uma plantação, Paul Claybourne (Craig Sheffer), precisa de alguém para cuidar de seu irmão Wesley.
Wesley (Daniel Lapaine) afirma que foi afetado por uma maldição zumbi. Alice vê rituais nativos de vodu ao seu redor e observa alguém levando Wesley embora à noite para fins clandestinos.
Ao mesmo tempo, ela descobre que alguém está usando vodu para matar pessoas dentro e ao redor da propriedade.
Não demora muito para que Alice tenha que lutar - junto com a ajuda de uma simpática garota nativa (Kristen Wilson) - por nada menos que a posse eterna de sua alma.
Terror, romance e humor negro vagamente baseado em "I Walked With a Zombie" (1943). Produzido para ser o terceiro e último filme spin-off da série de televisão da HBO "Tales from the Crypt" ,"Ritual" foi arquivado após o fracasso de bilheteria de "Bordello of Blood" (1996)...
... embora pareça muito mais provável que o filme só tenha sido lançado em DVD, cinco anos depois, simplesmente porque é horrível . Apesar de ser bem atuado e ocasionalmente surpreendentemente sangrento, "Ritual"é mais um dos muitos filmes de terror ineficazes que tratam do mundo do vodu lançados na mesma época...
"Voodoo Tailz"/ "Curse of Mardi Gras" (EUA, 2002) de Daniel Zirilli
' O vodu foi iniciado há centenas de anos como uma boa religião e uma forma de os escravos libertarem seus demônios. Mas agora, algumas pessoas distorceram os métodos do vodu. O culto do bayou é conhecido por rituais desviantes e sacrifícios femininos.' (narração em "Voodoo Tailz")
Um grupo de amigas universitárias de Los Angeles decide ir a New Orleans para a festa/carnaval de Mardi Gras. Em New Orleans elas passeiam, fazem compras, festejam, dançam, passeiam (durante20 minutos do filme!)...
Mas, as coisas começam a ficar estranhas, e uma delas acaba sendo sequestrada por uma figura fantasiada de 'morte' (Grim Reaper)...
Uma mamaloi (Demara Khan) explica que no Bayou, existe um culto vodu que pratica sua própria forma de magia negra .
Uma vez nas garras deste culto, as meninas serão sacrificadas... ou algo parecido...
Suspense/terror independente direto para o vídeo. Descontando o fato de que o culto vodu maligno é praticado por homens brancos, e que as garota sobreviventes são salvas por personagens negros, o resto é uma absoluta falta de novidade. E tédio. Serve como filme turístico...
"Zombie Nation" (EUA, 2004) de Ulli Lommel
Joe Singer (Günther Ziegler) é um policial com um trauma de infância que o transformou em um psicopata...
... e que aproveita sua profissão para prender garotas, que leva para um armazém e assassina com injeção letal e depois enterra.
Um grupo de sacerdotisas vodu realiza um estranho ritual que traz várias vítimas de Joe de volta à vida como zumbis.
Essas mortas vivas atacam e comem pessoas aleatoriamente antes de finalmente encontrarem Joe.
Terror independente de muito baixo orçamento, produzido, escrito e dirigido por Ulli Lommel (1944-2017). Mesmo considerando a longa e incompetente carreira do diretor, e a total falta de verba, não existe explicação para essa ruindade geral! ASSISTA POR SUA CONTA E RISCO!
"London Voodoo" (UK, 2004) de Robert Pratten
O ambicioso analista Lincoln Mathers ( Doug Cockle ) muda sua família de Nova York para uma velha casa em Londres. Sua esposa Sarah ( Sara Stewart ) descobre um porão com objetos de vodu, e um túmulo, com múmias. Logo depois, ela passa a agir estranhamente, primeiro, muito sedutora, depois, perigosa.
À medida que Mathers percebe que a família está se desintegrando e que o comportamento de sua esposa se torna mais violento e errático, ele aceita que, para salvar a mulher com quem se casou, ele deve aceitar a ajuda de um grupo de praticantes de Vodu, e acreditar neles...
