Por características climáticas e fatores bióticos, o México tem um alto número de espécies de morcegos: 137 distribuídas principalmente em regiões tropicais e subtropicais, embora haja também em regiões desérticas. Isto significa que o México tem um quinto das espécies de morcegos existentes no mundo.
Em "Aventura al Centro de la Tierra" (1965) de Alfredo B. Crevenna ( baseado em "Viagem ao Centro da Terra" de Jules Verne), uma expedição científica em uma grande caverna mexicana descobre um mundo subterrâneo com estranhas criaturas pré-históricas...
... uma aranha gigante, um ciclope, morcegos vampiros que matam um dos membros da equipe, e uma raça de morcegos humanos...
....certamente inspirado no Camazotz do folclore Maia (como vimos na primeira parte).
Mas não só no México, a figura do Homem-Morcego aparece em lendas:
"Para os índios Arawak do norte da Guiana, a chamada " Montaña del Murciélago"é habitado por " morcegos assassinos ", e existe uma figura similar no folclore da Venezuela . Os "demônios-morcegos" dedicados a decapitar pessoas aparecem em vários mitos da região amazônica e mais ao sul, no Gran Chaco do norte da Argentina.
O folclore dos Apinajés, um povo indígena do Brasil (Alto Tocantins), fala sobre "índios" que tinham asas e saíam apenas à noite. "Eles eram conhecidos como Cupendiepes (Kupe-Dyeb) e viviam em uma colina, dentro de uma caverna. Ao voar, sempre carregavam seus facões e machados, com os quais decapitavam pessoas e animais".
O folclore dos Apinajés, um povo indígena do Brasil (Alto Tocantins), fala sobre "índios" que tinham asas e saíam apenas à noite. "Eles eram conhecidos como Cupendiepes (Kupe-Dyeb) e viviam em uma colina, dentro de uma caverna. Ao voar, sempre carregavam seus facões e machados, com os quais decapitavam pessoas e animais".
O Morcegomem da TV...Maquiagem do futuro mestre Stan Winston!
Na ilha de Seran na Indonésia, de acordo com o folclore, existem umas criaturas humanoides com asas de morcego que voam sobre as aldeias a noite para raptar crianças, que devoram na manhã seguinte quando voltam para sua casa ( um vulcão extinto de ilha). Estas criaturas são conhecidos pelo nome de Orang Bati...
...os nativos descrevem essa criatura como um ser humano ou macaco- com pele avermelhada, asas de morcego e cauda longa, ambas muito peludas. Às vezes algo pode ser visto em ilhas vizinhas, mas não comem crianças como na ilha de Seran.
Os pesquisadores sugerem que talvez o Orang Bati seja uma espécie de morcego gigante que foi visto carregando um macaco como presa , e parecendo assim macaco com asas ou um homem alado.
Nas Filipinas, para compensar encontramos os Dhulhulikh que seriam criaturas boas, porque elas não raptam crianças para comê-las, mas ajudam e adotam crianças perdidas na selva (não se sabe o que fazem com as crianças mais tarde, mas assim são as lendas...). Eles seriam muito parecidas com os homens morcegos do Brasil e Indonésia, com a característica de que nas Filipinas teriam uma longa garra, que por vezes é nos pés e outras nas mãos , e que serviria como um gancho para se pendurar nos galhos das árvores.
No folclore do Oriente, os morcegos são associados a boa sorte. Os morcegos como símbolo do mal, foram incorporados na cultura do Japão muito recentemente, via histórias e filmes de vampiros. Uma lenda do Japão feudal fala da batalha do grande guerreiro chamado Musashi contra um morcego vampiro gigante.
Morcegos-vampiros- gigantes e antropomórficos foram populares inimigos dos heróis japoneses da TV (Tokusatsu) e também em animes & mangás...
O monstruoso ( e engraçado...) DRACULAS (!??!) vindo do planeta..."Carmilla" (!!!!??)
...enfrentou e tentou sugar o sangue de Ultraman Jack , na série "The Return o Ultraman" (1971)
O Vampiro gigante BATTON enfrenta Ultraman Leo na série de 1974...
O Homem-morcego-vampiro "Kyuketsu Komori Jujin" enfrentou o violento herói Kamen Rider Amazon em seu segundo episódio (1974)...
...como ele perdeu a batalha, foi devorado por uma horda de morcegos vampiros comandados pelo monstruoso vilão Gorgos (o demônio de 10 caras)...
Mas tudo começou muito antes...Em "The Bat" (O Morcego, 1926) de Roland West...
... um morcego humano aterroriza um grupo de pessoas em uma velha mansão...ok! Tudo é obra de um criminoso mascarado...mas, havia um protótipo de homem-morcego e que influenciou a criação de um certo...Batman!
PESQUISAS:
- lhttp://terraincognitaradio.blogspot.com.br/2011/12/que-hay-detras-de-las-leyendas-de-los.html
- http://noitesinistra.blogspot.com.br/2015/09/a-lenda-dos-indios-morcegos.html#.V63Dd_krLIU
- http://www.batcon.org/resources/media-education/bats-magazine/bat_article/1542
...CONTINUA....