"México Bárbaro II" (2017) de: Diego Cohen, Christian Cueva, Ricardo Farias, Michelle Garza, Carlos Meléndez, Lex Ortega, Abraham Sánchez, Sergio Tello, Fernando Urdapilleta
“Paidós Phobos” , de Diego Cohen - Maria sofre de pedofobia (medo ou aversão a crianças) e deve lidar com seu medo mais profundo todos os dias, mas uma vez que ela decida enfrentá-lo, ela pode acabar com o pesadelo, mesmo que isso signifique sacrificar sua própria vida.
"Potzonalli", de Fernando Urdapilleta - Uma família prepara uma suculenta receita pré-hispânica. O ingrediente principal será quem cometeu diferentes tipos de violência familiar entre seus membros.
“Bolas De Fuego”, de Christian Cueva e Ricardo Farias - Dois estudantes de cinema tentam realizar seu sonho torcido e verdadeiro: fazer um filme pornô. Quando suas atrizes se revelarem enviadas do inferno, elas enfrentarão um difícil dilema: lutar para preservar suas almas ou se deixar levar pelo prazer sexual que lhes oferecem.
“Exodoncia” , de Lex Ortega - Uma menina encontra uma forma de conseguir dinheiro para resolver seu vício em drogas por meio de um Ser estranho e insaciável, que em troca exige muito sofrimento e dor. "O que ela quer não é necessariamente o que ela precisa."
“Vitriol” , de Michelle Garza- Um evento traumático deixou uma modelo muito afetada. Ela vai procurar uma maneira de superar seus medos e se transformar para buscar vingança.
"A Lenda de Juan Soldado" , de Abraham Sánchez- Tijuana, México, 1938. Juan é um soldado condenado à morte pelo estupro e assassinato de uma menina. Depois de ser morto a tiros, ele receberá ajuda inesperada do submundo para defender sua inocência.
“No Te Duermas”, de Sergio Tello - Edgar é um menino de 9 anos que cresceu traumatizado pelas lendas e mitos que sua avó recentemente falecida lhe contou. Ninguém acredita nele e só ele parece ver e ouvir coisas não naturais. Logo ele se depara com uma dessas lendas e as consequências de não respeitá-las.
“Ya Es Hora”, de Carlos Meléndez - Eli e Fátima, duas colegiais que sofrem bullying, invocam o diabo para se vingar de Jéssica e seus amigos populares, sem imaginar a catástrofe que desencadearão. "
Nova antologia de terror, com 9 diretores contando 8 histórias. Apenas o criador do projeto Lex Ortega, retorna a direção. Com mais segmentos tendendo ao humor negro, o longa sofre o mal de muitas antologias, de ter episódios bastante fracos em suas quase 2 horas de exibição. México Bárbaro 2 teve sua estreia mundial no Brasil, durante o XIII Fantaspoa, para depois ser exibido em outros festivais como Sitges, Feratum e Mórbido Fest.
Pode ser assistido online em plataformas pagas como Tubi TV, Prime Video & Google Play Movies.
"Feral" (2018) de Andrés Kaiser (direção & roteiro)
Em algum lugar nas montanhas de Oaxaca estão os restos queimados de um abrigo que abrigava o padre psicanalista Juan Felipe de Jesús (Hector Illanes), obcecado em reabilitar crianças selvagens para colocá-las de volta na sociedade através da religião.
Por meio de diários de vídeo, resgatados por um antigo amigo que o procurava, temos o retrato de um homem cuja busca obsessiva por esse objetivo se viu excomungado da igreja que ele amava, separado da sociedade e atormentado por uma dúvida que destruiu sua humanidade. No entanto, uma imagem mais sinistra começa a emergir à medida que aparecem entrevistas com pessoas da vila próxima . É um segredo obscuro que pode conter a chave para o desaparecimento do padre, a destruição do abrigo, e o destino dos meninos selvagens...
Drama, suspense, terror psicológico, em uma mistura inteligente de falso documentário e found footage. Kaiser tece um filme fascinante evitando os "jump scares" em favor da exploração profunda do personagem, e de suas decisões ( e crenças), que podem dar erradas a qualquer momento, e que levam a um final inesquecível e assustador...
O filme estreou no Los Cabos International Film Festival de 2018, ganhando os prêmios principais (Filme & Direção), depois participando do Feratum, do Insólito Festival (todos no México) e também diversos outros festivais internacionais.
"La Leyenda del Charro Negro" (2018) de Alberto Rodriguez, roteiro de Rodriguez & David Israel
"La Leyenda del Chupacabras" (2016) de Alberto Rodriguez, roteiro de Rodriguez & Acán Coen
"La Leyenda de Las Momias de Guanajuato" (2014) de Alberto Rodriguez, roteiro de Rodriguez, Jesús Gusmán & Ricardo Arnaiz
"La Leyenda de La Llorona" (2011) de Alberto Rodriguez, roteiro de Omar Mustre, Jesús Gusmán & Ricardo Arnaiz
"La Leyenda de la Nahuala" (2007) de Ricardo Arnaiz, roteiro de Omar Mustre & Antonio Garci
As aventuras divertidas e assustadoras do garoto mexicano Leo San Juan, seu irmão covarde Nando, e seus amigos, nos anos 1800, sempre envolvidos com as lendas assustadoras do país...
