Quantcast
Channel: Museu da Meia-Noite
Viewing all articles
Browse latest Browse all 303

As Criaturas Incrivelmente Estranhas do Cinema Fantástico- Primeiro e Impressionante Capítulo!

$
0
0




 As criaturas muito esquisitas e mal enjambradas por incrível que pareçam, tem sido uma constante na filmografia mundial por quase a mesma quantidade de tempo que os próprios filmes com criaturas monstruosas. E isso é maravilhoso; porque há poucas coisas que tornam a experiência de assistir um filme vagabundo de monstro mais agradável do que um cara em uma roupa de borracha dura mal ajustada, mal projetada e desajeitadamente montada! 



Eles nos lembram de uma época mais inocente, quando as expectativas do público não eram tão altas. Não vemos mais fantasias como essas - a analogia mais próxima seria o CGI ruim.

Na maioria desses casos, os cineastas estavam simplesmente tentando fazer um filme divertido, mas com um orçamento muito escasso. Muitas vezes os técnicos em efeitos eram amadores, ou então, profissionais, tendo que trabalhar com algumas moedas para desenvolver algo descrito no roteiro por exemplo, como 'uma criatura monstruosa-gigante-ameaçadora-vinda-de-algum-lugar-desconhecido'...ou coisa parecida!



  Alguns deles tiveram sucesso. Outros são absolutamente ruins e pouco assistidos, e já teriam sido esquecidos, se não fossem seus monstros/criaturas hilárias! Fantasias de borracha, que infelizes atores e dublês tiveram que vestir;  marionetes estúpidas, fantoches de mão, maquiagens 'pavorosas', e, alguns casos de design simplesmente 'demenciais'.  A única constante é o monstro que deveria assustar, e nos faz rir... 

Poderíamos começar com as criaturas esquisitas e desengonçadas dos filmes de Georges Méliès, como o gigante do gelo em "À la Conquête du Pôle" (A Conquista do Polo, 1912)...


Mas, seríamos injustos, já que o mágico e depois cineasta foi um dos criadores dos efeitos especiais no cinema! 



Vamos um pouco mais adiante...

"The Gorilla" (O Gorila, 1927) de Alfred Santell



Policiais e jornalistas investigam uma série de assassinatos aparentemente cometidos por um gorila...



Ok! Não vou listar aqui todas as (muitas) fantasias vagabundas de gorila da história ,até por que já temos postagens sobre o assunto:

 https://museudameianoite.blogspot.com/2014/08/homens-gorilas-do-cinema.html ;  essa aqui foi um das pioneiras, desenhada e construída por Charles Gemora. Já que na trama o bicho é na verdade um criminoso usando uma fantasia, ele não se preocupou com a anatomia toda errada do primata...



"The Phantom Creeps" (Sombra Destemida,1939) de Ford Beebe & Saul B. Goodkind



Um agente da inteligência militar investiga um cientista estrangeiro, o Dr. Zorka (Bela Lugosi), que está construindo armas como...



...um 'terrível & gigante' robô assassino (dentro estava Ed Wolff, um 'gigante' (2,24 metros) que trabalhava em circos) ! Certo, é um dos antigos seriados de cinema, sempre bastante econômicos em suas produções/efeitos 'B'. Mas, o caso aqui é de design! Será que alguém na época, se assustou com a cara 'horrenda' desse robô???




"Unknown Island" ( A Ilha Desconhecida, 1948) de Jack Bernhard



Uma expedição investiga uma ilha do Pacífico habitada por criaturas pré-históricas...


Hoje temos um filme novo com dinossauros vagabundos em CGI por mês. Na época, sem dinheiro era bem complicado! Howard A. Anderson e Ellis Burman fizeram o que podiam com o orçamento que não comportava efeitos de animação como em "King Kong" (1933): Brontossauros feito com marionetes, homens em fantasias horrorosas de Ceratosauros, e o que deveria ser uma espécime de Preguiça Gigante pré histórica, mas é o dublê Ray Corrigan em sua fantasia tradicional (e até muito boa) de...gorila!!!




"Robot Monster" (1953) de Phil Tucker



Os últimos sobreviventes da raça humana precisam enfrentar o seu terrível carrasco chamado 'Ro-Man'!