Sarah está possuída pelo espírito de uma guerreira africana do século XIX que foi morta por se apaixonar por um soldado francês branco e de alguma forma condenada a sempre procurar o amor, sem sucesso...
Terror e suspense independente britânico. É basicamente um filme de possessão, com o vodu sendo usado para expulsar a entidade sobrenatural indesejada de seu hospedeiro, em vez do cristianismo. O Vodu não é a ameaça, mas a defesa...ponto para ele.
Por outro lado, o filme investe no lento drama da família e no suspense, sem grandes choques. Um bom começo para um diretor/roteirista estreante, mas não é para o público habitual de terror.
"The Skeleton Key" (A Chave Mestra, EUA, 2005) de Iain Softley
Caroline Ellis (Kate Hudson) assume um cargo de residente em uma casa de fazenda isolada nos arredores de New Orleans. Enfermeira, ela deve cuidar de Ben Devereaux (John Hurt), marido de Violet (Gena Rowlands), que ficou paralisado após um aparente derrame.
Caroline descobre que a casa contém segredos – desde o quarto trancado no sótão (que ela abre com a 'chave mestra' do título), que está cheio de parafernália de vodu até Ben, que luta para se comunicar quando está sozinho com ela.
Violet conta que o que o quarto pertencia a dois empregados afro-americanos que trabalhavam na casa 90 anos antes. Os criados, Mama Cecile (Jeryl Prescott) e Papa Justify (Ronald McCall), eram praticantes de Vodu, e foram linchados após realizarem um ritual com os dois filhos dos proprietários originais.
Caroline inicialmente descarta isso como superstição, mas quando se aprofunda na investigação dos mistérios, passa a suspeitar que Violet, com a ajuda do advogado da família, Luke (Peter Sarsgaard), lançou uma maldição vodu em Ben. Muito tarde, ela descobre uma trama sobrenatural de troca de corpos, e que ela vai ser a próxima vítima...
Thriller de suspense sobrenatural em produção classe 'A'. Belas locações originais na Louisiana, e ótimo elenco. Mas, "The Skeleton Key" parece uma visão clichê de New Orleans e sua cultura - os pântanos, mansões antigas, clubes de blues, lojas de feitiços, e crenças vodu que são faladas em voz baixa. O resto são clichês de filmes de terror. Parece que o diretor pegou emprestada a maioria das imagens da região de outro filme de vodu muito superior, " Angel Heart "(1987). E para não fugir a regra de Hollywood, o roteiro (que tem influências de "I Walked With a Zombie") também carrega sua carga de racismo- o casal de escravos negros (que são descritos como praticantes do 'Hoodoo'), são os vilões malignos...
"Zombiez" (EUA, 2005) de Zachary Snygg (John Bacchus)
Josephine (Jenicia Garcia) trabalha em uma equipe de demolição que opera em algum lugar de Nova Jersey. Um dia, alguns de seus colegas de trabalho são atacados e mortos (e alguns devorados) por psicopatas empunhando facas de açougueiro, e foices (obviamente de plástico!) .
Esses lunáticos são na verdade zumbis (que gargalham, uivam, e também falam...) que obedecem às ordens de seu mestre enlouquecido "The Dr.' (Jakeem Sellers), um feiticeiro Vodu, que fala em construir um exército para retomar as ruas.
Josephine tem que lutar contra os 'zombiez', e correr muito pela floresta...
Produção independente direta para o vídeo, do especialista em tranqueiras sem orçamento (e criatividade) John Bacchus (ou qualquer outro dos 4 ou 5 nomes com que assina). Da mesma série são "Vampiyaz" , "Bloodz vs. Wolvez"...todos muito ruins. No IMDB também consta que Z. Snygg/ Bacchus lançou em 2003 o vídeo "The Voodoo Warriors", do qual só foi possível encontrar um poster...?...!...?
"Venom" (EUA, 2005) de Jim Gillespie
Louisiana. Ray (Rick Cramer) é um rude motorista de guincho, que quase atropela uma senhora negra. Ele a salva de seu carro balançando em um penhasco e tenta agarrar sua mala, mas fica preso, a mala libera cobras venenosas que o picam e ele se afoga.