Longas de animação de terror, humor e fantasia. Tudo começou com o sucesso estrondoso de "La Leyenda de Nahuala", que foi um dos lançamentos de maior bilheteria da história do cinema mexicano, e ganhou dois prêmios Ariel. A animação contava com as vozes de grandes atores do gênero como Gérman Robles, Manuel "Loco" Valdés, e atrizes e comediantes conhecidos da TV mexicana.
O diretor de animação Alberto Rodriguez, conhecido pela adaptação do personagem Chavez para uma longa série de desenhos para a TV, fez a continuação com seu "Ánima Estudios", e o sucesso continuou. Lançamentos em festivais, e também nos cinemas e em DVD nos Estados Unidos e em praticamente todos os países de origem espanhola. Os filmes também acabaram virando uma série da Netflix chamada "Legend Quest", lançada em 2017.
https://www.facebook.com/watch/?extid=SEO----&v=2776676195743306
"Desde Tu Infierno" (2018) de Aléxis Pérez Montero, roteiro de Sandra Becerril
México, 1928. O menino Santiago (Ender Cárdenas) mora com sua mãe Alejandra (Aroa Gimeno) e seu padrasto Arturo (Alejandro Cuétara). Os três vivem e compartilham uma rotina familiar, mas com uma relação formal e cordial que não permitiu a Arturo se aproximar de Santiago.
Em parte por causa disso, Arturo não conseguiu convencer Alejandra a se mudar para uma casa nova, já que essa em que moram era o local onde David (Emilio Savinni), o marido de Alejandra, pai biológico do menino, desapareceu e todos acreditavam que estava morto. David foi um pintor malsucedido que descarregou suas frustrações em Alejandra e Santiago, com explosões de violência física e abuso. A aparente calma em que vivem será interrompida quando Santiago começar a se comportar de forma errática e assegurar que viu seu pai, em uma série de violentas e estranhas visões...
Como um antigo e sinistro boneco que parece criar vida e o convida para brincar, e coisas sinistras embaixo da cama..
Alejandra começa a se preocupar com a sanidade do menino, até que estranhos fenômenos passam a assombrar a casa, no que parece ser uma vingança do além túmulo...
Terror sobrenatural independente, com ótima produção de época, efeitos e elenco. Primeiro longa de Pérez Montero, produzido em 2016, e que foi exibido e premiado (Melhor Filme de Horror, e Melhor Roteiro Adaptado) no Feratum Film Festival.
Depois também foi exibido em outros festivais, como no prestigiado Festival de Habana (Havana, Cuba) em 2017. O filme ficou em um limbo, só estrando depois do segundo longa do diretor, o drama "El Boxeador".
O roteiro é a adaptação de Sandra Becerril de sua própria novela homônima. Becerril é reconhecida como a mais prolífica e importante escritora de terror do México, e sua obra foi muito elogiada por Stephen King. Ela também é roteirista (ela escreveu entre outros, o roteiro do segmento "Mashit" dirigido por Ryûhei Kitamura para a antologia de terror internacional "Nightmare Cinema") e diretora, além de mãe do ator mirim Ender Cárdenas, estrela de "Desde Tu Infierno"...
"Inquilinos"(2018) de Chava Cartas, roteiro de Juan Carlos Garzón & Angélica Gudiño
Luzma (Danny Perea) & Demián (Erick Elias) são um jovem casal que se muda para um apartamento em um antigo prédio, tentando escapar das lembranças trágicas da perda de seu filho, que ainda os assombra.
O lugar foi palco de uma morte terrível há alguns meses, mas a gerente do prédio ( Gabriela Roel ) esconde com cuidado esse detalhe. No entanto, tudo começa a se complicar quando Luzma pensa que está tendo alucinações- o rosto de uma jovem diante de sua casa, amuletos e, acima de tudo, um misterioso armário trancado - que a fazem descobrir que seus simpáticos vizinhos escondem segredos terríveis que estão ligados ao culto da Santeria...
Demián, por outro lado, começa a acreditar que Luzma enlouqueceu...
Mas, uma força sobrenatural muito antiga quer retornar, e...
Thriller psicológico e terror sobrenatural com nítida influência dos filmes de terror de Roman Polanski, e com o clichê clássico do casal em uma nova/velha moradia assombrada. O diferencial aqui é o uso da Santeria, seus rituais de iniciação, mortes rituais, etc.- um tema que poderia ser mais explorado no cinema fantástico do país (tabu?). Baseado em um caso real acontecido em Guadalajara (aonde foi filmado) sobre um homem que por influência do culto assassinou sua família. A atriz Danny Perea esteve antes no remake de "Hasta lo Viento Tiene Medo" (ver parte 26 ), mas é mais conhecida por seu trabalho na TV mexicana, assim como o diretor Chava Cartas...
Terror psicológico, gore, fantasia, sexo em um filme underground e experimental. Dividido em diversos capítulos, mas com uma narrativa não linear, o filme fala sobre a destruição familiar, mas não explica nada, nem tem um final. Primeiro filme de um jovem diretor mexicano (24 anos), que no mesmo ano participou com um episódio na antologia internacional (SOV) "XXX Dark Web".
FILMES ON LINE:
-Youtube
Existem muitos canais com filmes fantásticos mexicanos, vou deixar o link de um dedicado a filmes antigos, e muita comédias mexicanas com Monstruos:
https://www.youtube.com/channel/UCqXM5aPjJuDs0X5Xba69QOg
-Netflix
-Darkflix
- Zoowoman
https://zoowoman.website/wp/movies/
Para encerrarmos, um pequeno documentário sobre o cinema de terror mexicano, produzido pela distribuidora Mondo Macabro:
GRACIAS AMIGOS!!!!!