Um dos filmes mais cultuados de todos os tempos! Sci-fi em 3D, sem orçamento...a solução simples e clássica foi chamar um amigo (George Barrows) que tinha sua própria fantasia de gorila, e colocar nele um capacete espacial! BINGO!!!! Um ícone do cinema Trash!!!




"Killers From Space" (Mundos Que Se Chocam, 1954) de W. Lee Wilder (irmão menos favorecido de Billy Wilder!)



Um cientista americano (Peter Graves) é abduzido por alienígenas injuriados por seus testes atômicos...



Harry Thomas (1909-1996) foi um prolífico maquiador de efeitos especiais, especializado em maquiagens MUITO baratas (Fez as maquiagens de por exemplo "Plan 9 From Outer Space" de Ed Wood)! Um de seus mais conhecidos truques eram os olhos esbulhados com sobrancelhas grossas...como os alienígenas ameaçadores aqui...




"It Conquered the World" ( Ameaça Espacial, 1956) de Roger Corman



Um cientista desiludido com a humanidade (Lee Van Cleff) acaba atraindo para a Terra, uma criatura monstruosa e dominadora do planeta Vênus...





...para a 'dor de cabeça' dos militares e de seu colega (Peter Graves, novamente)...


Para seu segundo filme barato de sci-fi, Corman chamou Paul Blaisdell (1927-1983)- que já havia fabricado um pequeno escravo alienígena (um fantoche de mão desajeitado, foto abaixo) para "The Beast With a Million Eyes" (1955), que ele havia produzido; e um monstro mutante com 3 olhos em "Day the World Ended" (1955)...


Blaisdell seguiu algumas dicas de Corman, e em seu estúdio desenhou e construiu (e depois teve que ficar dentro) uma pesada fantasia de borracha (sobre uma moldura de madeira!), com lanternas fazendo os olhos brilharem, e duas garras ameaçadoras que funcionavam...mas, estragaram no primeiro dia de filmagem!



"Uchujin Tôkyô ni Arawaru" (Warning From Space/O Alerta do Espaço, 1956) de Koji Shima




Aliens do planeta Pyra tantam avisar os humanos do perigo eminente de um planetoide em rota de colisão com a Terra, e que também pode destruir seu mundo...



Os filmes 'tokusatsu'/'Kaijus' do Japão ficaram famosos por seus monstros gigantes em fantasias de borracha. O caso aqui, é que os alienígenas possuem a forma ameaçadora de estrelas-do-mar gigantes...que são interpretadas por dublês em roupas de pano, com grandes olhos em seus peitos! 


P.S. Os 'Pairans' foram reverenciados no recente filme de ação/comédia/super-heróis "The Suicide Squad" (O Esquadrão Suicida, 2021) com o personagem kaiju 'Starro', uma versão em (ótimo) CGI da bizarra criação.

"Curucu, Beast of the Amazon" (Curuçu, o Terror do Amazonas, 1956) de Curt Siodmak




Um americano (John Bromfield), dono de terras no Brasil, investiga junto com uma cientista (Beverly Garland, que......), o terror provocado nos trabalhadores de sua plantação, pela lendária criatura conhecida como Curuçu!!!!! 





Difícil listar todos os erros desse terror 'B' da Universal Pictures filmado no Brasil (em Belém do Pará; Rio de Janeiro, e  principalmente em estúdios de São Paulo). O roteiro (do diretor e escritor) envolve nativos brasileiros 'encolhedores de cabeças'; a busca pela cura do câncer; um brasileiro chamado 'Tupanico' (o ator brasileiro, nascido na Argentina, Thomas Payne), e o 'monstro do folclore brasileiro' (descrito como 'uma besta com garras, parecida com um pássaro gigante') , em uma criação do técnico Howard H. Anderson...






A criatura era para ser alguma coisa como um papagaio monstruoso, mas...o resultado final é qualquer coisa. As soluções foram: só mostrar o Curuçu em closes muito rápidos; inventar uma explicação final de que o monstro era falso, criado pelo já citado Tupanico para assustar os estrangeiros; e pedir para o artista plástico Reynold Brown esconder o bicho também no poster do filme. 


(Pintura original do que seria a arte do poster, mostrando o Curuçu em toda sua glória. Essa arte só foi divulgada muitos anos depois em um livro sobre o trabalho do artista)

"From Hell It Came" (Veio do Inferno, 1957) de Dan Milner...