Mais tarde naquela mesma noite, o legista examina o corpo de Ray, notando as picadas.
De repente, Ray se levanta e mata o legista antes de sair para recuperar seu caminhão. Ray retorna como um zumbi monstruoso movido por cobras demoníacas...
O motivo é que a senhora (Deborah Duke) era uma sacerdotisa vodu (Deborah Duke), e a caixa continha cobras infectadas com as almas de 13 homens maus, aprisionadas pela mamaloi. Diversas vítimas começam a aparecer, e CeCe (Meagan Good), a neta da mamaloi, investiga tentando salvar seus colegas adolescentes.
Ela descobre que o assassino sobrenatural precisa matar para realizar um ritual vodu para liberar um mal antigo muito poderoso, sobre a Terra...
Terror slasher sobrenatural da Dimension Films, filmado em New Orleans, e em outras cidades da Louisiana. Tentativa de criar (mais um) assassino indestrutível/monstruoso como Jason Vorhees- com origens no Vodu. Os muitos clichês do gênero, e alguns efeitos em CGI miseráveis não ajudam.
O filme foi lançado nos cinemas americanos em setembro de 2005, apenas poucos dias depois do Furacão Katrina ter arrasado New Orleans, e grande parte do sudeste de Louisiana, causando mais de 1800 mortes... 😢
"Urban Evil: A Trilogy of Fear" (2005) de Ted Nicolaou e Danny Draven
Segmento "The Horrible Dr. Bones":
- A banda iniciante de rap, 'Urban Protectors', vence um concurso de talentos realizado pelo exótico DJ de rádio Doctor Bones (Darrow Igus).
Mas acontece que o ''bom médico'é na verdade um feiticeiro Vodu, quer usar a música deles para mascarar seu feitiço subliminar que transformará quem o ouvir em seu zumbi escravo.
Um grupo de hip-hop está pronto para assinar um contrato com um produtor desonesto. O rapper principal Kwame (Russell Richardson), é enganado, e sua avó é magoada pelos capangas do produtor . Mas, a senhora usa o vodu para invocar um ser sobrenatural para se vingar...uma boneca de pano assassina!
-Sahzuku (Parris Washington) é um feiticeiro vodu africano que foi trazido como escravo para a área de Los Angeles (hein?) . Depois de matar alguns de seus companheiros escravos, ele foi condenado a morte e, quando isso não funcionou, ele foi trancado em um 'cofre'.
Algumas centenas de anos depois, um professor do ensino médio leva alguns de seus alunos ao prédio abandonado que abriga o cofre para que ele possa ensiná-los sobre história, e... o fantasma mortal do feiticeiro escapa.
Antologia da Full Moon/Big City Pictures, semelhante a "Tales From the Hood" , mas sem um personagem para apresentar/ ligar as histórias. Na verdade, o filme é uma compilação/ reembalagem sorrateira de três longas da Full Moon - The Horrible Dr. Bones (2000) , Ragdoll (1999) e The Vault (2000) - divididos facilmente em segmentos de 30 minutos, e que realmente funcionam melhor nesta forma abreviada - especialmente os dois primeiros, cujas versões completas originais são preenchidas com inúmeras performances de rap...
"Voodoo Moon" (Prisioneiro do Demônio, EUA/CAN, 2005) de Kevin VanHook
Vinte anos atrás, um ser demoníaco destruiu uma cidade inteira, sobrevivendo apenas um menino e sua irmã.
Agora, Heather (Charisma Carpenter), a irmã é uma artista com habilidades psíquicas, e seu irmão Cole (Eric Mabius), estudou as artes do Vodu, com o sacerdote haitiano Jean-Pierre (David Jean Thomas).
Juntos, os irmãos rastreiam o demônio, e lutam para destruir as forças diabólicas.
Cole reúne uma equipe escolhida para auxiliá-los, mas, eles começam a ser mortos um por um, incluindo o seu mestre em vodu...