Um príncipe de uma tribo de uma ilha dos Mares do Sul é injustamente executado, e retorna então como uma árvore monstro vingativa!!!




A ideia da árvore que caminha e mata (chamada 'Tabonga') foi do produtor/roteirista Richard Bernstein, e para fazer de forma mais barata possível, foi chamado...Paul Blaisdell! 



Dessa vez, Blaisdell escapou de estar dentro de sua criação. Como o monstro tinha que ser muito alto, foi chamado o ex-lutador profissional e ator/dublê Chester Hayes, que também fez o papel do infeliz príncipe Maku...


" The Giant Claw" (O Ataque Vem do Polo, 1957) de Fred F. Sears


Depois do desaparecimento de diversos aviões, atacados aparentemente por um OVNI, descobre-se a existência de um pássaro gigante vindo de 'uma galáxia de antimatéria'!



A ideia inicial era utilizar efeitos de stop-motion para criar o monstro. Como era uma produção muito pobre (típica do produtor Sam Katzman), foi contratada uma equipe de efeitos especiais mexicana, que entregou um fantoche muito esquisito! 



Conta-se que quase ninguém da equipe sabia da aparência do monstro durante a execução do filme, e que o ator principal (Jeff Morrow, que faz o herói, um engenheiro da aeronáutica), ao assistir a estreia em sua cidade natal, ao ver o público morrer de rir cada vez que o pássaro aparecia, saiu no meio da sessão e foi para casa encher a cara e esquecer!
Esse é um caso de design e execução errados; o filme na verdade é bem feito e climático...mas, seu monstro assustador...

"The Brain From Planet Arous" (O Cérebro do Planeta Arous, 1957) de Nathan Juran


Gor é um cérebro (literalmente) criminoso vindo do planta Arous. Ele possui o jovem cientista Steve (John Agar) e inicia seus planos para dominar a Terra!




Para deter a ameaça chega Vol, outro cérebro alienígena, e que passa a habitar o corpo do cachorrinho da noiva do cientista!!


Além do roteiro ser uma maravilha, Gor & Vor, os cérebros gigantes voadores são 'interpretados' pelo que disse o ator Jonh Agar 'Parecia ser um balão com uma cara pintada nele!'. Na verdade foi uma criação extremamente barata do maquiador Jack Young, utilizando um material muito leve, que podia ser movido com fios (que aparecem diversas vezes durante o filme!) como um marionete, e com lâmpadas para os olhos brilhantes! Mas, sim John Agar! Parece mesmo um balão de festa infantil!!! 
P.S. O diretor Juran (que dirigiu filmes com efeitos especiais de Ray Harryhausen) ficou tão insatisfeito com o resultado final, que mudou seu nome nos créditos para 'Nathan Herz'!

"Voodoo Woman" (1957) de Edward L. Cahn



Em algum lugar da África, se esconde um cientista louco (Tom Conway) que misturando ciência e rituais do vodu, procura criar uma ser sobre humano, e que seja uma fêmea, para ser mãe de uma raça poderosa e que ele possa controlar...





Aventura nas selvas e terror classe 'B' da A.I.P. com o tradicional orçamento apertado e poucos dias de filmagem. O maquiador contratado para fazer a monstruosa mulher-vodu foi Harry Thomas, que apresentou uma máscara de caveira com uma peruca loura, que foi recusada pelos produtores. Chamaram então Paul Blaisdell para tentar dar um jeito no look do bicho. Blaisdell havia criado um traje de monstro original para "She Creature" (1956) do mesmo diretor...


...então ele removeu alguns detalhes (como a calda e as garras em forma de pinças), colocou um vestido esfarrapado, e adicionou presas e olhos esbugalhados na máscara de Thomas...


A criatura fica quase todo o tempo do filme nas sombras, ou atrás de folhagens...


"I Was a Teenage Frankenstein" (na TV passou como "Frankenstein 1959", ou "Frankenstein, o Temido", 1957) de Herbert L. Strock



O Professor Frankenstein (Whit Bissell) usa o corpo de um jovem (Gary Conway) morto em um acidente, para construir uma criatura, reconstruindo-o com partes de cadáveres...



Realizado às pressas para aproveitar o sucesso popular de "I Was a Teenage Werewolf" (O Lobisomem Adolescente, 1957), o produtor Herman Cohen parece que só tinha verba para maquiar o rosto do ator, então encomendou a Philip Scheer (que havia feito o lobisomem do filme anterior) para fazer uma máscara rápida e barata...


O resultado pode não ser o mais assustador monstro da história do cinema, mas certamente foi bastante grotesco para a época...e retornaria em:

"How to Make a Monster" ( Receita para Fazer um Monstro,1958) de Herbert L. Strock





Pete Dumond (Robert H. Harris) é um veterano maquiador e criador de monstros de um estúdio de cinema, e que é demitido. Para se vingar ele 'droga' as maquiagens que faz em dois jovens atores, e que sob hipnose o ajudam a cometer crimes...



Inventivo drama de terror produzido e escrito por Herman Cohen, e que reutiliza as maquiagens criadas para 'Teenage Werewof' e 'Teenage Frankenstein' por Phillip Scheer. 




Um filme auto referencial da lendária produtora de terror 'B'  American Internacional Pictures, que na trama é chamada de 'American International Studios'. 
Na última sequência (e rodada em cores, já que o restante do filme é em P&B) aparecem também máscaras criadas por Paul Blaisdell para produções anteriores da A.I.P. 


(Poderia ser também uma homenagem aos bravos, criativos e econômicos maquiadores e técnicos de efeitos , mas o personagem aqui é demente, assassino, também usa uma máscara de monstro para cometer uma das mortes, e chama suas criações de 'meus filhos'...)



E ainda falando em Frankenstein muito trash...

"Frankenstein's Daughter" (A Filha de Frankenstein, 1958) de Richard E. Cunha




Na Los Angeles de 1958, Oliver Frank (Donald Murphy) é o insano neto do Dr. Frankenstein, e seus planos envolvem a criação de uma criatura feminina com partes de cadáveres...


...enquanto não termina sua obra, ele se diverte administrando um droga na adolescente Trudy (Sandra Knight) que periodicamente vai se transformando em um monstro...


Assim como Frankenstein, nós iremos por partes!

1. Ninguém avisou o maquiador Harry Thomas de que a criatura montada pelo Dr. Oliver seria uma fêmea. Ao chegar ao set com o ator Harry Wilson maquiado como o monstro, a única solução encontrada (visto que não havia nem $ nem tempo para refazer tudo) foi passar batom em seus lábios!


2. Como sua marca pessoal, Harry Thomas adicionou os tradicionais olhos esbugalhados-sobrancelhas grossas e dentões na outra criatura do filme, essa sim uma mulher...






"Night of the Blood Beast" (1958) de Bernard L. Kowalski, produção de Roger & Gene Corman...



Um astronauta em uma missão pioneira, cai de volta a Terra, e carrega em seu corpo embriões de uma criatura alienígena!!!


Um filme muito barato e filmado em apenas 7 dias, mas com ideias interessantes e ousadas para a época - particularmente o conceito de um alien impregnando um homem.
O problema é o monstro extraterrestre (criado por Harry Thomas) , que parece com...um homem com um macacão cheio de lama, com uma cabeça de papagaio e olhos de inseto!!! 




Apesar de parecer esquisita, a mesma fantasia seria reutilizada em uma cena de "Teenage Cave Man" (1958) de Roger Corman...

E o mesmo diretor do filme acima, também assinou:

"The Giant Leeches" (O Ataque das Sanguessugas Gigantes, 1959) de Bernard L. Kowalski



Nos pântanos da Flórida, surgem duas sanguessugas gigantes que vivem em uma caverna subaquática e se alimentam de sangue humano...




A atriz Yvette Vickers descreve os monstros que a mataram no filme com ' dois caras enfiados em sacos-de-plástico'...quase isso Yvette! Na verdade era um material emborrachado muito barato utilizado para fazer capas-de-chuva! E um detalhe no quesito 'falta de $' : as fantasias bizarras foram fabricadas por Guy Burcola, um jogador de basquete universitário e dublê, e que também estava dentro de uma das criaturas e ainda tinha que esconder o tanque de oxigênio que levava nas costas para as cenas embaixo d'água! Tudo filmado no prazo de 8 dias!!!