Aventura de fantasia e terror lançada diretamente em DVD (e exibida no Sci-Fi Channel). Pontas de astros do terror como Jeffrey Combs, e Dee Wallace Stone, além de John Amos e Geoffrey Lewis. Roteiro e direção do desenhista/roteirista de comic books, artista de efeitos visuais, e diretor de filmes 'B' de terror e ficção VanHook. Eric Mabius, que foi o herói sobrenatural Alex Corvis em "The Crow: Salvation" (2000), faz aqui um personagem semelhante. O filme começa no Haiti, e a arma de Cole são seus 'poderes do vodu', que aqui são raios e chamas, como qualquer super-herói genérico
"Hoodoo For Voodoo" ( EUA, 2006) de Steven Shea
Três vencedoras de um concurso de rádio, e seus acompanhantes estão de partida para uma viagem de quatro dias com todas as despesas pagas à Louisiana para participar do Mardi Gras. Também acompanham a viagem o piloto do avião, o DJ da rádio, e sua namorada.
Os nove param em uma pequena cidade a cerca de 32 quilômetros de seu destino para explorar os pântanos da Louisiana, e participar de uma 'autêntica' cerimônia Vodu. Eles acabam testemunhando um ritual de sacrifício de uma virgem conduzido pela rainha do vodu Marie Laveau (Linnea Quigley).
Logo depois, os jovens começam a morrer de maneiras misteriosas que podem ou não estar relacionadas à cerimônia vodu e envolvem possessão, e zumbis, criados com o uso de 'pó zumbificante'...
Terror e comédia em produção independente, e de orçamento bastante baixo. Participações de três famosas Scream Queens- Quigley faz a feiticeira branca vilã...
... Debbie Rochon tem apenas uma breve cena vendendo ingressos para a cerimônia; e Tiffany Shepis também está em algumas cenas, dançando e depois nua durante uma cena lésbica soft-core pouco antes dela e sua namorada serem mortas com o que parece ser um cortador de maconha. Lloyd Kaufman, da Troma, também aparece alguns segundos de tela interpretando um viciado em crack durante as cenas do Mardi Gras. Fora isso, boas locações na Florida e Louisiana, mas, o elenco principal é bastante amador, e o filme falha tanto no humor, quanto no terror...
"Storm of the Dead" (EUA, 2006) de Bob Cook
![]()
'No pântano, há muitas maneiras de morrer! Jacarés! Areia movediça! Serpentes venenosas! ZUMBIS!' (slogan)
Após o furacão 'Xiora' atingir a Flórida, a lei marcial é declarada, o toque de recolher está em vigor e os saqueadores devem ser fuzilados assim que forem avistados- 'o presidente não quer outro Katrina nas suas mãos', explica o líder da milícia estadual.
Assim, um negro que é visto correndo pelo pântano com dois sacos amarrados nas costas é morto.
Quando se descobre que as sacolas do 'saqueador' estão cheias de papinhas e fraldas, os milicianos começam a sentir pena, porém, logo eles não estão sentindo nada, porque a avó do saqueador (Yvone Williamson) se esgueira por trás deles e usa uma boneca vodu para quebrar seus pescoços e espinhas.
Quando a equipe não retorna à base, outro grupo é despachado, liderado por um oficial negro, o tenente Hutchinson (Jason Todd Smith). Ele recebe a ordem de levar consigo a loira e alegre 'garota do tempo' Lisa Hicks (Karin Justman), que está fazendo reportagens investigativas meteorológicas…claro, que os dois se envolvem...
![]()
Logo, a sacerdotisa vodu, disfarçada de uma garota sensual e 'irresistível' , se infiltra nas fileiras da milícia e os mata um por um com seu boneco vodu.
Produção de (muito) baixo orçamento, direta para o vídeo. Vagabundo demais, enfadonho, e enganoso! Apesar do título, do slogan, e da capa do DVD (abaixo), não aprecem zumbis...