"Creature From the Haunted Sea" (Criatura do Mar Encantado, 1961) de Roger Corman



Durante a Revolução em Cuba, um mafioso americano decide lucrar, e se livrar de alguns 'incômodos', culpando uma lendária criatura marinha...

Ok! O filme é uma comédia classe 'B' que satiriza vários gêneros, e a criatura do título (criada pelo maquiador amador Brooke Wilkerson) só aparece brevemente no final...mas, muita gente assistiu ao filme achando que era um terror sério...e esse monstro, minha gente????



"El Barón del Terror" (The Brainiac/O Barão do Terror, 1962) de Chano Urueta



Um nobre acusado de feitiçaria é queimado pela Inquisição. 300 anos depois, ele retorna (dentro de um meteoro!) para se vingar, agora se transformando em um monstro (um alien?) que se alimenta de cérebros humanos, com sua longa e bifurcada língua!



Uma das mais bizarras e queridas criaturas da história do cinema. A criação do maquiador Juan Muñoz Ravelo tem ainda uma cabeça pulsante, nariz, dentes e orelhas enormes; e mãos/tentáculos com ventosas nas pontas!  


"The Horror of Party Beach" (1964) de Del Tenney


Lixo radioativo jogado no oceano, transforma esqueletos humanos em monstros que atacam garotas na praia!




Tudo ao som de muito rock'n roll, babe!!! As fantasias dos monstros foram desenhadas/construídas por Bob Verberkmoes, um cenógrafo de teatro, de onde também saiu o ex-ator e diretor de primeira viagem Del Tenney. 



Produção classe 'Z' financiada pelo proprietário de um cinema Drive-In, e considerada em muitas listas e livros como 'Um dos Piores Filmes de Todos os Tempos'...portanto, um Clássico Trash! Na época ele foi divulgado como 'The First Horror Monster Musical', mas, alguns meses antes havia sido lançado "The Incredibly Strange Creatures Who Stopped Living and Became Mixed-Up Zombies" de Ray Dennis Steckler; que também é um clássico trash, com pseudo-zumbis, músicas e maquiagens (máscaras) péssimas; e que inspirou o título dessa série de postagens. Ele só não está em destaque no nosso sub-sub-gênero porque é assumidamente uma comédia/espetáculo, e não um filme de terror/sci-fi...ou, não???




"The Creeping Terror" (1964) de Art Nelson Jr./Vic Savage




Em uma pequena comunidade da Califórnia, uma nave alienígena caí, e de seu interior sai uma lesma gigante devoradora de seres humanos!!!!




Um jovem xerife (o diretor) tenta conter a ameaça, que parece com um aspargo gigante, com um tubos de plástico sanfonados na cabeça...ou, sei lá o que!?!!


A produção dessa pérola do cinema Trash foi, segundo conta-se bastante complicada. O diretor/astro de primeira viagem não tinha $ para nada, então aplicou golpes e mentiras, e tudo afundou. Nas vésperas das filmagens, o técnico de F/X contratado viu que não ia receber e fugiu levando o monstro construído para o filme. A solução foi pegar o que tinham em mãos (talvez uns tapetes velhos, lonas e mais algum lixo) e fabricar uma nova 'ameaça'!  Parte do som original do filme também foi perdido posteriormente, e ele acabou parcialmente narrado por Larry Burrell, um locutor de rádio. Nelson/Savage (até hoje seu nome real é um mistério) desapareceu antes do lançamento de sua obra (acuado pelas dívidas e processos de fraude) e o que restou, só foi exibido pela primeira vez, na TV americana em...1976...



"Frankenstein Meets the Space Monster" (1965) de Robert Gaffney




Os marcianos precisam de mulheres da Terra para procriar. Eles acabam danificando uma cápsula espacial da NASA, tripulada por um androide.




 Danificado, ele espalha o terror em Porto Rico, e acaba se enfrentando com o monstro de Marte chamado Mull...



Não existe nenhum Frankenstein no enredo, e as maquiagens especiais baratas foram feitas pelo jovem maquiador John D. Alese, em seu primeiro trabalho no cinema...



"The Navy Vs. the Night Monsters" (A Marinha Contra os Monstros, 1966) de Michael A. Hoey


Em uma expedição militar na Antártida, são descobertos exemplares de plantas pré-históricas, que são cultivados por cientistas, dando origem a monstros vegetais carnívoros que se movimentam durante a noite!!!