"VooDoo Curse: The Giddeh" (EUA, 2006) de Glenn Plummer
O professor Jenkins (Glenn Plummer, também diretor e roteirista) ministra uma aula sobre mitologia africana, e fala para seus alunos sobre um 'Giddeh'...
... um sacerdote Vodu africano que teria invocado espíritos malignos no ano 2.000 a.c., e de alguma forma se tornou ele próprio uma entidade maléfica.
Um aluno idiota, rouba um antigo livro do Professor, e o leva junto em um fim de semana em uma cabana na floresta, com seus colegas. Ao brincar com as forças do vodu, ele acaba atraindo o Giddeh, que começa a fazer os alunos em pedaços!
O Professor Jenkins , e seu fiel amigo Zende (Jesse Wells Martin)- que é um especialista em Vodu- correm para a cabana para tentar salvar os estudantes...
Terror sobrenatural de baixo orçamento, da Maverick Entertainment (produtora especializada em filmes 'black', com dezenas de comédias e filme policiais). No roteiro e direção o ator afro americano Glenn Plummer. Pena que o produto final é totalmente monótono e sem inspiração. O que deveria ser uma história simples sobre universitários sendo perseguidos por um espírito vodu na floresta, é preenchido (quase metade do tempo!) com diálogos incoerentes e excessivamente explicativos sobre a mitologia giddeh: rituais, ídolos, cânticos, algo sobre três pecados, sangue virgem, algo sobre matar o feiticeiro, o fato do espírito ganhar poderes extras de madrugada, não olhar nos seus olhos...etc...
A franquia de ação, fantasia e humor "Piratas do Caribe" apresentou uma personagem intrigante - Tia Dalma, uma linda e exótica feiticeira Vodu...
Introduzida no final da primeira sequência de "Pirates of the Caribbean: Dead Man’s Chest" (Piratas do Caribe: O Baú da Morte, 2006) de Gore Verbinski, Tia Dalma (Naomi Harris) é importante na trama e na mitologia da franquia, mas nunca passou muito tempo na tela explicando seus poderes e história de fundo.
Feiticeira e praticante de Vodu, Tia Dalma é apenas vislumbrada no "Baú da Morte" como uma vilã assustadora, mas estranhamente atraente, cujo covil (no pântanos de Cuba) está cheio de cabeças encolhidas, serpentes, diversos artefatos assustadores, e todos os tipos de avisos de que ela não é uma personagem com quem se possa brincar.
Ao longo dos eventos de "Dead Man's Chest", e principalmente no filme seguinte "Pirates of the Caribbean: At World's End" (Piratas do caribe: No Fim do Mundo, 2007) de Gore Verbinski, é revelado que Tia Dalma é na verdade a deusa do mar Calipso, que já foi apaixonada pelo pirata maldito Davy Jones, por quem ela fez um grande sacrifício, e enganada por ele, ficou ligada à forma humana da feiticeira vodu...
"Voodoo Dollz" (EUA 2008) de Fred Olen Ray
Christina (Christine Nguyen) é uma 'bad girl'. Ela é pega fazendo sexo com outra garota safada no vestiário da escola.
A diretora Miss Anton (Michelle Bauer) decide puni-la mandando-a para o internato para 'bruxas lésbicas' Lovecraft School. Assim que Christine chega à escola da Senhorita Dambahla (Monique Parent), as bruxinhas residentes a recebem em seu culto de Vodu lésbico, que cultua o deus 'Pakumba'...
As garotas usam os bonecos de vodu com objetivos sexuais, mas, um segredo, e uma disputa entre elas, provoca acidentes e torturas via magia negra...
Cristina é posteriormente capturada e amarrada a uma cruz ('à la Jesus Cristo ) para ser sacrificada em um ritual de fogo, mas, o corajoso zelador-galã Jeff (Alexandre Boisvert), a salva, e incendeia o templo, matando as feiticeiras más.