O diretor/roteirista Hoey queria uma adaptação de uma novela de sci-fi de Murray Leinster, com árvores-monstros diferentes de, por exemplo..... O produtor Jack Broder contratou um técnico que resolveu tudo com efeitos tipo $ 1,99...o diretor saiu fora, e o filme acabou sendo dirigido também por Arthur C. Pierce e até pelo ator John Hall, que estava metido nessa furada...


(até parece uma barata mutante com 3 antenas, mas é um dos monstros vegetais desse épico!)



 "Sting of Death" (1966) de William Grefé



Um grupo de estudantes universitários passa um fim de semana em uma ilha de um biólogo que estuda a 'evolução da vida marinha'. Uma a uma, as meninas são caçadas e mortas por uma criatura monstruosa meio homem-meio água viva!!!!



O monstro Medusa/Água-viva foi criado pelo ator/dublê/maquiador amador Doug Hobart, que estava dentro da impressionante fantasia, com um saco de lixo plástico na cabeça!



Não ria por favor! Fazer filmes de monstros com alguns trocados no bolso não é fácil não!!!



"Uchū Daikaijū Girara" (Guilala, Monstro do Espaço, 1967) de Kazui Nihonmatsu


Cientistas retornam de uma viagem a Marte, e uma amostra de esporos alienígenas, em contato com a nossa atmosfera, se transforma em um monstro gigante...


A criatura é nomeada Guilala, e claro, destrói a cidade de Tokyo! 


Corpo de lagarto de borracha, cabeça de pássaro parecida com um avião, olhos  e antenas de inseto; que cospe bolas de fogo e se alimenta de combustível nuclear! Criação de Hiroshi Ikeda para esse tokusatsu/kaiju da produtora Shochiku, aproveitando os sucessos de Godzilla/Gojira, e Gamera, das concorrentes Toho e Daiei. 


P.S. Os 'Kaiju Eiga', e principalmente as séries 'Tokusatsu' possuem centenas (centenas mesmo!) de monstros absurdos e criaturas muito estranhas...seria preciso uma série de artigos somente sobre elas. Ficam aqui algumas imagens:







"The Eye Creatures" (Olhos Satânicos, 1967) de Larry Buchanan



Um casal de namorados descobre que alienígenas monstruosas estão invadindo sua pequena cidade...



Refilmagem feita para a TV do filme de sci-fi-B  "Invasion of the Saucer-Men" (Os Monstros Invasores,1957). Ao invés dos pequenos aliens cabeçudos com olhos esbugalhados e olhos em suas mãos (criados por Paul Blaisdell em um de seus melhores trabalhos) do original , temos aqui...



...dublês em fantasias de borracha cheias de bolhas (e olhos), e uma cópia do roteiro original, mas, muito, muito mais vagabundo!!!

O diretor/produtor Buchanan (Marcus L. S. Jr.- 1923-2004) merecia um capítulo especial por sua grande contribuição ao nosso tema, mas vamos citar apenas mais um exemplar...

"Curse of the Swamp Creature" (1968)



Membros de uma expedição geológica nos pântanos da Flórida, encontram um cientista louco que faz experimentos evolutivos em jacarés, criando um monstro anfíbio grotesco...




...que só aparece nos últimos minutos do filme...mostrando sua careca de borracha, orelhas pontudas e olhos de bolas de ping-pong...



Já que tinha em mãos uma make-up 'elaborada & cara' (criada por um publicitário chamado Jack Bennett), Buchanan a 'sofisticou' e reutilizou em "Creature of Destruction" (A Criatura da Destruição, 1968), e em "It's Alive!" (1969)...



Vou encerrar esse primeiro capítulo com uma frase dos agradecimentos no livro "Cheap Tricks and Class Acts" de John J.J.Johnston (McFarland Books, 1996), que fala sobre efeitos especiais e maquiagens nos filmes fantásticos americanos dos anos 1950 :

"Eu gostaria de expressar meu apreço por todos os sonhadores que perseveraram apesar do tempo limitado e verbas inadequadas, para criar momentos memoráveis nos filmes."





Continuaremos viajando e nos divertindo na imperdível segunda e inevitável parte!!!!







Viewing all articles
Browse latest Browse all 303