Comédia erótica/fantástica americana , feita para TV a cabo, dirigido pelo especialista Fred Olen Ray (sob o pseudônimo de Nicholas Juan Medina). O Vodu e o sacrifício, são apenas um preenchimento para as muitas cenas eróticas. Ponta da Scream Queen ( e ex atriz erótica) Michelle Bauer, e estrelada pela ex-atriz pornô Nguyen...
"The Princess and the Frog" (A Princesa e o Sapo, EUA, 2009) de John Musker & Rony Clemens
New Orleans, anos 1920. A jovem afro-americana Tiana é completamente dedicada a seu sonho de abrir seu próprio restaurante . Para isso, ela trabalha em dois empregos de garçonete, dia e noite, sem tempo para uma vida social.
Enquanto isso, Naveen, o mimado e arrogante príncipe das Maldônia, chega a New Orleans para se casar com a rica beldade sulista Charlotte La Bouff, a melhor amiga de Tiana. Naveen e seu servo, Lawrence, encontram o Dr. Facilier, um feiticeiro vodu , que os engana com uma leitura da sorte. Então, ele transforma o príncipe em um sapo e dá a sua aparência para Lawrence, através de um talismã vodu contendo o sangue de Naveen. Facilier pretende que Lawrence disfarçado se case com Charlotte e depois mate seu pai com um boneco de vodu para que ele possa ganhar a fortuna de La Bouff.
O Dr. Facilier, também conhecido como 'Shadow Man', planeja governar New Orleans com a ajuda de seus 'amigos do outro lado'.
Tiana encontra Naveen forma de sapo que, acreditando que ela é uma princesa, pede um beijo para quebrar o feitiço de Facilier. Tiana aceita relutantemente depois que Naveen promete financiar seu restaurante.
Porém, Tiana também se transforma em sapo porque não é uma princesa. Os dois são perseguidos até o bayou onde encontram um jacaré tocador de trompete chamado Louis, que sonha em tocar jazz . Depois de informar a Louis que eles são na verdade humanos sob um feitiço de vodu, ele conta a eles sobre Mama Odie, uma divertida mamaloi (cega, e com 197 anos) que também mora no pântano e todos vão em busca dela...
O vilão Facilier/Shadow Man é baseado na imagem do Barão Samedi e de *Ghede Nibo vestindo fraque roxo e cartola.
No final, Tiana destrói o talismã vodu, desfazendo os feitiços. Com o plano de Facilier frustrado, os espíritos vodu o arrastam para seu mundo por não conseguir pagar sua dívida...
Animação infantil, fantasia, romance e musical da Disney. O primeiro filme da produtora estrelado por uma heroína/princesa afro-americana, e também o primeiro (e único) com o Vodu como tema. Foi um sucesso de crítica e bastante premiado, mas abaixo das expectativas da Disney nas bilheterias. Baseado em "O Príncipe Sapo" dos Irmãos Grimm"...
* GUEDE NIBO- ( crioulo haitiano : Gede Nibo ) é um loa, líder dos espíritos dos mortos no Vodu haitiano . Anteriormente humano, Gede Nibo era um jovem bonito que foi morto violentamente. Após a morte, ele foi adotado como loa pelo Barão Samedi e Maman Brigitte . Ele é visto como um dândi afeminado ( 'massissi' = gay em crioulo), que usa um casaco de montaria preto ou roxo, e cartola . Quando ele habita os humanos, eles são inspirados à sexualidade lasciva de todos os tipos.
Gede Nibo é um 'rada lwa' considerado um grande curador. Ele é visto carregando uma garrafa de rum branco infundido com ervas medicinais , e muitas vezes um cajado e fumando um charuto...
Nibo é o guardião dos túmulos daqueles que morreram prematuramente, especialmente daqueles cujo local de descanso final é desconhecido, e um intermediário entre os vivos e os mortos...
1 de novembro é o 'Fete Gede' Dia dos Mortos no Haiti, onde se homenageiam os falecidos, e o Barão Samedi, e Gede Nibo.
💀🐍 CONTINUA...
FONTES:
LIVROS-
- "Drums of Terror: Voodoo in the Cinema" Bryan Senn
(Midnight Marquee Press, 1998)